RODE - SERVA QUE POUCO APARECEU E MUITO NOS ENSINA

Atos 12:13-1

INTRODUÇÃO                                                                                                                   Rode significa “rosa”, em grego (rhode). Era doméstica na casa de Maria, mãe de João Marcos (vv. 12-13). Na igreja primitiva havia gente de posses, e com escravos gregos. Marcos era primo de Barnabé, outro irmão de posses, na igreja (Cl 4.10). Maria e Barnabé eram parentes. Barnabé era judeu cipriota (At 4.36), nascido, então, em Chipre. A família veio de fora, para Jerusalém. E Rode veio com ela. Assim a encontramos com os primeiros cristãos, ex-judeus. Ela, gentia, estava com eles. Havia uma grande mobilidade das pessoas, na época, o que facilitou a expansão do evangelho. Pensemos em um pouco em Rode, uma cristã comum, mas como todo cristão deve ser, um
Cristão de Fé e Oração.


1. SAIU A ESCUTAR O BATER DA PORTA                                                                                       A palavra diz que enquanto todos estavam orando Rode ouviu o bater da porta, nessa ultima hora Jesus tem batido na porta do coração de muitos, Rode é tipo do homem que escuta o bater da Porta. Apocalipse 3:20 Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.

Rode identificou o som da voz de Pedro, ela conhecia Pedro, foi e avisou a todos que Pedro estava a Porta. A igreja fiel conhece a voz do seu pastor, ela sabe que Jesus esta as Portas e em breve vem buscar a sua igreja, João 10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;

2. ANUNCIOU QUE PEDRO ESTAVA A PORTA                                                                                Assim que Rode avisou que Pedro estava a porta eles não acreditaram, afirmaram ser um anjo, mesmo assim Rode não  desanimou pois ela estava firme na voz que ouvia ( voz de Pedro), nessa ultima hora muitos não Creem nas promessas de Deus, os discípulos estavam orando mais não criam, muitos estão na igreja e não estão ouvindo a voz do Senhor e muito menos o bater da porta, muitos não sentem mais o tocar de Deus, não oram , não jejuam. Por isso estão descrendo da mensagem pregada.
Rode não se abateu com a descrença dos discípulos a sua palavra, não podemos se abater diante das dificuldades, os discípulos estavam orando a Deus pela libertação de Pedro e quando Rodefala que Pedro estava na porta  eles não crêem. Muitos agem agimos assim! Rode não se deixou levar por questões racionalistas ou teológicas, muito menos com o descrédito para com ela (v. 15). Havia uma crença judaica de que cada pessoa tinha um anjo da guarda, parecido com a pessoa. Rode não quer saber de crença popular, mas viu que Deus responde a oração do corpo e que realmente era a Pedro. Creia nas respostas de Deus. Não diga “Que coincidência!”, nem ore descrendo. Resposta de oração não depende de conhecimento, mas de Deus, que age como quer. Nosso Deus é indescritível. Devemos crer no que Deus faz, sem desanimar diante das pessoas. A fé é um dos recursos da Graça de Deus e podemos ver que Rode tinha Fé.

3. MAIS PEDRO PERSEVERAVA EM BATER                                                                            Falta pouco para o senhor Jesus voltar e Levar a sua igreja para mansões celestiais, por isso o Senhor Jesus tem batido incessantemente nos corações, pois ela almeja Salvar, não quer que ninguém se perca.

4. SAIU DE CENA
Não se lê mais nada de Rode. Simplesmente usada por Deus como um lindo exemplo de oração, dentro do contexto geral da revelação. Não se tornou grande mulher pelo que aconteceu. Muitos querem ser “figurões” porque algo lhes aconteceu ou porque foram usados. Rode cumpriu seu papel. Entrou e saiu dele. Ela não era o tema central. O fundamental no texto é que Deus responde as orações do corpo e age pelo seu povo. As pessoas são secundárias. Deus não nos deve nada. Alguém pode ser instrumento de Deus, mas a glória é dele, e não do instrumento. Como o apostolo Paulo falou É necessário que Ele cresça e que eu diminua.

CONCLUSÃO                                                                                                                                Rode deveria ser uma adolescente, Deus usa pessoas de todas as idades. Não importa a sua idade, você pode ser um instrumento para dar boas notícias a alguém. Deus usa pessoas de todas as camadas sociais. O rico Barnabé, a rica Maria e a adolescente Rode. Nos fomos chamados para levar a mensagem de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo