DESPOSAR-TE-EI COMIGO PARA SEMPRE (CASAMENTO)

DESPOSAR-TE-EI COMIGO PARA SEMPRE         OSÉIAS 2:19-20 “E desposar-te-ei comigo(me casarei com você) para sempre: desposar-te-ei (casarei) comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. E desposar-te-ei comigo em fidelidade e conhecerás ao Senhor.”

INTRODUÇÃO:
          Casamento é, indubitavelmente, um dos projetos de Deus mais importante para a vida do homem, que completa a nossa vida, pois Deus mesmo disse Gen. 2:18 “Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”, 



DESENVOLVIMENTO:
          Há alguns pontos que o profeta Oséias escreve (quem fala é o próprio Deus) que são pontos fundamentais, são a base de um casamento dentro da vontade soberana de Deus, que sustentará o lar, o casamento, vejamos:

1º- “Desposar-te-ei comigo para sempre”: Em primeiro lugar, é bom observarmos que a proposta do casamento é “PARA SEMPRE” porque no livro do profeta Malaquias 2:16 diz: “Porque o Senhor Deus de Israel diz que aborrece o repúdio (ou divórcio) e aquele que cobre de violência a mulher”, portanto a expressão usada aí fora por pessoas que querem desvirtuar a nobreza do casamento “que seja eterno enquanto durar” , não está em sintonia com o que a Palavra de Deus diz, mas o que é eterno supera as adversidades, os problemas, os anos, os grisalhos, as rugas, os quilinhos a mais,  conforme o Juiz de paz diz: “Na saúde e na doença, na riqueza ou na pobreza, até que a morte os separe”. Portanto, o desposório é profético a respeito de Jesus e sua igreja, porque o Senhor nos fez uma promessa eterna de salvação e sua aliança conosco não será quebrada jamais.
          
2º- “Em justiça”: O conceito ou o significado da palavra (do latim JUSTITIA): Virtude que consiste em dar ou deixar a cada um, o que por direito lhe pertence.
Ora, o que é justo relacionado à esposa? A palavra de Deus diz que a esposa passa a ser “Osso dos meus ossos e carne da minha carne”
                   
3º- Em juízo: O juízo se assemelha à responsabilidade. É o ato de saber fazer a coisa certa no momento certo, comportar-se como pessoa digna e ser capaz de seguir regras com seriedade e respeito ao próximo. Ser digno de confiança. Cumprir uma tarefa que lhe foi designada com êxito sem que haja alguém para monitorar o ato a ser feito.       

4º- Em benignidade: Característica ou atributo do que é benigno (generoso ou benevolente); complacente. Particularidade do que é afável ou indulgente; bondade.
O Senhor agiu assim para conosco e continua a agir, o marido e também a mulher devem ser benignos, afáveis e indulgentes, porque esse comportamento gera sentimentos de gratidão, assim como nós somos gratos a Deus pela sua benignidade.

5º- Em misericórdias: Do do hebraico “HESED”e do grego “ÉLÉOS” que significa “AMOR” 
É o sentimento mais nobre citado na palavra de Deus, porque por amor Jesus se deu para o resgate de sua amada esposa (a igreja), assim essa união deve estar baseada sobretudo no AMOR, porque o amor tudo suporta, tudo espera, é paciente etc.

6º- Em fidelidade: O termo com origem no latim “Fidelis”, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. O que se espera por parte de ambos os cônjuges é exatamente serem Fiéis, primeiramente a Deus e naturalmente para consigo mesmos, e o exemplo maior veio de Jesus, que foi fiel até a morte. 

CONCLUSÃO:

7º- E conhecerás ao Senhor: O último ponto abordado por Deus, o número sete significa perfeição, o Deus perfeito se revela (conhecerá) exatamente no lar que se estabelece na dependência de um Deus real e verdadeiro, e se conhece que o amor de Deus está sobre uma família.

O casamento com base na escritura sagrada estabelecido por Deus é:

MONOGÂMICO: uma só esposa, 
HIERÁRQUICO: o homem é o cabeça
INDISSOLÚVEL: o que Deus ajuntou não o separe o homem

PR. Josemar Ribeiro
Governador Valadares- MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo