ESCATOLOGIA

POR ÁLVARO OSTROSKI
ESCATOLOGIA

“E tu Daniel, fecha as palavras e sela este livro, até ao fim do tempo” Daniel 12:4a


O apóstolo Paulo movido pelo Espírito Santo escreveu em Romanos 15:4 que tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança, ou seja, tudo que consta na Bíblia foi escrito para nosso ensino.

A partir de tal premissa percebemos a importância de estudarmos todos os temas que constam na Bíblia. Por este fato se faz necessário que venhamos a estudar os temas envolvendo “O Fim do Tempos”.
Esse estudo doFim dos Tempos é chamado de Escatologia. A palavra Escatologia surge do grego “éskhatos” ou “skatós” que significa “último” e “logia” que significa “estudo”. Logo Escatologia é a Doutrina que estuda as coisas que devem acontecer no fim dos tempos.

DENTRO DISSO ESTUDAREMOS SOBRE:

1- O Arrebatamento da Igreja;
2- Milênio;
3- Grande Tribulação;
4- Julgamento Final;
5- Estado Eterno;
6- 70 Semanas de Daniel;
7- As Trombetas do Apocalipse;
8- Os selos do Apocalipse;
9- As duas Testemunhas de Apocalipse 11, 10- As bestas de Apocalipse,
11- Batalha do Armagedom e outros.

Esses estudos não visam ser uma apologia a visão de uma Denominação Cristã, mas visam apresentar aos leitores de forma educada e madura uma visão geral e sistemática do que a Bíblia registra sobre tais tópicos. Também não temos a ambição de exaurir o conteúdo de cada tópico, mas sim apresentar um panorama.

Estes artigos não são destinados a teólogos capacitados, mas a leigos como nós que simplesmente amam a Palavra de Deus e querem conhecê-la cada dia mais.

Importante esclarecer que ao longo da história da Igreja muitos servos de Deus dedicaram-se ao estudo de tais tópicos e surgiram linhas de interpretação diferenciadas. Nestes estudos abordaremos as principais linhas de interpretação e com base no Livre Exame da Escriturasiremos expor os argumentos que nos levam a crer em uma em detrimento da outra.

Gostaríamos de frisar ainda que a Bíblia afirma de forma clara e categórica que: Jesus voltará, haverá um julgamento e os servos fiéis de Deus estarão por toda a eternidade com Cristo. Essa é a Doutrina basilar da fé cristã no que tange a Escatologia e toda a Denominação Cristã verdadeira crê nisso, todavia, os mais diversos grupos cristãos divergem nos pormenores de como isso irá ocorrer. Nossa posição acerca disso é de respeito à visão interpretativa destes irmãos, muito embora podendo não concordar com ela, mas sem lhes atribuir o rótulo de “hereges”.

Entendemos ainda que a Bíblia é a verdade de Deus, mas não nos julgamos detentores de tal verdade, pois somos humanos, limitados e falhos. Caso percebamos posteriormente que nossa visão estava equivocada, sem problema algum nos reformularemos e nos direcionaremos aos trilhos da verdade de Deus.

Os estudos que apresentaremos têm de forma piedosa o desejo de acrescentar conhecimento bíblico, tanto histórico como profético, a vida dos leitores para assim auxiliar no seu desenvolvimento cristão, cumprindo o que a Palavra de Deus requer de nós quando diz em II Pedro 3:18 “antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo....”.
Por fim deixamos as palavras inspiradas do apóstolo Paulo em I Tessalonicenses 5:21 “Examinai tudo. Retende o bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo