DIA DE DESCANSO


Texto básico:                          Lucas 23:44 – 46

     “Era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda terra até a hora nona, pois o sol se escurecera; e rasgou-se ao meio o véu do santuário. Jesus clamando com grande voz disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu Espírito...”

1 - Todo o mundo adota um dia de guarda, costume esse proveniente das religiões. Citamos por exemplo:


Muçulmanos

Guardam a 6ª feira (sexta-feiristas)

Judeus e outros

Guardam o sábado (sabatistas)

Católicos e outros

Guardam o domingo (dominguistas)



2 - A Palavra de Deus, no Velho Testamento (VT) fala de um dia de descanso, em hebraico chamado“Shabat”,        transliterado como sábado e cujo significado é “descanso” ou “repouso”.
     Trata-se de um dia solene, com várias prescrições, ligadas ao culto do Velho Testamento ou ao “Culto da Lei”.

3 - O CULTO DA LEI-. O culto da Lei era o culto do VT que vigorava no dia do texto lido, O VT foi a primeira aliança de Deus com Israel (somente),O VT tinha mais de 600 leis e prescrições, e quebrando-se apenas uma quebrava-se todo concerto com Deus.     . No culto da Lei era fundamental:- O TEMPLO,- A VÍTIMA, O OFICIANTE,- O DIA DE GUARDA. Descreveremos a seguir cada um desses fundamentos do culto da Lei.


1.   O TEMPLO Figura do Templo

2.   A VÍTIMA Conforme a lei o pecador deveria levar um cordeiro sem mancha e sem defeito ao altar do holocausto: impunha as mãos sobre sua cabeça, confessava seus pecados e a vítima morria por ele.

Eram realizados sacrifícios diários por diversos motivos orientados pelo Senhor. Por exemplo: na páscoa era sacrificado o cordeiro da páscoa - explicado melhor adiante.

3.   - O OFICIANTE - O SACERDOTE-O sacerdote era o oficiante, que deveria possuir aparamentos especiais de acordo com a lei, para ministrar no Templo, oferecendo inclusive os holocaustos.
O sacerdócio era exercido pela tribo de Levi - uma das doze tribos de Israel, e era por isso chamado ”SACERDÓCIO LEVÍTICO”. Somente uma vez no ano, no Dia da Expiação, o Sumo Sacerdote entrava além do véu, no lugar Santíssimo, com vestes especiais, com sangue, e fazia expiação dos pecados do povo, inclusive dele.

4. - DIA DE GUARDA - SHABAT - SÁBADO O Sábado ocorria de pôr-do-sol ao pôr-do-sol do dia seguinte. Na nossa semana seria de sexta-feira para sábado.No sábado não se fazia trabalho algum. Até a comida era preparada de vésperas, pois não era permitido fazê-la nesse dia.Nesse dia, só caminhavam certo número de passos, suficientes para irem da casa para o Templo - ou à Sinagoga: era “O CAMINHO DE UM SÁBADO”.
Também não se permitiam certos castigos. Por exemplo: se alguém estivesse crucificado na cruz (castigo comum naquela época), quebravam-se as suas pernas para que morresse logo e não no sábado.


5 - CONSIDERAÇÕES SOBE O SÁBADO
5.1 - Havendo Jesus assumido todas as coisas passou ele a ser o nosso sábado, pois nele descansamos;
5.2 - Qual o nosso dia de guarda? Todos, até Jesus voltar. (7 a 1)
5.3 - “Não cairá nem um til da lei...”É como a lei da gravidade:
Se jogarmos algo para cima em nossa direção, cairá em nossa cabeça. Mas se alguém diz que coloca sua                  cabeça embaixo, eu estou livre. Jesus cumpriu tudo por nós. ( Tomai sobre vós o meu jugo...).
5.4 - II Cor. 3:6 - “...porque a letra mata, mas os Espírito vivifica”.
Quem recebeu a bênção do Espírito entrou além do véu com Jesus e entende tudo no espírito e não na letra. Assim:a) Quando lê no VT a multidão de sacrifícios entende o desejo “desesperado” da busca de uma bênção que nunca se cumpria pelos mesmos, vindo a consumar-se no Senhor Jesus.


b)    A contínua substituição dos sumos sacerdotes pelos respectivos filhos, mostra a busca do VT de um sumo sacerdote eterno que se consumou no Senhor Jesus;
c)    A contínua repetição também dos sábados mostra a busca do VT de um efetivo descanso que nunca foi alcançado senão no Senhor Jesus em quem nós temos as nossas obras prontas desde a fundação do mundo.
II Cor. 3:14 - “Mas quando se converterem, o véu se tirará”.
      5.5 - Há uma lei natural: quem trabalha 6 dias necessita de 1 dia de descanso.
    - Até o ateu sabe e faz isso;Existe a semana inglesa, onde trabalha-se 5 e descansa-se 2;
    - Poderá alguém fazer um projeto para só trabalhar no dia do trabalho sem falar na Bíblia.
      5.6 - As leis e os profetas duraram até João:
    - Os profetas da Lei;Quando foi cortada a cabeça de João Batista, isso significou o fim da lei (VT).
     5.7 - A Religião está acostumada com coisas exteriores:a) Incenso; Vestes; Dias de guarda; etc...
      5.8 - Rom. 14:2 - “Porque um crê que tudo se pode comer, e outro que é fraco, come legumes”.
     5.9 - Gl. 4:9-10 - “...como tornais outra vez a esses rudimentares fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir ?  Guardai dias, e meses, e tempos, e anos”.
      5.10 - Rom. 14:5 - “Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias”.
    5.11 - Cl. 2:16-17 = “Portanto ninguém vos julgue pelo comer ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo”.


     5.12 - Jo. 5:18 - “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”.




--- Proclamando a volta do Senhor Jesus --- Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus, Apocalipse 22:20. JESUS VOLTARÁ. MARANATA O SENHOR JESUS VEM.
BIBLIAAPALAVRADEDEUS.BLOGSPOT.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo