“… porém os seus nobres não meteram o seu pescoço ao serviço de seu Senhor.”_ Ne 3:5 “… Não os temais: lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.” Neemias 4:14
O texto que lemos nos fala acerca de atitudes tomadas pelos nobres e magistrados no tempo da reconstrução dos muros e portas de Jerusalém.
O propósito do Senhor, é que venhamos aprender, através do exemplo deles, qual o tipo de mentalidade e atitude que devemos ter em Sua Obra nesta última hora.
Quando Neemias chegou em Jerusalém, a cidade estava destruída e o povo em grande miséria. Então, ele convocou todo o povo com suas famílias para uma grande Obra: a reconstrução dos muros e portas da cidade. A Obra era para todos, pois havia muito trabalho.
NOBRES E MAGISTRADOS
A Bíblia nos conta que havia entre o povo de Israel os nobres e os magistrados, que eram pessoas consideradas importantes e de destaque na sociedade. Esses dois grupos não quiseram se submeter ao chamado de Neemias.
OS NOBRES
Os nobres eram aqueles que eram da família real, que tinham linhagem sanguínea dos reis de Israel.
OS MAGISTRADOS
Os magistrados eram aqueles que julgavam o povo (juízes).
Eses dois grupos de pessoas tiveram algumas atitudes contrárias à vontade de Deus. Vamos abordar nesta noite duas atitudes tomadas por eles:
1ª ATITUDE:
“... não meteram o seu pescoço ao serviço de seu Senhor.” Ne 3:5
No capítulo 3, vimos que todo o povo atendeu ao chamado de Neemias e começaram a edificar os muros e portas de Jerusalém. Nesse capítulo, o Senhor cita o nome de cada servo que se dispôs a este trabalho. Mas podemos ver no versículo 5 que os nobres “não meteram o seu pescoço ao serviço de seu Senhor”, ou seja, não quiseram trabalhar naquele serviço.
2ª ATITUDE:
Foram medrosos - “… Não os temais: lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.”
No capítulo 4, os inimigos ameaçaram o povo para que eles parassem de reconstruir os muros, e diante destas ameaças eles se atemorizaram. Mas Neemias trás uma palavra firme de fé e confiança no Deus de Israel. Não era necessário temer, pois o Senhor estava com eles.
Para nós, igreja do Senhor, os nobres são todos aqueles que têm o sangue do Rei, o sangue de Jesus presente em suas vidas - “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” Jo 1:12.
Os magistrados são aqueles que estão à frente, que colocam todas as coisas em ordem, que nos fala dos ministérios.
Importante entendermos que naquele tempo e nos dias de hoje, o nosso Deus não fez e não faz acepção de pessoas, ou seja, para Deus Pai, todos são iguais, todos são filhos, todos são nobres e todos são chamados para realizar a Sua Obra.
Não podemos ter as atitudes que eles tiveram: não quiseram realizar a obra e se acovardaram diante das lutas.
Obra significa trabalho, e o Senhor espera de todos nós um coração voluntário e obediente ao seu chamado: “E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.”Mc 16:15.
Assim como ameaças se levantaram contra o povo, hoje também muitas lutas se levantam contra nós, contra nossa família, contra a Obra do Senhor em nossas vidas. Muitos têm se atemorizado diante das ameaças deste mundo mal “O que vai ser do meu filho, da minha família, do meu casamento diante de tanto pecado, de tantas investidas do inimigo, diante de tantas batalhas?”.
Mas a palavra do Senhor é “… Não os temais: lembrai-vos do Senhor”. Precisamos ter experiência com o poder do nosso Deus, para que na hora da aflição possamos nos lembrar do que Ele já fez e crermos que Ele tudo fará. “Pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas”. Não é hora de nos abater, de desanimar, o tempo é do fim, o Senhor nos desperta a lutarmos pelas nossas casas, pelos nossos filhos, pois em breve Jesus virá e toda luta findará! Maranata!!!
CONCLUSÃO
Grandes e preciosos ensinos recebemos da parte do Senhor através do livro de Neemias. Só temos que agradecer a Deus por ter nos fortalecido com Sua palavra. Que possamos estar firmados nesta Obra, pois ela é o nosso bem maior.
“E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.” Ne 6:16.
Nenhum comentário:
Postar um comentário