ALMUGUE - UMA MADEIRA ESPECIAL

1 Reis 10:11-12

INTRODUÇÃO

Quem foi Hirão?

          Hirão foi um rei de Tiro que fez aliança com Davi quando o mesmo era rei de Israel(1 Reis 5:1). Os Sidônios eram bastante experientes no fornecimento e corte de madeira, em especial o Cedro e o Cipreste. Estas madeiras seriam utilizadas na construção do Templo e do palácio do rei Salomão. Quando Salomão torna-se rei de Israel, Hirão manda mensageiros a Salomão, e é estabelecido uma aliança para o fornecimento de madeira e mão-de-obra para a construção da Casa do Senhor.
           Assim como profeticamente vemos a Davi como figura do Senhor Jesus e a Salomão figura do Espírito Santo de Deus, as características de Hirão nesta palavra revela a figura do Homem que faz uma aliança primeiramente com o Senhor(DAVI >> JESUS >> SALVAÇÃO), para em seguida firmar um compromisso com o Espírito Santo(SALOMÃO) para ser útil na realização da Obra do Senhor(CONSTRUÇÃO DO TEMPLO), bem como a edificação da nossa vida na presença do Senhor(palácio do rei).

DESENVOLVIMENTO

            O que temos para oferecer ao Senhor? A madeira fala da natureza humana. Quando bruta, não oferece utilidade e beleza alguma, mas quando trabalhada torna-se útil e dela se faz coisas que a embelezam e valorizam, principalmente quando oferecemos essa madeira para ser útil na Obra. Além do Cedro e Cipreste que foram fornecidos essencialmente para a construção da Casa do Senhor, a Palavra relata de uma madeira diferente: ALMUGUE (SÂNDALO).

           O ALMUGUE ou Sândalo tem características que a diferencia do Cedro e do Cipreste, e por isso também teve uma aplicação diferente. Cedro e Cipreste foram utilizados nas colunas e acabamento da casa, pois oferecem resistência e acabamento e isso remete a nossa experiência de Salvação, pois precisamos resistir ao pecado, ao mesmo tempo que o mundo vê que somos novas criaturas em Cristo Jesus.

            O sândalo remete-nos a algo além da experiência de Salvação e leva-nos a despertar para a INSTRUMENTALIDADE que o Senhor quer conceder a cada um que já passou pelas primeiras experiências com o Senhor.
CARACTERÍSTICAS  DO ALMUGUE:

COLORAÇÃO ESPECIAL- uma cor belíssima que a identifica. Para sermos instrumentos nas mãos do Senhor, precisamos entender que temos um testemunho a dar pra todos ao nosso redor, quer seja na igreja e em todos os demais lugares.

MADEIRA DURA- essa dureza se traduz em firmeza. Essa firmeza permite o artífice trabalhar na Madeira sem o receio de perder o trabalho por ser frágil demais. Não podemos ser espiritualmente frágeis e nos milindrarmos quando formos corrigidos e admoestados, pois a repreensão vem para o ajuste e o crescimento, além do aperfeiçoamento da nossa INSTRUMENTALIDADE.

RESISTENTE A FUNGOS- não há lugar para coisas e sentimentos que possam contaminar e adoecer essa madeira, que somos nós.

AROMA AGRADÁVEL- temos o bom perfume de Cristo. A nossa INSTRUMENTALIDADE exercida no temor e comunhão, chega perante o Trono do Senhor como aroma agradável.

CONCLUSÃO

            Salomão usa essa madeira especial (ALMUGUE) para fazer Balaústres, que são pequenas colunas que são utilizadas no interior da casa, ou seja, somos pequenas colunas que embelezam a Casa do Senhor, não somos as colunas da casa, pois a Obra do Senhor já tem suas colunas estabelecidas. Também Salomão fez instrumentos musicais para os cantores da Casa do Senhor, pois a nossa instrumentalidade é para o Louvor do Senhor é não para o nosso próprio prazer.
             Concluindo, está escrito que até o dia de hoje não se viu madeira como aquela, pois é o Senhor que nos capacita para fazer Sua Obra. NUNCA SE VIU- Não precisamos imitar nada, pois é algo novo que Deus tem feito na nossa vida para sermos instrumentos na Sua Obra.

*Pr. Rodrigo*

*Recife-PE*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo