“E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.” Marcos 02:03-04
INTRODUÇÃO
Jesus estava em Cafarnaum e a palavra nos relata uma cura realizada por Ele na vida de um homem que se encontrava paralítico, Jesus estava em casa e muitos foram até a Ele naquele local, eram tantos que nem junto à porta cabiam, quando quatro homens conduzindo um paralítico também quiseram levá-lo até Jesus, e não podendo, abriram o telhado daquela casa para que o mesmo estivesse diante do Senhor, e assim recebesse a bênção que necessitava.
DESENVOLVIMENTO
“E vieram ter com ele conduzindo um paralítico...”
Existem muitas pessoas hoje que espiritualmente estão paralíticas, sem poder andar, e por isso impossibilitadas de estar diante de Jesus.
“Trazido por quatro...”
O paralítico naquela ocasião foi levado por quatro homens, quatro pessoas que o assistiram, esses quatro homens dentro do plano profético de Deus tem uma representação que leva o homem a ter uma transformação de vida; quando se vê a biografia de Jesus, quatro evangelhos foram escritos falando de sua vida e de seus feitos.
A palavra evangelho significa boa nova, boa notícia, portanto os quatros homens representam os evangelhos, as boas novas de Deus que o homem precisa saber para que seja conduzido na sua vida.
“...E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão...”
Ao levar o paralítico até Jesus, havia muitas pessoas naquela casa, o que parecia ser um impedimento para que aqueles homens pudessem entrar onde Jesus estava, hoje há uma multidão de problemas e dificuldades que se colocam diante do homem para impedi-lo de ser levado até ao Senhor.
“...Descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco...”
Os homens que conduziam o paralítico então subiram ao telhado onde a multidão não podia estar, o evangelho de Deus que vem até o homem, o distancia da multidão, o afasta das muitas dificuldades que o cercam, dando uma direção que o leve até Jesus.
Após subir o telhado desceram o homem para dentro daquela casa; naquela época as casas feitas eram de pedra com liga de barro, e os telhados com vigas de madeira e barro cozido ao sol, por isso entende-se que o telhado fora facilmente quebrado por aqueles homens, o barro simboliza o homem, a razão humana, que foi quebrado pelos homens que subiram ali, o evangelho que vem de Deus e alcança o homem retira tudo que é da razão, da ação humana, e faz o paralítico estar diante de Jesus.
“E, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico...”
Após passar pela multidão e pelo telhado o homem paralítico pôde ser colocado diante de Jesus e assim ouvir Dele a palavra que transformaria a sua vida:
“Filho, perdoados estão os teus pecados.” Marcos 02:05
“A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.” Marcos 02:11
CONCLUSÃO
O evangelho (boas novas) de Deus faz com que o homem vença a multidão (problemas, lutas, dificuldades) e também retira o barro (ação do homem) que está diante dele, levando-o até Jesus para que possa ouvir a sua palavra e receber a salvação (“perdoados estão os teus pecados”) e também caminhar (“Levanta-te”), tendo assim uma vida transformada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário