SALVAÇÃO - ATO E PROCESSO

SALVAÇÃO - ATO E PROCESSO

Salvação é uma dádiva de Deus, que se manifesta na vida do homem através de duas fases ou etapa; chamada de novo nascimento. Porque é Novo Nascimento?

O QUE É NOVO NASCIMENTO?


Porque o corpo do qual o homem faz parte é o corpo de Cristo onde circula um sangue que não é biológico, que é o Espírito Santo (não morre). É a nova vida em Jesus, que não morre, mas que conduz o homem para um tempo eterno (vida eterna). Isso se da em duas fases, Ato e Processo.


1º- ATO – A PRIMEIRA FASE É O ATO:

No ato, Deus cumpre o seu propósito, concedendo ao homem uma experiência através do Espírito Santo. Nessa operação o Espírito Santo revela Jesus como o Salvador e aponta um caminho, que é o caminho para a vida eterna.

No ato, o homem descobre o caminho, através de uma experiência pessoal com o Senhor Jesus. (caso de Paulo)

O propósito cumprido da parte de Deus é uma operação do Espírito Santo, revelando Jesus e apontando o caminho, um mistério que será revelado no caminho, um mistério que será revelado no caminho.

ELEITOS:

Um processo de eleição. Deus elege o homem e o capacita para crer n'Ele, para ter fé n'Ele. Não é o homem quem escolhe a Deus, mas é Deus quem escolhe o homem (Jo. 15:16). E um projeto de Deus para o homem. Está programado por Deus para a vida do homem. E um ato da misericórdia de Deus para com o homem. 

PRESCIÊNCIA
Pre-conhecimento - "[...] segundo a presciência de Deus Pai [..1" (I Pe. 1:2). Isso não depende do homem. "Antes que te formasse no ventre te conheci [...]" (Jr. 1:5). "Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro." (I Jo. 4:19). 


A SALVAÇÃO É PROFÉTICA:

Projeto para resgatar o homem (Pai)
Por que a salvação a profetisa? Porque Deus a preparou antes que o homem tivesse consciência; tudo emerge de Deus e não do homem; é profetisa. O Homem não sabe. O homem não é salvo porque é inteligente, leu a Bíblia, mas Deus o separou antes que tomasse consciência; Deus sabia antes de o homem saber. 

Textos da Salvação Profetisa: 

..."0 Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome." (Is. 49:1). 

Profeta Jeremias: "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei: as nações te dei por profeta. " (Jr. 1:5). 

Apóstolo Paulo: "Mas quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça. " (GI. 1:15). 

Davi: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe [...]" (SI. 139:16). 

Outros Textos: 

"Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. " (Ef. 1:4). 

"Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (pare que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), " (Rm. 9:11). 

"Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o principio para a salvação, em santificação do Espirito, e fé da verdade; " (II Ts. 2:13). 

No Projeto de Salvação que Deus preparou para o homem, o sentido de eleição pode ser explicado nas expressões usadas nos textos citados, ou seja: Não me escolhestes vós a mim [...]" (João 15:16) e "[...] ele nos amou primeiro. (I Jo. 4:19). 

0 sentido das expressões citadas nesses versículos mostra: 

1. Por um lado, a soberania de Deus em ter escolhido o homem, fazendo uso da sua graça nessa escolha através da palavra amor quando da: "(de nos amou primeiro". "nos o amamos  porque Ele nos amou primeiro.' (I Jo. 4:19): 

2. Por outro !ado, mostra que o homem não teve participação quanto a oferecer qualquer contribuição dele nesta escolha: "não me escolhestes vós a mim, mais eu vos escolhe a vós, para que ides e deis fruto e o vosso fruto permaneça" (Jo. 15:16): 

Isso equivale dizer que a eleição foi da vontade exclusive de Deus: Ele quis assim. Escolheu o homem, lançando mão de Sua soberania e movido pelo Seu grande amor por ele.

3. A expressão: "Nos o amamos [...]" esta no presente, porque o homem é hoje o resultado da gloriosa escolha que Deus fez por ele; todavia, a expressão: "Ele nos amou primeiro", esta no passado, porque para escolher, Deus usou da sua Presciência, ou seja, Ele conheceu o homem antecipadamente.Conheceu cada escolhido Seu da mesma forma que conheceu Jeremias no capitulo 1, versículo 5: "Antes que te formasse no ventre te conheci Conheceu da mesma forma que conheceu Paulo quando escreve aos Galatas no capitulo 1, versículo 15, T.] que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua grata. " Deus contemplou cada servo Seu da mesma forma que contemplou Davi quando expressa, no Salmo 139:16, "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe [...1". A iniciativa da eleição é de Deus. 

4. A escolha por parte do Senhor na expressão "Não me escolhestes vos a mim, mas eu vos escolhi a vos [...]" confirma a expressão de Paulo aos Efésios 2:8-9, ou seja, que o homem foi salvo ou eleito pela grata do Senhor, afirmando que e isso não vem de vos, é dom de Deus." 

Portanto, a iniciativa da eleição do homem vem de Deus e não do homem, porque foi Deus, o Pai, quem, no Éden, tomou a iniciativa de chamar Adão, dizendo: "Adão onde estas? ". Tal iniciativa não foi de Adão, que, ao contrario, tomou a iniciativa de se esconder de Deus. 

Foi Deus, o Pai, quem, na figura do Oleiro, tomou a iniciativa de manusear o barro nas mãos para fazer dele o vaso conforme a Sua vontade. Essa iniciativa não foi do barro. 



Jer 18:4 "Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na Mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer". 

Foi Deus, o Pai, quem teve a iniciativa de ama"(...] o mundo de tal maneira que deu seu Filho Unigenito (...]". (Jo. 3:16). 


No ministério terreno do Senhor Jesus, foi Deus, o Filho, quem tomou a iniciativa de ir a Jerico para abrir os olhos ao cego, a Samaria para salvar a mulher samaritana, ao tanque de Betesda para fazer o paralitico andar e até a cruz para garantir o paraíso aquele que lhe pediu para lembrar-se dele quando entrasse no Seu Reino. 


E agora é Deus, o Espirito Santo, quem foi enviado para ser o Consolador da Igreja Fiel de Jesus e prepara-la para o seu arrebatamento. A iniciativa da eleição do homem é de Deus, porque Deus Pai o elegeu em Jesus, o Deus Filho, ainda antes da fundação do mundo, conforme a carta de Paulo aos Efésios 1:4-5: 

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de ado por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Ef. 1:4-5). 

Como é a eleição no projeto de salvação? Iniciativa partindo de Deus: 

1. E profética, pois vem da eternidade, visto que Deus 6 etemo: "(...] de eternidade a eternidade, to es Deus. " (SI. 90:2); 

2. E pela graça: "Porque pela graça sois salvos [...] e isto não vem de vós; é dom de Deus. " (Ef.2:8); 

3. E pela soberania de Deus: "[...], mas eu vos escolhi a vós [...]" (João 15:16); 4. E pela presciência de Deus: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai [...]" (I Pe. 1:2). 

ELEIÇÃO EM JESUS
A eleição esta condicionada a permanecer em Jesus. "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fossemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor. " (Ef.1:4). 

"Eleitos segundo a presciencia de Deus Pai, em santificageo do Espirito, para a obediencia e aspersao do sangue de Jesus Cristo: grata e paz vos sejam multiplicadas. " (I Pe. 1:2). 


"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa Luz; " (I Pe. 2:9).  

O CHAMADO:

O Chamado ou encontro com Jesus - No Chamado se toma conhecimento da Eleição. 


Alguns são chamados num momento de alegria, outros, de dor, de dificuldade, etc. 

"0 chamado não é uma mudança de religião".

E o encontro com Jesus. E o momento em que a pessoa se define pela salvação, aceitando-a ou não. O chamado e a revelação de Jesus ao homem através do Espirito Santo. 

No ato do chamado, Deus consolida sua eleição, colocando a disposição do homem a fé que será o agente de ligação entre Deus e o homem que, a partir desse momento, exerce o seu direito de livre-arbítrio. 


A partir do chamado, o homem será o responsável para ser parte do processo desde que seja sob o Governo do Espirito Santo.

"Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropegareis. "(II Pe. 1:10). 


O Encontro, ou Chamado, ou Conversão (Jesus). Conversão significa "dar meia volta"; é o pecador voltando-se para Deus e abandonando o pecado. E voltar a Deus e composto de dois elementos: arrependimento e fé. A palavra arrependimento no grego (metanoia) significa "mudança de mente". E uma mudança em relação ao pecado; reconhecer-se culpado diante de Deus. Rejeitar o mal e seguir a Cristo. 

2º- PROCESSO – A SEGUNDA FASE É O PROCESSO:


No processo, Deus coloca à disposição do homem o mesmo Espírito Santo que completará o ATO da salvação, conduzindo o homem no caminho que é Jesus, (processo) – O processo é um chamado de santificação.

“Em santificação”, é, portanto o caminho orientado e dirigido pelo Espírito que santifica o homem, uma operação contínua do Espírito Santo.

No ato, a operação é realizada pelo Espírito Santo, é um ato da graça de Deus, não exige esforço humano; ao passo que, no processo, é indispensável a obediência e a dependência ao Espírito Santo na caminhada. Andar no caminho é o processo.

No ato Deus descobre e atinge o homem. No processo, o homem escolhe o caminho traçado por Deus e anda nele, se quiser. No processo está o livre arbítrio Deus não muda, o homem escolhe e decide. O homem, através do livre arbítrio, aceita ou rejeita a dádiva da salvação, que é uma ação de Deus, um ato de sua graça; no livre arbítrio o homem aceita ou rejeita a graça.

O LIVRE-ARBÍTRIO:

Capacidade dada ao homem por ocasião da criação para escolher entre o bem ou o mal, agradar, obedecer a Deus ou desobedecer-Ihe. No chamado, o homem exerce o seu Livre-Arbítrio. E o momento em que a pessoa se define pela salvação, aceitando-a ou não

Os Homens tem duas opções: aceitar ou rejeitar. Livre-arbítrio. Arbitro (juiz) de si mesmo. Deus criou o homem urn ser racional. "[...] se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações [...1". (Hb. 3:7-8). 

Aceitar: E estar no caminho, em santificação; a deixar o Espirito Santo dirigir a vida e é aceitar, pois a aceitação não é imposta. 


Rejeitar: E sair do caminho, rejeitar a santificação. Deus opera, mas é o homem quem decide a sua vida. A direção (o governo) do Espirito Santo só se dá quando se aceita o chamado. 


Livre-Arbítrio- Ele escolheu, ele quis. 

Alguns textos que mostram o Livre-Arbítrio do homem: 

"Desejaria eu, de qualquer maneira, a mode do impio? Diz o Senhor Jeová: não desejo, antes, que se converta dos seus caminhos e viva? [...]" (Ez. 18:23-32). 

0 Senhor deseja que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. (1 Tm. 2:3-6). 

Queda: "Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia". (I Co. 10:12). 


Proposta de Deus para o homem: "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente. " (Dt. 30:19). 

Escolher ou ficar vontade: "Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoara a vossa transgressão nem os vossos pecados. " (Js. 24:19). 

"Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e to não quiseste! " (Mt. 23:37). 

"E não quereis vir a mim para terdes vida. " (Jo 5:40). 


A Graça a oferecida a todos que querem: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vem o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração: e encontrareis descanso para as vossas almas. 
" (Mt. 11:28-29).

Não atentar para tão grande salvação:
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram; (Hb. 2:2-3).

Exemplo: Paulo e o navio - Se não ficassem no navio, não poderiam ser salvos
Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio. Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo esteve comigo [...] Disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não podereis salvar-vos. (At. 27:22-23 e 31).

Somos livres para escolher o bem ou o mal.

"[...] quis eu ajuntar os teus filhos [...]" (Mat. 23:37). A livre escolha moral acarreta capacidade tanto para escolher o bem como o mal. "Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto. " (I Pe. 5:2).

Opções: "Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente. " (Dt. 30:19).

O Livre-Arbítrio antes da Queda: "E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. " (Gn. 3:6).

"Vede, isto tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas eles buscaram muitas invenções. "(Ec. 7:29).






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição Revista e Corrigida. Tradução por João Ferreira de Almeida. 1a Edição. São Paulo: 2011.
Apostilas de Seminário da Igreja Cristã Maranata­ES- 2014.
SEMINÁRIO DA IGREJA CRISTÃ MARANATA, Maanaim, ES, 2013.
GEISLER, Norman. Eleitos , mas Livres. Editora Vida, São Paulo,2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo