QUE TIPO DE ESPOSA VOCÊ É? VIRTUOSA OU RIXOSA?

QUE TIPO DE ESPOSA VOCÊ É? VIRTUOSA OU RIXOSA?
A Palavra de Deus relata no livro de Provérbios 21.9 que “melhor é morar num canto do eirado do que com a mulher rixosa numa casa ampla.” Um pouco mais à frente, no mesmo livro, o Capítulo 27.15, relata que a esposa briguenta é como um dia triste em que a chuva não pára de cair. “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa, um e outro são semelhantes”.
A Bíblia compara a mulher rixosa, com esse “pinga-pinga” que irrita. Até diz que é melhor morar no deserto – lugar de necessidade do que morar com uma mulher rixosa e iracunda: Pv 21.19 – “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.”
Mas o que significa ser uma mulher rixosa e iracunda? A palavra rixa se refere a um estado de hostilidade, desacordo, disputa, briga, discórdia, contenda, grande tumulto, perturbação da ordem, revolta ou motim. As mulheres, freqüentemente, expressam suas ansiedades falando, chorando e muitas vezes murmurando. Isso não significa dizer, porém, que todas as reclamações feitas pelas mulheres são sem causa.
Pela comparação bíblica em Pv 27.15, a mulher rixosa é aquela que não para de atormentar o marido; é aquela que a todo instante fica perturbando, reclamando, criticando ou dando bronca. É a “esposa pinga-pinga.” Muitas são as mulheres que erram, pelo fato de apontarem a todo o momento os erros e falhas, de seu esposo e filhos, achando que ela mesma é perfeita e não tem erros.
Entendemos o que a Bíblia diz, porque já ouvimos relatos de maridos que preferem trabalhar no turno da noite para não ter que ficar em casa ouvindo a esposa. Alguns deles até foram dispensados mais cedo para irem para casa, mas preferiram ficar na empresa, fazendo nada, só para não ter que aquentar a “esposa pinga-pinga”.
Charles Bridges, um pastor do final do século XIX, diz em seu comentário sobre Provérbios, “Muitas são as misérias na vida de um homem; mas nenhuma se iguala àquela que vem de quem deveria ser o esteio da sua vida.” E continua dizendo que a esposa petulante é uma grande calamidade doméstica, e não há saída legal. Um filho rebelde pode pelo menos ser posto para fora de casa, diz ele, mas uma má esposa simplesmente tem que ser suportada.
“Uma mulher rixosa não teve um encontro real com Deus; talvez ela ame o Senhor, mas ainda não nasceu de novo. Pessoas que nascem do Espírito trazem dentro de si uma segurança em Deus indiscutível. Por maior que sejam as lutas e as provações, ela tem consciência de quem é Deus”.
Diante disso, compreendemos que não existe algo pior para uma esposa que ser rixosa e iracunda. Não é esse o plano de Deus para a mulher. Lembre-se que a Bíblia diz que a mulher cristã santifica o lar. Não vemos como uma esposa pode edificar o lar sendo rixosa e iracunda.
A murmuração é um caminho para a derrota. A Bíblia registra vários exércitos que murmuraram e pereceram (números 13:31-14:4). A murmuração produz o negativismo, o negativismo o desânimo, o desânimo a incredulidade, a incredulidade a rebeldia e a rebeldia a desobediência. A desobediência gera a MORTE. No livro de Filipenses 2:14 está escrito: “Fazei tudo sem murmurações nem contendas. Entendemos que diante de tantos erros e descasos do marido, a esposa pode se irritar e adquirir esse comportamento; mas da mesma maneira que sabemos disso, o diabo também sabe e prepara situações para mexer com o humor da esposa e transformá-la em rixosa e iracunda mesmo quando o marido não dá nenhum motivo.
Deus jamais poderá agir em um lar onde há divisão. Um cônjuge que tem como esposa uma mulher rixosa é um homem infeliz. Não há nada mais terrível para um marido do que chegar em casa cansado e ter que escutar a sua esposa reclamando compulsivamente. Ali se abre a brecha para uma contenda e, muitas vezes, assuntos pendentes vêm à tona agravando ainda mais a situação. Talvez você esteja pensando que é impossível deixar de se irritar e deixar de ser uma “esposa pinga-pinga”.
Nós diríamos que sem Deus é quase impossível sim! É muito difícil conseguir isso sozinha! Você vai precisar da ajuda do Espírito Santo de Deus. Estamos sempre numa batalha entre a carne e as coisas do Espírito de Deus.
A Bíblia diz que se estivermos cheios do Espírito Santo, mataremos a vontade da carne:
“…Vivei no Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne! Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. – Gl 5.16-17- King James
Se for cheia do Espírito Santo, a carne não será alimentada e portanto não terá forças para conduzir o teu ser ao pecado. Busque a Deus com toda a intensidade. Clame pelo seu Espírito, e será liberto desse desejo da carne! A irritação é um fruto da carne e não do Espírito, portanto você precisa matá-la!
Como mulher, você pode transformar sua casa! A mulher santifica o lar! Busque a Deus, ore, leia a Bíblia, adore ao Senhor com um simples CD, jejue e leia livros que lhe aproximarão de Deus!
Desta forma estará matando a carne, e a irritação não vai mais se manifestar em você; sendo assim, você deixará de ser uma “esposa pinga-pinga.”
A mulher sábia identifica o momento exato em que deve falar e calar. Essa sabedoria vem de Deus e ela precisa a buscar Nele. No Reino de Deus, quando dois se unem, o efeito não é de soma, mas de multiplicação. Uma mulher mansa e sábia trás para si a unidade, entre outras virtudes. A própria Bíblia garante a honra.
Lembre de suas últimas atitudes. Perceba a fisionomia de seu marido ao chegar em casa. É uma fisionomia de alegria ao chegar em casa? Que tal mudar de atitude, agir com mansidão, compaixão para com o marido e os filhos?
Um lar com sabedoria será um “manancial de vida” (10:11). A mulher que busca este tipo de sabedoria necessariamente se tornará alegre, prudente, obediente, disciplinada, respeitosa e submissa ao marido, uma bênção para todos ao seu redor, edificando seu lar. Este é um contraste bem marcante em relação à mulher insensata que está destruindo a sua casa por ser rixosa, barulhenta, indiscreta, ignorante, tolerante consigo mesma, argumentadora, nunca satisfeita, e sempre reclamando.
Lembre-se toda ação tem uma reação, mude hoje mesmo pequenas atitudes e com certeza verá grandes resultados!
Provérbios 14:1: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.
Medite neste versículos:
Provérbios: 15. 17. É melhor comer um prato de hortaliças, onde há amor, do que ter um boi cevado acompanhado de ódio na refeição.
Provérbios: 17. 1. Melhor é um bocado de pão seco com paz e tranquilidade do que a casa repleta de carnes e contendas!
Provérbios: 19. 13. Um filho sem juízo pode levar seu pai à desgraça; a esposa murmuradora e briguenta é como uma goteira que não pára de gotejar.
Provérbios: 21. 9. É melhor morar só, no fundo de um quintal, do que dentro de uma mansão com uma mulher murmuradora e briguenta!
Provérbios: 21. 19. Melhor é morar numa região deserta do que na companhia de uma mulher amargurada e briguenta.

Provérbios: 25. 24. Melhor é viver solitário, num canto sob o telhado, do que repartir a casa com uma mulher briguenta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo