NAUM 1:7 – O SENHOR É BOM, UMA FORTALEZA NO DIA DA ANGÚSTIA, E CONHECE OS QUE CONFIAM NELE. [Naum = Compassivo (= que tem compaixão)]
1 - INTRODUÇÃO:
Aqui o profeta faz três (3) grandes declarações que apontam para a Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.
O livro de Naum trata do juízo de Deus sobre a cidade de Nínive (ocorrido por volta do ano 612 a.C., pelo babilônios), onde Deus já os tinha poupado pela pregação de outro profeta, Jonas.
2 - DESENVOLVIMENTO:
O juízo sobre a cidade de Nínive aponta para o juízo de Deus sobre esse mundo atual, que virá logo após o arrebatamento da Igreja fiel de Cristo.
VALE LEMBRAR QUE DEUS SEMPRE MANIFESTOU A SUA GRAÇA EM MEIO AO SEU DECRETO DE JUÍZO.
- FOI ASSIM:
(1) Com Adão e Eva; (2) nos tempos de Noé; (3) na destruição de Sodoma e Gomorra; (4) em toda a história da nação de Israel, quando a voz da profecia sempre veio manifestando a graça de Deus.
(5) E não tem sido diferente em nossos dias, quando a maldade tem se multiplicado no coração do homem, mas não tem faltado à voz do Espírito Santo, soando na e pela igreja, anunciando a Salvação em Jesus para todo aquele que nele crê.
Portanto a graça de Deus está revelada na Igreja-Corpo de Cristo, cuja mensagem é de salvação do juízo iminente (da grande tribulação) e da eterna condenação da alma.
* DEUS SEMPRE POUPOU UM REMANESCENTE FIEL.
3 - CONCLUSÃO:
Por isso mesmo o texto declara:
* “O SENHOR É BOM” – Porque foi ele, o Pai, quem nos deu o seu único Filho para morrer em nosso lugar.
* “UMA FORTALEZA NO DIA DA ANGÚSTIA” – Hoje encontramos lugar de refúgio, descanso e proteção no corpo de Cristo, porque o Senhor Jesus suportou a morte no dia da sua angústia, para que hoje pudéssemos descansar nos angustiantes e maus dias desta última hora da igreja (princípio das dores).
* “E CONHECE OS QUE CONFIAM NELE” – O Senhor conhece e tem compromisso com todos os que pela Fé confiam e vivem na dependência do Seu Espírito Santo, aguardando assim O Dia da Redenção para a Vida Eterna.
MARANATA! O SENHOR JESUS VEM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário