A LEI DA SEMEADURA

A LEI DA SEMEADURA
Texto: Gl. 6:7- " Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear. Isso também ceifara."

Introdução:

Vivemos em um mundo mergulhado em leis; leis físicas, leis biológicas, leis jurídicas, etc. Algumas foram formuladas por estudiosos e é fruto de muita pesquisa e experimentação; já outras, porém, são " leis" empíricas, ou seja,baseadas na experiência ou na vivência. Quase todas elas se aplicam no campo espiritual e trazem preciosos ensinos.

Desenvolvimento:

Dentre as leis que aqui chamamos de empírica encontramos a Lei da Semeadura. Esta lei possui alguns princípios básicos:


1-  Por essa lei, o que for semeado será colhido.

Em Gênesis 1:11, lemos que quando Deus criou as árvores frutíferas disse que cada semente daria o fruto próprio. Em Tiago 3:12 temos: " Pode a figueira produzir azeitonas, ou a videira produzir figos?", pois a semente que for lançada produzirá o fruto próprio daquela espécie.
Em Provérbios 6:19 lemos que é abominável diante de Deus aquele que semeia contenda entre os irmãos, e este certamente colhera o fruto desse ato abominável.
Devemos parar um momento e refletirmos. O que estamos semeando? Se a resposta for coisas ruins, colheremos coisas ruins, mas se estivermos semeando boas sementes, colheremos frutos bons. Semeemos então: orações, jejuns, adoração, perdão, amor, etc. Fazendo assim, com satisfação colheremos bênçãos em abundância.

2- Um segundo princípio é onde se semeia ali se colhe.

Eu não posso lançar uma semente no meu quintal e colher o fruto na cidade vizinha.
Aí encontramos um ponto em que muitos crentes entram em dificuldade espiritual, pois acham que por levarem uma vida dedicada a Deus, vivendo em função das coisas espirituais colherao em outro terreno, onde não estão semeando. Se eu semear no campo espiritual, colherei frutos no campo espiritual. A verdade é que as demais serão acrescentadas e não faltará o pão de cada dia nem a providência do Senhor.
Muitos crentes prestam concurso, mas não estudam, não se preparam, não se dedicam e oram insistentemente pedindo a Deus para que sejam aprovados. Querem colher frutos em um terreno que não semearam. Eis aí um grande equívoco.

3- A quantidade de semente lançada

Se eu lanço poucas sementes em um terreno terei uma colheita pequena, mas se semeio muitas, terei uma colheita farta. Paulo escrevendo à igreja que estava em Corinto os admoesta dizendo: " Aquele que semeia pouco, colhera pouco, e aquele que semeia em abundância, em abundância colhera "  ( I Cor. 9:6).

Se você tem observado alguém colhendo muitas bênçãos de Deus, pode ter certeza que este alguém semeou ou está semeando muito.

4- A forma de se semear

No Salmo 126, temos: " Aquele que leva a preciosa semente, cantando e chorando, voltará sem dúvida com os seus molhos ".
É assim que devemos semear. Cantando, louvando ao Deus provedor e chorando, mas não o choro de tristeza, choro de contrição e quebrantamento, pois a Palavra diz que um coração contrito e quebrantado Deus não despreza ( Sl. 51:17).

Talvez alguns questionem que estão semeando boas sementes em grande quantidade, em terreno fértil, e não estão colhendo nada, ou estão colhendo pouco.
Não se planta uma semente hoje e se colhe fruto amanhã ( Tg. 5:7 ). O paciente lavrador faz o seu trabalho, mas ele sabe que só vai colher os frutos no tempo determinado. O que em algumas culturas demora vários anos.

Conclusão:

Não desanine, não pare de semear, no tempo determinado você colhera os frutos do seu trabalho nos campos em que tem semeado.

Josenilson Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo