PORTA DO PEIXE

PORTA DO PEIXE
A segunda porta que foi restaurada nos muros de Jerusalém é a porta do peixe: 


"E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá; a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. E ao seu lado reparou Meremote, filho de Urias, o filho de Coz; e ao seu lado reparou Mesulão, filho de Berequias, o filho de Mesezabeel; e ao seu lado reparou Zadoque, filho de Baana. E ao seu lado repararam os tecoítas; porém os seus nobres não submeteram a cerviz ao serviço de seu senhor" Neemias 3.3-5.


Como vimos, a primeira porta que foi restaurada nos muros de Jerusalém, no livro de Neemias é a porta das ovelhas. Vimos que esta porta não tem tranca nem ferrolhos. Todas as outras tinham trancas, mas a porta das ovelhas não possuía tranca. Isto nos ensina que apesar da cidade ter um muro de separação, separando o santo do profano e o vil do precioso; separando um reino de outro reino e também para deter o inimigo, a Igreja do Senhor tem uma porta aberta para todo aquele que crer e entrar por Cristo, pela porta das ovelhas.

A porta do peixe diz respeito ao evangelismo. Creio que esta é a porta a qual nos leva para fora no arraial, pela qual devemos levar o seu vitupério (Heb. 13.13). Como vimos, o muro é para fazer separação, e as portas são para que Cristo possa ser conhecido dos que estão dentro dos muros e dos que estão fora. A porta do peixe é a porta que saímos para pregar a Jesus Cristo como as boas novas de Deus.

Jesus, assim que chamou os seus discípulos se referiu a esta porta quando disse: 

"Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" Mat. 4.19. 

O Senhor Jesus usa o peixe como figura do homem pecador a ser alcançado: 

"Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora" Mateus 13.47-48.

O texto de Isaías capítulo 52, no verso 7, também fala da pregação do evangelho, nestes dois aspectos: Graça e Reino, quando diz:

"Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina". 
F
ouvir a salvação, e que o nosso Senhor reina. Quando este evangelho, o do reino, for pregado a todas as nações, então virá o fim (Mt. 24.14). O evangelho são as boas novas em uma Pessoa; Jesus Cristo (Rom. 1.1-3).

Esta porta tem trancas e ferrolhos, mas elas se encontram no lado de dentro dos muros. Ela é trancada para os que estão fora não entre por ela, mas pela porta das ovelhas. Ninguém entra pelo evangelho em si, mas pela Pessoa de quem o evangelho se refere, de Cristo, a porta das ovelhas.

A porta do peixe só pode ser aberta por dentro do muro, para os que estão dentro saíam e pregue o evangelho a toda criatura. Por isso o Senhor disse: 

"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" Marcos 16.15. 

Ele não disse: - Vinde à igreja para ouvir o evangelho. A reunião da Igreja é para o ensino, comunhão, partir do pão e orações como já vimos, mas o evangelho é para os pecadores que estão fora. A ordem do Senhor é 'Ide'.

O nome daqueles que restauraram esta porta é muito significativo também. Hassenaá quer dizer 'Luz'. Meremote quer dizer 'Alturas'. Mesulão quer dizer 'Amigo'. Zadoque quer dizer 'Reto, Justo', e tecoítas, filhos de Tecoa quer dizer 'Firmes’. O evangelho traz luz das alturas, e nos faz amigos de Deus, justos e firmes no Senhor. O evangelho é Cristo, a Luz, (II Cor. 4.6), nos fazendo nascer do alto, de Deus (Jo. 3.3). Novas criaturas em Cristo, não mais servos, mas amigos (Jo. 15.15). Fazendo de homens pecadores homens justos, sendo Ele a nossa justiça (Jer. 33.16), e fundados e firmes na fé, no evangelho que ouvimos (Col. 1.23).



O evangelho a ser pregado é algo que precisamos considerar também. Paulo já dizia naquela época: "Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; o qual não é outro..." Gálatas 1.6-7. Jesus disse que é fácil sabermos se alguém que prega foi ou não enviado por Deus, quando diz: "Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça" João 7.18.

Há muitos evangelhos sendo pregado hoje em dia, o qual não é outro, senão anátemas. Quando o evangelho ou qualquer outra pregação não tem a Cristo, não aponta para Ele é anátema. Se um pregador não for cristocêntrico, com certeza estará falando de si mesmo e buscando a sua própria glória. Não há evangelho quando não se fala de Cristo, e este morto e ressuscitado (I Cor. 2.2). Morto, mas que agora reina (At. 2.36). E isto era o que os apóstolos pregaram no poder do Espírito à partir do Pentecostes: 

"E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça" Atos 4.33.

Paulo em Romanos, fala no capítulo 1, no verso 15, que gostaria de anunciar também aos romanos o evangelho. De que evangelho ele fala, sendo que ele não escreve a pessoas incrédulas, que não conhecem ao Senhor Jesus, mas sim a irmãos em Cristo? E todos eles eram irmãos já amadurecidos como nos apresenta em Romanos capítulo 16!

A princípio vemos nas Escrituras o evangelho da graça: 

"Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus" At. 20.24. 

Este evangelho nos fala de toda a graça de Deus que nos foi dada em Cristo naquela cruz. O evangelho da graça é Cristo crucificado, a Palavra da cruz: 

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" I Cor. 1.17-18.


A porta do peixe é a segunda porta a ser restaurada, porque à partir da regeneração, de entrarmos pela porta das ovelhas, o Senhor já nos chama a sair e pregar o evangelho. Qualquer filho de Deus, por mais novo que seja está apto para pregar o evangelho; ele pode anunciar as grandezas daquele que o tirou das trevas para a sua maravilhosa luz (I Pd. 2.9). 

Esta porta nos ensina isto. Esta é a função da Igreja para com o mundo, para com os homens pecadores. Se a Igreja cuidar somente da edificação, de regar, irá se tornar uma terra alagada, um pântano. Deus tem uma lavoura, mas primeiro é necessário plantar, para depois regar. Não se pode regar algo que ainda não foi plantado.

É verdade que não se pode esquecer de regar também e ficar só no plantio, mas cada coisa tem o seu tempo e propósito. Como diz Paulo, um planta, o outro rega, e Deus dá o crescimento (I Cor. 3.7). A Palavra de Deus como já citamos é semente para o que semeia e pão para o que come, como também água para regar (Isa. 55.10-11). 

Saíamos, pois, por esta porta, e lancemos sobre a Palavra de Cristo as redes, e teremos uma pesca maravilhosa. 

"Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas" Eclesiastes 11.6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo