O PEDIDO DE ACSA E AS FONTES DAS ÁGUAS

O PEDIDO DE ACSA E AS FONTES DAS ÁGUAS
Contribuição ICM Murici

 Josué 15:13-19
“ Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.

ENTENDENDO A HISTORIA
Alguns eventos bíblicos são nada mais nada menos do que resumidas paródias (alegorias)  da nossa vida cristã cotidiana e com isto queremos significar que aquilo que ocorre conosco hoje já estava tipificado, projetado e revelado há mais de dois mil anos atrás.
E Deus permitiu este registro para que nós pudéssemos ter em mãos prontas soluções para os problemas que vivenciamos a cada dia.
Quando Acsa, após casar-se com Otniel, pede a seu pai fontes de água em terra deserta temos uma figura maravilhosa daquilo que ocorre conosco hoje quando aceitamos “desposar” o Senhor Jesus em nossas vidas.

DADOS INFORMATIVOS  DO TEXTO BÍBLICO 
Calebe = Arrojado) - Líder da tribo de Judá e um dos 12 espias  enviados a Canaã ( Nm 13.6). Ele e Josué voltaram com boas notícias e por isso entraram na Terra Prometida (Nm 14.30)-
Otniel = Deus É Força – Leão de Deus -Sobrinho de Calebe Conquistou Debir (Js 15.13-19) e foi o primeiro JUIZ (2), livrando o povo do domínio do rei da Mesopotâmia (Jz 3.7-11)
Acsa = Correntinha de Tornozelo - Filha de Calebe, dada em casamento a Otniel, seu primo (Jz 1.12-13).
Quiriate = Cidade dos cananeus, centro do culto a Baal (Js 9.17; 15.9; 1Sm 7.1)

Primeiramente importa notar a correlação entre as personagens do evento descrito no texto bíblico e o papel que Deus projetou para cada um no plano da salvação do homem.

Otniel, filho de Calebe,  era o “ Leão de Deus ”, primo de Acsa, filha de Calebe, com quem se casaria após efetuar uma proeza – conquistar Debir ou Quiriate-sefer – cidade centro dos cultos a Baal. Foi o primeiro Juiz em  Israel e também quem livrou o povo de Israel do rei da  Mesopotâmia 
(Jz 3:7-11)

O Senhor Jesus foi quem realizou a proeza de derrotar o inimigo maior em nossas vidas e por isso conquistou/comprou para si uma igreja imaculada, uma esposa.

Otniel foi o primeiro Juiz em Israel, é tipo de Jesus que é único Juiz.
Otniel derrotou os adoradores de Baal. Jesus derruba todos os altares na nossa vida. Otniel derrotou o rei da Mesopotâmia e livrou o povo de Israel. Jesus derrotou o nosso inimigo e nos deu libertação. 

Acsa é tipo da igreja fiel. A "correntinha de tornozelo" significa que temos um sinal que identifica a nossa caminhada. A caminhada do servo é ditada pelo seu Senhor. Devemos estar tão impregnados do Senhor Jesus que por onde passarmos as pessoas poderão identificar: ali vai um servo de Deus.  Por outro lado, a caminhada da igreja é cheia de graça e suavidade, a igreja do Senhor é formosa!
                       
Otniel e Acsa eram primos. A igreja do Senhor Jesus o tem como seu parente (lembrar – o Rei é nosso parente). Participam do mesmo sangue. Há verdadeira comunhão entre nós e o Senhor Jesus, verdadeira participação nos sofrimentos e vitórias. Esta comunhão entre Jesus e o homem não tem apenas um caráter contemplativo mas ela redunda em benção, em prosperidade espiritual.

Algumas correntes filosóficas, como o ascetismo, pregam que o fiel deve ter uma vida contemplativa, sem qualquer manifestação de interesse puramente material ou terreno. Daí surgiram as ordens franciscanas, beneditinas e outras na igreja católica.
Porém, a Palavra  de Deus nos assegura uma benção integral, ou seja,  uma benção que terá reflexos na  nossa vida espiritual, pessoal, sentimental, profissional, material, estudantil, familiar, eclesiástica, conjugal e em qualquer outra área da vida do servo.

Quando o homem aceita o Senhor Jesus ele adquire um intercessor junto ao Pai (relação Acsa – Calebe). Acsa insistiu com Otniel  para que pedisse a seu pai – Calebe – uma benção.
Por fim, Acsa declina do animal de carga onde estava montada e pede a seu pai fontes de água, o que significava naquelas condições históricas e geográficas o bem mais valioso para a vida.

AS FONTES DAS ÁGUAS
 Seu pai então lhe concede mais do que ela lhe pedira: fontes de águas superiores e inferiores.
 Interessante notar que somente por intermédio de Jesus podemos obter aquilo que nossa alma anela. Em Efésios 4:7,8 a Palavra nos diz que a graça foi concedida a cada um segundo a proporção do dom de Cristo que é aquele que “ levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens”.

PRIMEIRA LIÇÃO
Primeira lição importante: Nada conseguiremos sem o intermédio de Jesus. As bençãos que precisamos foram conquistadas pelo sacrifício vicário na cruz. O clamor pelo sangue de Jesus na vida do jovem deve ser constante. A benção tem caráter gratuito, mas precisa ser buscada.

Acsa insistiu com Otniel, diz o texto,  para que fosse a seu pai para reclamar uma benção. Por fim, Acsa entrevistou-se com o pai e pediu-lhe fontes de água. A referência aqui à entrevista direta com o pai, não quer dizer que se prescinde da intermediação de Jesus. Observe-se que somente após ter insistido com Otniel – seu esposo – é que Acsa foi falar com o pai.

Jesus certa feita relatou que um publicano e um fariseu subiram ao templo para orar. O fariseu orava de si para si mesmo, disse Jesus, numa oração recheada de preconceitos e auto-reconhecimento. O publicano, por sua vez, apenas e tão-somente pedia: “Sê propício a mim pecador”.

O fariseu pensava que não precisava de intercessor ou de intermediário porque confiava nos seus próprios méritos ( jejuns, dízimos e ofertas etc. etc.). Já o Publicano apenas pedia que Deus lhe fosse propício e nós sabemos que Jesus é a propiciação  pelos nossos pecados. A palavra propiciação tem este significado: algo que oferecemos a Deus para ele nos seja propício. O que nós oferecemos a Deus quando vamos ao altar é o sangue do cordeiro.

Jesus em seu ministério terreno mencionou diversas vezes o dever, a necessidade de buscar incessantemente a face do Pai, de pedir, de bater para que a porta se abra e assim por diante. Luc. 18:8 tem o texto que melhor se refere a este assunto. Após narrar a parábola do Juiz iníquo que atendia o pedido de uma viúva apenas para se ver livre do incômodo, Jesus faz uma pergunta retórica crucial: “ quando vier o Filho do Homem achará porventura fé na terra?”.    

SEGUNDA LIÇÃO
Segunda lição: é preciso nos despirmos da razão, dos interesses meramente humanos e da comodidade para chegarmos ao Pai com a nossa petição. Acsa desceu do animal de carga que estava montando – um jumento – para vir ao pai.

A posição de quem está assentado e sendo conduzido por um meio de transporte é muito cômoda. É preciso que o servo desça da sua comodidade. O jumento é um animal dos mais temperamentais ( e teimoso !) . É preciso que o jovem se dobre à vontade do seu Senhor e colocar em primeiro lugar o projeto do Senhor e não a sua própria vontade.

TERCEIRA LIÇÃO
Terceira lição: o conteúdo da petição é o mais importante. Salomão quando teve oportunidade de pedir o que quisesse a  Deus pediu sabedoria, isto é, pediu a assistência divina para a sua vida e para a obra que estava para realizar. Acsa pediu o que de mais importante poderia haver naquela época: fontes de água.

Hoje, o que há de mais importante para o jovem é a fonte de água da  vida, porque vivemos em um deserto espiritual, tal como Acsa e Otniel iriam viver numa terra deserta.. Por meio  da leitura da Palavra  nós permitimos que Deus atue no nosso interior fazendo fluir rios de água viva do Espírito Santo.

As fontes superiores e inferiores, por outro lado, significam que está reservado para nós as bençãos celestiais, garantidas numa promessa de vida eterna e também as bençãos que podemos gozar ainda hoje aqui neste tabernáculo terreno. Quando buscamos a Deus sinceramente  e de forma incondicional recebemos muito mais do aquilo que precisamos ou podemos  imaginar.

Interessante saber que a palavra do original grego traduzida por benção no versículo 19 do capítulo 15 de Josué é beraca – presente – dádiva - dom.

CONCLUSÃO
O crente fiel tem o direito de achegar-se ao Pai e pedir-lhe:Pai, me dá um presente, me dá uma dádiva, me dá uma benção  para minha vida. E qual a benção que tu queres? pergunta o Senhor (Pai de Acsa lhe perguntou). A resposta certa, revelada e sábia é: quero as fontes da vida, quero o Senhor Jesus, quero a Palavra, quero o Espírito Santo, quero o Projeto do Senhor para minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo