7 ATITUDES E AÇÕES PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

7 ATITUDES E AÇÕES PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL
Escrito por: Claudimar Ferreira 


II Reis 6: 1 – 7 
A palavra descrita mostra uma grande experiência vivenciada pelos os filhos dos profetas com o Profeta Elizeu. O interessante é que esse fato ocorreu entre os filhos dos profetas mostrando que a operação do Espírito Santo ocorrem para aqueles que estão vivendo dentro de um contexto profético. 


Os filhos dos profetas tiveram a iniciativa mediante uma necessidade. Qual era a necessidade. Moravam num lugar estreito e necessitavam de um lugar mais amplo, ou seja, a necessidade de crescimento.Para cada atitude dos filhos profetas houve uma ação do profeta Eliseu que nos ensina como devemos realizar a obra de Deus.

Eliseu tipifica o Senhor Deus Pai, e Ele também deseja ver a igreja crescendo com a salvação de novas pessoas e o aperfeiçoamento dos seus servos. O significado do nome de Eliseu “Deus é Salvação”. O Senhor é o único Salvador, o único que pode nos socorrer em todos os momentos.
Os filhos dos profetas representam os servos de Deus; aqueles que foram gerados pela Palavra Profética, os quais precisam ter uma visão de crescimento e desenvolvimento de sua habitação. Esta habitação refere-se à igreja onde estão servindo ao Senhor, ao seu Grupo de Assistência e à Obra na sua área de uma forma geral.
Quando o profeta Eliseu os visitou, eles sugeriram irem ao Jordão para dali cortarem madeira para a construção de uma habitação maior. Eliseu os autorizou a isso e, ao ser solicitado, se dispôs a ir com eles para supervisionar todo o trabalho.
Mas quando o servo se preocupa com o “lugar estreito” em que está habitando e começa a se movimentar para mudar sua realidade, ele vai perceber que sua iniciativa tem a aprovação imediata do Senhor. Foi isso que aconteceu com os filhos dos profetas.
Vejamos as atitudes dos filhos dos profetas e as ações do Profeta Eliseu:

1- Atitude: Falar com o profeta Eliseu.
Verso 1- disseram os filhos dos profetas a Eliseu:  Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós.
Essa é a primeira coisa que o servo faz. É fazer uso desse recurso da graça que é a oração.
Colocarmos diante do Senhor. Só o Senhor tem a respostas para as nossas indagações e necessidades.
Verso 2- “ Vamos, pois ao Jordão, tomemos de lá , cada um de nós uma viga, e construamos um lugar em que habitemos.”
A realização a Obra não pode ser isolada, mas sim no Corpo. No Corpo de Cristo vivemos as nossas maiores experiências com Deus.

1- Ação do Profeta Eliseu: IDE
Em contrapartida vemos a resposta do profeta Eliseu IDE.
Verso 2-“ ... respondeu ele: Ide.”
Eles tiveram a permissão para irem ao Jordão.
Para realizarmos a obra de Deus precisamos da sua aprovação. É o Senhor que conduz e governa todas as coisas. Não fazemos nada sem saber da vontade do Senhor
.
2- Atitude: Convidam Eliseu para ir com Eles
Verso 3- Disse um: serve-te de ires com os teus servos.
O convite foi para irem até o Jordão, rio principal da Palestina. Necessitamos da presença do Senhor em nossas vidas. Somos dependentes em tudo do Senhor. Dependemos do seu amor, da sua graça e misericórdia.

2- Ação: Eliseu se dispõe ir com Eles.
Verso 4-... Eu irei.
É a certeza que não estamos sozinhos. Temos a companhia do Senhor.
Mateus 28:20- “...Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.”
Verso 4- “... Chegados ao Jordão, cortaram madeira.”
Qual era trabalho dos filhos dos profetas?
Trabalhar com madeiras representa evangelizar, ou seja, levar as boas novas de Salvação.

Cortaram madeiras
Todos vão ao Jordão e começam a cortar árvores - a obra só cresce com a salvação de vidas – o corte da madeira, a evangelização, o testemunho, o convite, a assistência, tudo isso faz parte do processo de “cortar a madeira". O trabalho de evangelização é feito lançando-se o homem por terra e trazendo-o para a igreja. As pessoas resistem ao convite - a árvore não cai sozinha - elas precisam ser convencidas pelo Espírito Santo, que está conosco, e levadas à igreja para que se convertam.

O Machado
Para realizar aquele trabalho, os filhos dos profetas usavam o machado. Ele precisava estar bem amolado e bem ajustado ao cabo de madeira, e o trabalhador precisava ter habilidade no seu uso para não machucar ninguém que estivesse por perto.
O ferro do machado tipifica a Revelação, aquilo que é do Senhor e do seu Espírito na vida do servo, pois é a parte de ferro quem vai realmente realizar a Obra de abate das árvores. O ferro é durável e resistente, precisa estar bem afiado, ser usado com dinamismo e com cuidado, pois é emprestado. Era emprestado, ou seja, o dom, a revelação não é nossa é do Senhor.  Revelação- Vem da eternidade.
O cabo de madeira representa o homem que Deus usa na Obra. A madeira não é tão durável quanto o ferro, mas precisa ser resistente para suportar o esforço do trabalho - experiência e maturidade do servo. Precisa também estar bem ajustada ao ferro e ter um comprimento compatível - equilíbrio - para que o ferro não se solte e cause algum acidente.

3- Atitude: A súplica ao Profeta Eliseu
No decorrer do texto um fato se sucede, uma perda que passa a constituir um problema, quando um dos homens derribou uma viga levando o ferro a cair na água. No ato seguinte, aquele homem se aproxima de Eliseu e confessa.
Verso 5- “...ele gritou e disse: Ai! Meu Senhor! Porque era emprestado.”
Que maravilha, quando o homem confessa ao Pai as suas aflições, medos e falhas. Deus deseja ouvir essa confissão da tua alma. O Senhor quer agir por ti; te conceder o perdão e apagar as tristezas do teu passado.

3. Ação – A pergunta do profeta Eliseu- Um Deus que fala conosco
Verso 6- “ Perguntou o homem de Deus: Onde caiu?
O Senhor te pergunta: “Onde está a tua dor? Onde você  caiu? Mesmo que sejas nas profundezas das águas, lá no fundo, onde ninguém pode te salvar. Ele quer te ouvir a sua confissão, ainda que no meio as lágrimas, quando as forças humanas se desvanecem, quando parece impossível.
Em meio as nossas necessidades, os momentos de aflições e adversidades. Servimos ao um Deus vivo que fala conosco e quer nos ajudar.

4. Atitude: Mostrar o lugar
Verso 6- “... Mostrou-lhe ele...”
È o reconhecimento individual das falhas que cometemos diante de Deus.
Ele próprio apontou o seu erro (falha). O homem precisa ser humilde em dizer onde foi o seu erro. Não precisou ninguém dizer aonde aquele homem errou. O Senhor não nos dá o direito de apontar a falha do próximo .  “ Examina-a ti mesmo.”
Como foi solucionado o problema?
Na continuação narrativa vemos mais três ações consecutivas do profeta Eliseu. Aponta profeticamente para o sacrifício do Senhor Jesus em favor da humanidade. Quais foram elas:
Verso 6- “... Então Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali e fez flutuar o ferro.”

4- Ação- Então Eliseu cortou um pau;
No projeto de Salvação estava estabelecido que era necessário que o Senhor Jesus se fazer homem para morrer em nosso lugar.
Ø “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
João 1:14

5- Ação- E lançou-o ali;
Jesus foi essa madeira lançada da eternidade para resgate do homem da morte eterna.
Ø “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.”
“Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
João 10:17,18

6- Ação- E fez flutuar o ferro.
Um milagre operado. O maior milagre que o Senhor opera na sua do homem: Não é uma cura de enfermidade incurável, livramentos de acidentes, soluções de problemas familiares entre outros. A Salvação é o maior milagre que o Senhor deseja operar na vida do homem.
Ø “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
1 Coríntios 15:57

7- Ação – A Palavra de Eliseu
Verso 7- “ E disse: Levanta-o.”
A Palavra de Deus tem poder para operar e sustentar todas as coisas. Foi a experiência com o Verbo vivo de Deus, que é o Senhor Jesus que mudou as nossas vidas e tem nos sustentado na sua gloriosa presença. E tem nos dado vitórias.

5- Atitude: A posição que Agrada a Deus.
Verso 7- “...Estendeu ele a mão e o tomou.”
Eis a posição que o Senhor Jesus te quer, de pé na sua presença. Estender a mão significa valorizar a bênção e tomar posse da promessa.
1 João 2:25- E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.

CONCLUSÃO
O propósito do Senhor é que os seus servos entendam que quando entregamos as nossas vidas diante do Altar do Senhor e nos dispomos a realizar a sua Obra atendendo as orientações do Espírito Santo haverá ação do Senhor em prol das vidas dos seus servos. E assim desfrutaremos de grandes experiências com Deus que resultará em crescimento e amadurecimento espiritual.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo