ACELDAMA – CAMPO DE SANGUE

Escrito por Guilherme Campos
 Alvorada I Vila Velha / ES

"Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue." Mateus 27:8

Deus ama Israel. Ele separou Israel para ser Seu povo, para mostrar às nações estrangeiras que o Deus de Israel é o único Deus que está vivo, fala e opera maravilhas. Israel serviria de exemplo do Poder de Deus para todas as outras nações.

O texto em análise nos mostra o momento posterior à prisão de Jesus. Israel já tinha se distanciado do Senhor, foi cativo à Babilônia e, posteriormente, Deus o restabeleceu em sua terra. Porém, novamente estavam longe do Senhor. O culto se tornara uma rotina e os fariseus e saduceus (religião judaica) agiam com a Lei do Senhor da forma que bem lhes favorecessem.

Mesmo assim, em virtude do Seu grande amor e misericórdia, Deus envia seu filho Jesus para apresentar ao Seu povo, Israel, um Reino que não era desse mundo. Um Reino de paz, de alegria, de amor, de refrigério. Assim, Jesus começou a operar sinais do Reino neste mundo, o que suscitou a ira dos Religiosos.

Com isso, um dos seus discípulos o trai e o Mestre seria condenado injustamente, sem culpa. O preço da traição: 30 moedas de prata. Judas, o traidor, se arrepende tardiamente e se mata. Com o dinheiro maldito da traição de Jesus, é comprado um campo, o campo do oleiro e  esse campo passa a ser um cemitério para o estrangeiro, para o desconhecido, chamado Campo de Sangue.

O texto em cena nos mostra a Rejeição de Israel ao Projeto de Deus em Jesus. Com o preço da traição, as 30 moedas transformaram o campo do oleiro em cemitério do estrangeiro.

As trinta moedas era o valor estimado por um escravo Êx 21:32. Profeta Zacarias havia previsto com precisão a negociação de Judas, 520 anos antes de acontecer:

Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata. O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor Zacarias 11:12-13


Muitas vezes nas escrituras Deus se considerava o Oleiro e Israel o barro tomando forma em suas mãos: 

“Isaías 64:8 Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos”. 

E em Jeremias 18:6 Deus diz: “Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.”

Porém, Israel não se deixou ser moldado pelas mãos do Oleiro (veio para os seus e os seus o rejeitaram) e com isso o preço de sangue foi a troca do campo do oleiro pelo campo de sangue.

Jesus abriu para os gentios um novo e vivo caminho pela graça, na cruz do calvário. Seu sacrifício inocente nos Salvou. Seu amor nos alcançou. Seu braço nos acolheu. Agora em Jesus temos uma nova vida. Com isso, nossa vida passada, nossos traumas, nossas mágoas, nossas angústias foram enterradas. Paulo diz: não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim. Jesus nos comprou e nosso velho homem foi sepultado no cemitério do estrangeiro! Nós não tínhamos direito a nada, o preço de Sangue nos comprou, nos sepultou e nos transformou em novas criaturas.

Interessante é que aquele lugar não ficou conhecido como um cemitério, e sim, como o Campo de Sangue. E ele é chamado até hoje pelo preço que foi pago por ele. O preço de sangue: sangue inocente, sangue libertador, sangue de amor, sangue salvador, sangue que nos vivificou! Sepultado o velho homem, mas o novo homem vive em Cristo e vive abundantemente!

CONCLUSÃO
Temos que valorizar esse preço de Sangue. Jesus nos deu acesso à vida eterna. Não façamos como Israel. Hoje podemos adorar ao Senhor por esta tão grande salvação, por esse preço que nos comprou! 


E que hoje pela graça e pelo seu grande amor nos fez mais que vencedores e dignos de morarmos com Ele na Eternidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo