A doutrina sobre a igreja como Corpo de Cristo está baseada em toda a Bíblia, desde Gênesis até Apocalipse. No Velho Testamento encontramos essa doutrina na forma de figuras, ou seja, profeticamente.
Porém é no Novo Testamento que temos a afirmação clara dos apóstolos em suas cartas referindo-se à igreja como Corpo de Cristo, conforme Paulo afirma em I aos Coríntios capítulos 12,13 e 14, quando fala sobre os dons espirituais.
ALGUNS TEXTOS DA DOUTRINA DE CORPO NO VELHO TESTAMENTO:
IDENTIFICAÇÃO 1:
Gênesis 2:23 – “E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada”.
COMENTÁRIO:
Estrutura do corpo. “Osso dos meus ossos”: “O Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e fechou a carne em seu lugar. E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão”.
Esta descrição bíblica é uma profecia sobre a igreja como corpo de Cristo, porque ela foi formada exatamente assim. Para cumprir esta figura profética, o Senhor Jesus desceu ao sono da morte e, quando ressuscitou ao terceiro dia, passou a manifestar-se somente à sua igreja e não mais ao mundo (Joao 14:19). A partir da sua ressurreição Ele apareceu somente à sua igreja fiel e não mais ao mundo, porque ela é corpo de Cristo o que é explicado pelos apóstolos em suas cartas.
APLICAÇÃO PROFÉTICA:
A igreja é corpo de Cristo porque ela tem a mesma estrutura do Senhor Jesus. Ele tinha todos os dons espirituais e a igreja, como corpo de Cristo também tem todos os dons espirituais. Ele tinha todos os ministérios e a igreja, como corpo de Cristo também tem todos os ministérios.
A igreja que é corpo de Cristo não reflete uma estrutura meramente eclesiástica ou organizacional, nem mesmo uma estrutura criada pelos seus lideres e fundadores.
IDENTIFICAÇÃO 2:
Êxodo 10:26 - “E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar para servir ao SENHOR, nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá”.
COMENTÁRIO:
A UNHA: uma pequena parte do corpo, porém considerada integrante do corpo.
O membro como parte integrante do corpo. “Nem uma unha ficará”. Moisés deixa claro para Faraó que, tratando-se da saída do Egito, nem uma unha do corpo de uma ovelha (vs.24) do rebanho ficaria, mas o rebanho iria sair do Egito integralmente, na sua totalidade, sem ficar para trás qualquer parte do rebanho, ainda que seja considerada insignificante como uma unha.
APLICAÇÃO PROFÉTICA:
A igreja que corpo de Cristo sairá deste mundo para a Canaã Celestial na sua totalidade. Nenhum membro do rebanho da igreja fiel do Senhor Jesus ficará neste mundo ainda que seja considerado tão pequeno como uma unha. O “corpo de Cristo” subirá inteiro nada deixando para trás. Paulo afirma em I aos Corintios 12:22 que todos os membros do corpo são necessários ao corpo.
IDENTIFICAÇÃO 3:
Êxodo 17:12 – “Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs”.
COMENTÁRIO:
O sustento do corpo ao membro integrado ao corpo. “...Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro;...”. As mãos de Moisés expressavam sua oração a Deus pedindo a benção da vitória na peleja contra os amalequitas. Os dois irmãos de Moisés se constituíram o “corpo” e esse corpo sustentou as suas mãos até ao por do sol.
APLICAÇÃO PROFÉTICA:
A luta contra os amalequitas por ser uma luta corpo a corpo e de igual para igual, simboliza as lutas contra a carne. O servo integrado ao corpo alcança a vitória contra a carne quando é sustentado pela ajuda do corpo. A figura de corpo de Cristo se completa no fato de que Moisés estava sentado sobre uma pedra, que é figura de Jesus como o fundamento da nossa fé. Paulo fala sobre a ajuda da igreja como corpo ao membro integrado: 1 Cor. 12:26 - “de maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele”.
OUTRAS IDENTIFICAÇÕES:
Noé: A arca é símbolo da obra e Noé pregou para o mundo da época sobre o juízo, símbolo da ação que o Corpo de Cristo exerce hoje pregando sobre a volta do Senhor.
Gênesis 7:7, 15 e 16 - "E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio..."
Ester: Quando convoca o povo judeu para jejuarem. Nesta passagem vemos ação do corpo em ação para fazerem uma consagração para livramento do povo da destruição.
Ester 4:16 - "Vai e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço".
Daniel: Quando o rei Nabucodonosor inquiriu os sábios da Babilônia sobre o sonho que ele teve, Daniel reunião os seus três companheiros para buscarem a revelação do Senhor. Não agiu isoladamente, mas “no corpo”.
Daniel 2:17-19 - "Então, Daniel foi para a sua casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Deus dos céus sobre este segredo, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia. Então, foi revelado o segredo a Daniel numa visão de noite; e Daniel louvou o Deus do céu".
Nenhum comentário:
Postar um comentário