O MANÁ

O MANÁ
"E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel." Êxodo 16: 14 a 16 e 31

Introdução:

A descrição do maná, alimento providencial que Deus enviou para saciar a fome de seu povo, durante a caminhada no deserto rumo à terra de Canaã, nos tempos de Moisés.
A figura do maná está intimamente ligada ao Êxodo, à saída do povo de Israel, da escravidão. Da mesma forma, Jesus é o Maná que Deus enviou para saciar a fome da igreja, que sai do mundo ( Egito), caminha no deserto ( mundo) e aguarda, na expectativa, a chegada a Canaã Celestial. Ela vive o Êxodo, a saída e, através de seu Arrebatamento, alcançará a terra prometida.




Desenvolvimento:

As características do maná, descritas no Êxodo, guardam um paralelo profético com o Senhor Jesus.

" Alçando o orvalho caído " 

Jesus aparece exatamente no momento em que o homem estava caído, solitário, com os seus medos, seus dissabores, seus temores, vivendo na " face do deserto ", no mundo de ilusões. 

" coisa miúda ".

O profeta Isaías  descreve, profeticamente, Jesus no Capítulo 53.
" ... Não tinha beleza e nem formosura..."
Portanto Jesus apareceu como " coisa miúda ", aos olhos humanos.

Era uma coisa " redonda"

A forma redonda diz de algo que não tem início, mas aparece sem arestas, não havendo " pontas ". Dessa forma, é Jesus é o próprio princípio e o fim de todas as coisas.

Todavia, os filhos de Israel perguntaram: " Que é isso?" 

Porque não se pode conhecer e saber quem é Jesus sem que haja a revelação de quem está no governo. Ninguém conhece Jesus se o Pai não revelá-lo.

Jesus é o nosso " maná ", grande mistério revelado a sua igreja.
O Senhor Jesus é o pão da vida. João 6:48.

"E chamou a casa de Israel o seu nome maná; e era como semente de coentro branco, e o seu sabor como bolos de mel." Êxodo 16:31


A cor da semente do maná era branca.
O significado dessa cor fala de santidade. Somos santificados pela ação da Palavra Viva.

"Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." João 17:17


O Coentro é usado como tempero; aquilo que sem o qual não há sabor. A vida sem Jesus não tem sabor.
Mas com Ele, a vida tem sabor de bolos de mel, tem a doçura que Ele proporciona, para alimentar o corpo e deliciar a alma.

Conclusão:

Precisamos do Maná, do Senhor Jesus que é o pão vivo que desceu dos céus que tem alimentado, fortalecido e sustentado a igreja dessa caminhada até chegar o grande dia que entraremos na Canaã Celestial.


Josenilson Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo