Esse desejo do Senhor é mencionado na Eternidade. Salomão penetra aqui na Eternidade e ouve a conversa do Senhor com o Pai na Eternidade, a respeito da noiva.
Aqui está a identidade da noiva que o Senhor quer arrebatar. Isso é para ver se estamos preenchendo todos os requisitos do Senhor para acharmos graça diante dele.
FORMOSA - Vs. “Eis que és Formosa, amiga minha...”Smirna: “ó mais formosa...” (1:8).
COMO ELA VAI SUBIR - Com que forma (corpo) - UM CORPO QUE TEM VIDA FORMOSA: como igreja. Ela é bela só para ser igreja. Se for mera organização de pessoas, deixa de ser formosa.
BELEZA DE FORMA NO CONJUNTO: harmonia em todo o conjunto. (Ex. da noiva que acha o
noivo muito bonito, pois ele tem uma cabeça igual a um microfone. Por mais bonito que o microfone seja, como cabeça de noivo é feio).
A beleza de forma é aquilo que engloba toda a perfeição do objeto requerido. “Fulano é muito bonito: tem uma orelha que parece um coelho”. Isso não é beleza de forma.
Beleza de forma da igreja está no fato de que ela tem a forma de Jesus, pois ela é corpo de Cristo. É conforme a vontade dele. Totalmente parecida com ele.
“AMIGA MINHA”: intimidade, confiança. Amigo: aquele de quem não escondemos segredo. No capítulo 5: “ESPOSA MINHA” - após o arrebatamento.
REPETIÇÃO: Porque a repetição: na 2ª vez é para definir a beleza. Na 1ª vez é a visão do Senhor no todo, na 2ª vez: parte por todo, ou seja : a definição da beleza. Agora o Senhor traça (delineia) o perfil da igreja que ele quer arrebatar...
1.1.- OS OLHOS
Qual é a primeira parte que Jesus quer ver na igreja?
Pra que os olhos? Porque refletem a luz. Quanto mais reflete a luz, mais enxerga. Quanto mais luz absorve, mais enxerga o caminho. A primeira característica de beleza da igreja está em absorver a revelação para enxergar o caminho.
A igreja não é cega: tem luz, tem revelação. “Quem me segue...”quem atende a revelação. Andai enquanto é dia...”
Não tem revelação, não tem formosura: anda cegamente no caminho.
O que a igreja reflete e transmite no olhar? A luz, a revelação, Jesus. não reflete a razão, argumentos, filosofias, discursos sociais, etc.
Porque ele acha belo o olhar da igreja? Porque ele se vê refletido nela. Quando?
Quando há salvação, é ele quem está operando
Quando há cura, é ele quem está curando.
A igreja reflete em Jesus, vivo operante e ressuscitado. (1:15) - a formosura de Smirna estava também nos olhos.
CRITÉRIOS NA COMPARAÇÃO DO OLHAR DA IGREJA
“Como o olhar das pombas”. (Vs. 1:b) - A igreja que vê como o Espírito Santo vê.
180º = olhar que percorre todas as direções.
A pomba não muda de posição (não se abala) quando vê o perigo
Não perde a serenidade, a confiança.
1.2- 1ª REFERÊNCIA AO PENSAMENTO (a mente) DA IGREJA (sob um aspecto estático)
“Entre as tuas tranças) (Vs. 1c) (idéia de conjunto - corpo)
Nada pode atrapalhar a visão da igreja . Prender, fixar o cabelo numa só posição, para não atrapalhar a visão. Isso é: ter o mesmo pensamento.
Cabelos: pensamentos, mente Cabelos desgrenhados
O pensamento do homem não pode atrapalhar a caminhada.
As tranças:
Pensamentos arrumados para deixar o rosto desimpedido
Pensamentos firmes no Senhor. Não esvoaçantes, a ponto de perder a visão das coisas necessárias à caminhada. As revelações pondo em ordem a mente para não atrapalhar a formosura do rosto e a visão da igreja. O conhecimento ajustado a revelação.
A igreja será reconhecida pelo rosto brilhando à luz da candeia. Nada atrapalhando o Senhor ver o rosto da igreja.
2ª REFERÊNCIA AO PENSAMENTO (a mente) DA IGREJA (sob um aspecto dinâmico)
Posição definida na caminhada. A mente relacionada à caminhada.
2.1- CABELOS
“Como um rebanho de Cabras” (nova idéia de conjunto - corpo) - agora sob o aspecto dinâmico.
Cabras (e não ovelhas): animal de mobilidade ágil nos penhascos e nos montes
Montes de Gileade: região fértil próximo do Mar Morto: tipo do mundo.
Movimento em conjunto das cabras subindo e descendo os montes
Noção de dinâmica. A dinâmica do pensamento revelado.
Quem olha a movimentação de um rebanho nos montes de Gileade, ao comando do pastor, ora subindo, ora descendo, vê a dinâmica do rebanho. Aquilo que foi dado no período anterior do seminário , neste
período já tem outra conotação, outra profundidade, outro alcance. A revelação evolui no sentido da compreensão da igreja como um todo.
A mente da igreja é dinâmica, não é fossilizada, obtusa:
A igreja não se prende a estatutos, normas, leis, ordenações, proibições, novidades. (lava-pé, véu, beijinhos, pão asmo, roupa igual, eu acho, eu penso...)
A dinâmica do Pensamento da Obra: aprimoramento da doutrina, dando vida à igreja. Ao viver uma doutrina viva, o povo tem uma experiência de vida.
2.2- DENTES
“Como o rebanho das ovelhas tosquiadas” (nova idéia de conjunto - corpo)
Dentes limpos, claros: a beleza do sorriso. Ao abrir da boca.
Há os que só tem um dente: é para furar a jabuticaba.
Função dos dentes:
mastigação - (cortar/incisivos) - dilacerar/pré-molares - triturar/molares) - a digestão começa na boca. Na religião engole-se qualquer coisa, mas na Obra tudo é muito bem mastigado.
estética - se perder um pré-molar, por exemplo, aparece uma ruga na face, porque houve uma falha óssea e o tecido é tracionado. Se perder mais dentes, termina com a “boca de galocha”.
digestão (facilitar) - a falta de dentes ou dentes desgastados: conseqüências: cefaléias: dores de cabeça.
articulação das palavras: certas expressões ficam incompreensíveis.
“Ovelhas tosquiadas”: sentem mais frio e dependem mais do pastor. Tosquiar: chamar e dizer o que não está certo. Função do pastor: exortar, orientar.
“Sobem do lavadouro”: clamor constante no coração - limpeza: santificação. A igreja que o Senhor vai arrebatar é uma igreja limpa pelo clamor pelo sangue de Jesus.
“Produzir gêmeos”: produzir iguais. 2 = comunhão. Por isso é uma igreja que cresce.
“Um chama o outro” - crescimento celular - Obra # Crescimento Agregado - religião. Crescimento de dentro para fora e não de fora para dentro.
2.3- LÁBIOS
“Como fios de escarlate” - (Vs. 3a) - Escarlate: vermelho vivo.
Boca fechada: produz um contorno semelhante ao fio de escarlate.
Clamor constante no coração (interior) - não é gritar pelo sangue de Jesus.
2.4- A FALA
“O teu falar é doce” (Vs. 3b): como o mel: Palavra revelada na boca da igreja. Ela fala do Espírito Santo. Fala daquilo que está no coração. (Experiência do grupo de jovens que só falava das coisas do Senhor e não de assuntos como: namoro, noivado)
É o alimento doce que a igreja tem para dar, quando fala de Jesus.
2.5- A FACE - (fronte)
“Como pedaço de romã” (Vs. 3c) amadurecimento da igreja. Quem olha, vê os frutos maduros. A igreja é conhecida pelos frutos, porque os frutos representam a vida da igreja. Fechada é um fruto feio, mas aberta, manifesta toda a beleza do conjunto de seus frutos cristalizados.
O culto hoje mostra a face madura da igreja. Teor profético do culto: Deus estar presente.
Testemunho dos de fora sem a diferença que vêem.
2.6- PESCOÇO
“Torre de Davi”: Obra de Davi. Davi o homem que agradou a Deus: obediência.
Lugar onde se guardavam as armas de Davi e de onde se vigiava o inimigo.
Pescoço: ligação entre a cabeça e o corpo: comunhão. Da união (comunhão) da cabeça com o corpo, surgem os elementos de guerra disponíveis na igreja desta última hora.
Armas que pendem: 1000 escudos: armas secretas: clamor, dons, madrugada, jejum, consulta. Broquéis valorosos.
(Não são escudos denominacionais): camisas escritas, surfistas de Cristo, etc.
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