João: 14: 16,17,26 / 16:7 a 11,13 ( Texto Auxiliar : Rom: 8:26)
1. INTRODUÇÃO;
O Sr.JESUS em todo o seu ministério sempre esteve a dizer para a
multidões e aos discípulos a respeito do projeto de DEUS que estava sendo realizado através de seu ministério.
No evangelho de MATEUS 11:27 o Sr. JESUS diz:
“Todas as coisas me foram entregues por meu pai; e ninguém conhece o filho senão o pai; e ninguém conhece o pai senão o filho, e aquele a quem o filho o quiser revelar.”
Quando o Sr. JESUS disse: “... e ninguém conhece o pai senão o filho, e aquele a quem o filho o quiser revelar.”, ELE estava dizendo que para nós chegarmos até o pai, e assim “O” conhecer-mos, alcançar-mos a sua intimidade e receber-mos as bênçãos à nós reservadas, só será possível se passar-mos através DELE, pois ELE é a porta; mas para abrir-mos esta porta, é necessário a chave certa que contém o segredo; e a chave que abre esta porta nos foi concedida quando o Sr. JESUS na cruz do calvário derramou seu precioso sangue.
João foi um evangelista que mais aproximou-se da verdade; ele por ser mais próximo do Sr. JESUS teve mais facilidade de relatar este livro numa linguagem de fácil assimilação. ( indicamos aos novos convertidos que leiam este livro).
No livro do profeta JOEL cap.:2 vers.:28 diz:
“... derramarei do meu ESPÍRITO sobre toda carne, ... , neste capítulo, o profeta já estava profetizando que DEUS, em breves dias, estaria enviando o seu filho para morrer por nós e derramar o seu sangue, para que só então, através do sangue do Sr JESUS derramado, pudéssemos receber a promessa do derramamento do Espírito; Espírito este que nos dá vida, Espírito que nos ajuda sempre a lembrar do sacrifício do Sr. JESUS que é o preço pago por nossas vidas; Espírito que nos consola ao lembrar-nos das promessa do Sr. JESUS que um dia virá nos buscar e levar para o pai; Espírito que intercede por nós com gemidos inexprimíveis ; o Espírito da verdade.
2. DESENVOLVIMENTO (v.:16 )
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.”
Qual a primeira expressão que JESUS falou?
“Eu rogarei ao Pai...”
Nesta expressão, o Sr. JESUS nos mostra que o Espírito Santo vem da eternidade, vem do Pai; e se revela como o único intercessor entre Deus e o homem.
A. Deus tem o projeto e deu JESUS seu único filho a morrer por nós, e nos concede a vida eterna.
“...e ele vos dará outro Consolador,...”
B. Ele nos mostra o ajudador, o consolador, dando assim prosseguimento ao projeto de Deus para nossa salvação.
“... , para que fique convosco para sempre.”
C. Ficar para sempre. O filho pediu ao Pai e o Pai deu o Consolador, para que fique para sempre conosco, apontando para sua segunda vinda, nos mostrando assim que se permanecer-mos na cobertura do seu sangue, estaremos guardados até que ELE volte, e nos leve para estar-mos com ELE para sempre.
O Espírito Santo não é para o mundo, é para quem o Senhor o chamar; a nossa identidade, a nossa história é: “AQUILO QUE FUI NÃO SOU MAIS.”
O Espírito Santo está entre nós e habita entre nós. ( Atos 2:39 ).
“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”
3. A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (João 14:26)
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse nos ensinará todas as coisas, e nos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”
A. ENSINAR TODAS AS COISAS
A ação do Esp. Santo é direta ao coração do homem; o Espírito Santo é que nos ensina a clamar pelo sangue de JESUS e leva as nossas orações ao Pai, como nos diz a palavra em Romanos 8:26 ( “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”); nos ensina a consultar a palavra para obtermos uma direção, já que o mundo que não o pode receber, nem o conhece, anda sem direção; nos ensina a orar, pois o Sr JESUS disse vigiai e orai para não cairdes em tentação.
B. LEMBRAR DE TUDO QUE FOI DITO
O Esp. Santo age para que nós não pequemos ( “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas;”)
Ex.:
1. O cego Bartimeu conhecia o Sr. JESUS, e quando ele ouviu que era o Sr. JESUS que passava, gritou bem alto “Filho de Davi, tem misericórdia de mim.”; por certo ele já ouvira falar dos prodígios e milagres que o Sr. Operara, e naquele instante, ele foi lembrado de tudo que foi dito do Sr. JESUS, e desejou receber uma benção ( “... vai, a tua fé te salvou.”)
2. Pedro imediatamente recebeu uma revelação do Esp.Santo, ao dizer: (Mateus16:16): “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo.”; E JESUS, respondendo, disse-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está no céu.
Pedro estava sendo lembrado através do E.Santo de todas as coisas, que o Sr. JESUS tinha pregado, de todas as maravilhas, os atos de justiça; então quando Pedro abriu a boca para dizer : “Tu és o Cristo...”, ele não estava dizendo algo desconhecido, mas estava dizendo do que ele havia vivido.
Pedro naquele momento alcançou o projeto de Deus, pois a revelação está além da letra,( lembrar ).
“pois também eu te digo que tu és Pedro (= Petros, fragmento de rocha); e sobre esta Pedra (=Petra = rocha, revelação), edificarei minha igreja.”
Quando o Sr. JESUS disse a Pedro: “E eu te darei as chaves do reino dos céus...”, ele estava apontando profeticamente sobre as vidas que iriam se converter através das suas pregações.
A chave nos fala de algo que tem um segredo, ( revelação) que abre uma porta (o Sr. JESUS disse: “EU SOU A PORTA...”), e uma chave não abre duas portas consecutivamente, e só conseguiremos passagem para a eternidade através do Sr. JESUS se estivermos na revelação,( no espírito ).
No seu primeiro discurso( no pentecostes), salvaram-se quase três mil pessoas ( Atos 2:41), e cinco mil no segundo discurso.
Há uma separação do que do espírito e do que é da carne( mundo); o que e do Espírito Santo, é revelação.
Em João 2:19 o Sr. JESUS diz: “derribarei este templo, e em 3 dias o reedificarei; Ele estava mais uma vez apontando profeticamente da sua morte e que ao terceiro dias ressuscitaria.
“Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
4. O PROJETO DE DEUS É COMPLETO:
“quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.”( João 16:8).
Pecado: Porque não crêem.
Justiça: Vou para o meu Pai ( início da ação do E. Santo )
Juízo : O príncipe deste mundo ... ( sentença decretada desde a eternidade pelo Pai ).
5. CONCLUSÃO:
No verso 13 ( “... Ele vos guiará em toda a verdade;... e nos anunciará o que há de vir.”), podemos entender que é o E. Santo é quem revela, e não a carne, nem o sangue, pois é soberano e tem guiado nossas vidas para entendermos este projeto de vida.
Nos ajuda a guardar o temor para que ninguém tome a nossa coroa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário