“Efraim com os povos se mistura; Efraim é um bolo que não foi virado”
(Oséias 7.8).
INTRODUÇÃO: “Efraim” significa “frutífero”, e era o filho mais novo de José, e foi abençoado por Jacó com uma benção dobrada (Gn. 48.17-20). Mas a tribo de Efraim nos dias do profeta Oséias estava no caminho do erro, da apostasia.
DESENVOLVIMENTO: Efraim com os povos se mistura
Eles estavam perdendo a sua herança e benção espiritual porque estavam se misturando com povos inimigos de Deus e fazendo “aliança” com ímpios.
Efraim não estava mais frutificando, pois estava se misturando com o mundanismo e perdendo sua identidade como um “povo santo” e separado por Deus.
Ele não era mais o mesmo. Não fazia mais diferença. Não mais influenciava com a fé, com a fidelidade e a obediência, pois tinha perdido a sua identidade.
Certa vez o Senhor Jesus orou ao “Pai dizendo: “Não te peço que os tire do mundo, mas que os livre do mal”. O servo não pode se misturar com o mundo mal. Não pode praticar o mesmo mal que o mundo pratica.
Efraim é um bolo que não foi virado
Então o Profeta diz: “Efraim é um bolo que não foi virado”, ou seja, um bolo cozido de um só lado, e cru do outro lado. Um bolo assado por fora, mas cru por dentro. Não tinha mais vida espiritual.
A metade serve a Deus, outra metade serve ao mundo.
Quantos “crentes” estão hoje como Efraim, estão divididos entre servir a Deus e servir ao mundo e aos seus próprios interesses.
Aparentemente parecem estar comprometidos com o Reino de Deus apenas por fora, mas por dentro não estão.
Esta é uma hora de tomada de posição. O verdadeiro servo, se esforça, luta para agradar o Senhor. Ele deixa o fogo do Espírito Santo queimar por fora e principalmente por dentro!
Não podemos nos misturar com o mundo, e com o que não agrada e não glorifica a Deus.
Os povos se misturam, e quando há mistura de qualquer coisa, perde ali a essência, e perde toda a força. A igreja é genuína e pura. Não podemos se misturar com as coisas desta vida, com as paixões, com os desejos e sentimentos.
Não podemos misturar o espiritual com o material, o eterno com o terreno, a revelação com a razão. Temos que fazer sempre esta separação.
A palavra igreja significa “tirados para fora”. Muitos estão preocupados somente com um lado: O material, com o físico, com sentimentos, pensamentos, etc., Mas a preocupação do servo fiel, é com o lado espiritual.
Há muitos que não oram mais, não leem a bíblia, não levantam para a madrugada, para orar, tem muitos que o culto para eles não tem mais importância. É por isso que está havendo na vida de muitos a frieza espiritual, comodismo e falta de ânimo, força e coragem.
CONCLUSÃO: O texto que lemos é uma fala que o profeta usa para demonstrar o caráter da conversão de Israel. Ele estava perdendo sua verdadeira identidade. Estava sendo influenciado pelo mundanismo e pela idolatria. A metade do coração estava debaixo do domínio de Deus, outra metade debaixo da influência do pecado.
Passamos o dia inteiro cuidando daquilo que é nosso, mas nesta noite estamos na igreja, pois queremos que este bolo seja virado, é para isso que vamos ao culto.
Queremos que a nossa alma seja fortalecida, e queremos que o Senhor seja conosco. A nossa alma está alegre, porque Deus tem cuidado de um outro lado, que só ele pode cuidar.
Pastor Júnior Rodrigues
Cacoal - Rondônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário