OS 9 DONS ESPIRITUAIS

OS 9 DONS ESPIRITUAIS
Dons espirituais são Manifestações do Espirito Santo no seio da Igreja, tendo como finalidade a sua edificação.
Os capítulos 12, 13 e 14 da 1ª Carta de Paulo aos Corintios falam desta benção do Espirito Santo, bem como ensinam como exercitar os dons no Corpo de Cristo, que é a Igreja.


 Aqui Paulo enfatiza: 
A existência dos dons espirituais dentro da Igreja; 
O conhecimento mais profundo dessa doutrina; 
Sua importância para a Igreja. 

I Co. 12: 1 - "Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. " 

A palavra ignorante significa aquele que não tem conhecimento determinada coisa; que desconhece a existência de algo; que não esta a par de alguma coisa. 

E possível avaliar como Paulo podê conhecer o use dos dons na Igreja, como ele alcançou esse entendimento de que aquilo que estava acontecendo era o use do dom espiritual de sabedoria, como ele pode entender, pelo Espirito, que a visão, a revelação, o sonho, estavam incluídos no dom de ciência (ou do conhecimento da parte do Senhor). 

Paulo pode avaliar cada um dos nove dons espirituais no dia a dia da caminhada da Igreja. Ele pôde observar que acontecia um fato que era muito importante porque era a confirmação das profecias que estavam no Velho Testamento, mostrando que haveria um momento em que o Espirito Santo seria derramado sem medida, e que as pessoas, velhos e jovens, que estivessem aos pés do Senhor, teriam uma experiência com os dons espirituais. 

BATISMO COM ESPIRITO SANTO
A Igreja que vivia essa experiência é aquela que a Palavra descreve no livro de Atos dos Apóstolos, a sua vida, as suas lutas, as suas vitorias, e o inicio da caminhada da Igreja. São as primeiras experiências, o batismo com o Espirito Santo, os dons espirituais e a continuação da obra do Senhor. 

Quando se quer conhecer algo a respeito de alguma doutrina, como o Senhor usava os seus servos. como a Igreja era trabalhada, deve-se voltar a Palavra e verificar o que o Espirito Santo esta revelando através da Sua palavra. 

O batismo com o Espirito Santo, por exemplo, no livro de Atos. Paulo pergunta aos Efésios: "Recebestes vós já o Espirito Santo quando crestes? E eles respondem com honestidade: Nós nem ainda ouvimos que haja espirito Santo. (Ato 19:2). 



Fazendo um paralelo a este versículo, tem-se um exemplo de que em um certo dia o Senhor mostrou que um grupo de irmãos deveria ir a Itália levar uma palavra para onze pessoas que estavam ali, exatamente como aqueles de Éfeso. Foi consultado ao Senhor e o Senhor mostrou qual o pastor que deveria ir a Itália e o presbitério comunicou ao pastor de que o Senhor o incumbiu de uma missão muito interessante, ir a Itália, assim como Paulo foi aos Efésios. 

Paulo estava naquela mesma situação. Aquele grupo de doze varões em Éfeso não sabia acerca do Espirito Santo, eles disseram: 

[...]. Nós nem ouvimos que haja Espirito Santo. Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que apos ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. (Atos 19:4-4). 


Então, eles foram batizados nas Águas em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo e, quando Paulo impôs-lhes as mãos falavam línguas e profetizavam. (Atos 19: 2 a 7). 

1º- SABEDORIA 
I Reis 4:29-30 -E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que esta na praia do mar. E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente...

Salomão jamais poderia compreender tal obra sem receber esta benção: e através dela o Senhor lhe concedeu: 

1. Discernimento — I Reis 3:16 a 28; 
2. Prosperidade no reinado; 
3. Riquezas e poder; 
4. Reinado de paz. 

A palavra de Sabedoria é um dom usado pela Igreja através do Espirito para colocar todas as coisas nos seus devidos lugares. Provérbios 9:1: "A sabedoria já edificou a sua casa [...]". Todos os dons espirituais servem para edificação da casa (Igreja), mas a sabedoria coloca tudo nos seus lugares para que essa casa não venha ruir depois. 

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus [...]" (Tiago 1:5). 

A Igreja de Deus é Sabia 
Paulo, escrevendo aos colossenses (capitulo 1:9-10), mostra a importância da sabedoria no crescimento da Igreja. 

Se, por exemplo, na construção de uma casa de alvenaria, fossem colocadas telhas no lugar dos tijolos. ou tijolos fora do prumo, ou se as paredes não fossem niveladas? Por certo essa casa desabaria. Uma Igreja pode ser muito abençoada, porem, se não for sabia, a situação se tornara muito séria.

2º - CIÊNCIA 
É a expressão do conhecimento de Deus revelado ao homem. Divide-se em: 

1. Sonhos; 
2. Revelações; 
3. Visões. 

Não e correto usar expressões: dom de revelação, dom de visão ou sonho, mas dom de ciência que compreende tudo isto. 


Foi a principal manifestação da vontade de Deus aos profetas do Velho Testamento. 

3º -  FÉ 
0 apóstolo Paulo define fé como um mistério (I Timóteo 3:9). Ainda em Hebreus 11:1 — "Ora, a fé e o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem." 


É bom apontar aqui a grande diferença que existe entre fé e superstição. O mundo e supersticioso, pois crê em Jesus da mesma forma que em horoscopo, pé de coelho, trevo de quatro pontas, padroeiros, etc. A fé é uma benção concedida ao povo de Deus. 

Existe na Igreja:
a) A fé que significa Vida Espiritual do crente, ou seja, o servo de Deus recebe com o novo nascimento; 
b) 0 dom de Fe este dentro do contexto de dons espirituais, como uma benção especial para o exercício dos demais dons. Como profetizar se não tiver fé? (A profecia seja segundo a medida da fe). Como curar enfermos ou operar maravilhas sem esse dom? Por isto e necessário esta partícula de vida dentro desse corpo (Igreja). 

Obs.: Toda a Igreja pode ter esse dom, basta pedir ao Senhor. Tambem não ha pretensão de identificar o dom na vida de um crente, mas sim na vida da Igreja. 

4º - DONS DE CURAR 
0 Espirito Santo não deu diretriz Unica para a manifestação deste dom (por isto esta no plural). A diversificação e grande nesta manifestação do poder de Deus. 

Jesus curou de vários modos: 
Mateus 9:20 — A mulher do fluxo de sangue; 
Marcos 10:46 a 52 — 0 cego Bartimeu; 
João 9:6 — 0 cego de nascença; 
João 5:1-15 — 0 paralitico de Betesda. 

Na Igreja primitiva: 
Atos 3:1-6 - A cura do coxo na Porta Formosa do Templo; 
Atos 9:32-34 — A cura de Aneias; 
Atos 14:3-10 — A cura de um coxo em Listra.

O dom esta no plural para a Igreja, ou seja, o Senhor usa vários servos e de varias maneiras; por exemplo, existem servos com esse dom e que são usados enquanto cantam louvores ao Senhor, outros enquanto estão entregando uma mensagem na Palavra, outros são usados na imposição de mãos, etc. 

Não existe um ritual, mas o Espirito Santo opera da maneira que quer, visando a edificação da Igreja. 

5º - DONS DE MARAVILHAS 
Do mesmo modo que os dons de curar, também esta no plural. As operações de maravilhas não podem ser enumeradas, mostrando a variação do modo de o Espirito operar. 

Milagre ou Maravilhas = tudo aquilo que não se explica por causas naturais. 

Jesus: 
João 2:7 a 10 — transforma a água em vinho; 
Mateus 15:29 a 37 — multiplica os pães; 
João 11:14 a 45 — ressuscita Lazaro; 
Marcos 4:35 a 41 —acalma a tempestade.

Na Igreja primitive: 
Atos 9:36 a 43 — ressurreição de Dorcas; 
Atos 16:25 e 26 — Paulo e Silas libertos do carcere; 
Atos 28:3 a 5 — uma víbora prendeu-se na mão de Paulo. 


Obs.: A cura de uma enfermidade incurável é uma maravilha. Hoje o Senhor tem curado cegos, cancerosos, etc. 

6 -  DOM DE PROFECIA 
E necessário fazer uma diferença entre profeta e profecia. 
Profeta: o verbo e "profetéo" (grego) 

O termo não se limita a quem prediz o futuro: profeta não é o que prediz, mas o que fala da parte de Deus, podendo predizer se a mensagem de Deus tratar do futuro. 
Profecia: proclamação de fatos vindouros. 

Através desse dom, o Senhor mostra o que ira acontecer. Sem profecia o povo se corrompe. Por meio do dom de profecia o povo toma conhecimento de tudo que ira acontecer e busca o Senhor. Se Jonas não entregasse aquela profecia, por certo Nínive teria sido destruída. 

I Corintios 14:3 "Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação."

Edificação: A Igreja toma conhecimento da profecia e recebe a benção quando do seu cumprimento. 
Exortação: O Senhor pode chamar atenção do seu povo ou servo para o que ira ocorrer se ele não se acertar ou não buscar a Deus. 
Consolação: nas horas de lutas, o Senhor pode consolar o seu povo por meio de uma mensagem profética. 


A profecia pode vir por uma interpretação de linguás, visão, revelação ou sonho. O que importa e que profecia se refere ao que ira acontecer: esse dom existe na Igreja. 

A grande profecia da Igreja nestes dias, e que consola, é: Jesus vem breve!

7º - DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS 
Existem três tipos de espirito: 

1. Espirito do homem; 
2. Espirito do mal; 
3. Espirito Santo. 

Paulo afirma: "julgai todas as coisas..." 

Obs.: Existem vários tipos de espíritos das trevas, mas todos são espíritos do mal. Os anjos também são espíritos, porem suas manifestações na Igreja são segundo o Espirito Santo. 

8º -  VARIEDADES DE LÍNGUAS 

Não é variedade de idiomas, nem variedade de sons ou palavras em línguas estranhas - (Atos 2:6). Mas é variedade de operações através desse dom. — diferentes operações.

DIFERENÇA ENTRE LÍNGUA ESTRANHA E IDIOMA DESCONHECIDO 

LÍNGUA ESTRANHA COMO DOM 
Glossa (língua estranha, não traduzível, desconhecida) - Mc. 16:17: "novas línguas" - At. 2:4: "noutras línguas" - I Cor. 12:10: "variedade de línguas". 
Esse dom não significa falar inglês, alemão, grego, etc.É um dom espiritual e não um curso audiovisual. 
 LÍNGUA DESCONHECIDA OU IDIOMA 
Dialektos (língua conhecida, idioma). Atos 2:6: "na sua própria língua". dialektos (língua ou a linguagem 

0 que aconteceu no Pentecostes: cada um ouvia em sua própria língua. Os discípulos falavam em línguas estranhas, mas o fenômeno de ouvir na sua própria língua se dava no ouvido. O grego dizia: eu ouvi tudo em grego; o romano dizia: eu ouvi tudo em romano (latim). 

DIFERENTES TIPOS DE OPERAÇÕES: 
E edificação: para o servo ("aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo"). 
E repreensão para o adversário: ele se confunde com aquilo que é falado da parte do Senhor. 
E sinal para o incrédulo: operações do Senhor através desse dom na vida dele. Sinai de que Deus esta operando. Alguém é usado no dom e o Senhor da a interpretação a um visitante como sinal. 

Muitos pensam que esse dom esta dividido em dois: dom de linguás e dom de variedades de linguás. Não é isso. O dom na relação dos nove (I Corintios 12) é variedades de línguas. 

É bom não confundir variedade de línguas com variedade de palavras em mistério. 


O dom é aperfeiçoado em cada servo na medida da busca e da santificação. Assim sendo, hoje o servo pode falar duas palavras em mistério e, amanhã, dez, e assim por diante. 

Por que, então, Variedade de Línguas? 

Existem varias maneiras de o servo ser usado nesse dom. 
Exemplos: 
Como glorificação; 
Como sinal de repreensão ao inimigo; 
Como sinal para o incrédulo. Esta pode. em determinados momentos, ser interpretada para edificação da Igreja; 
Pode ser usada para orar em espirito; 
Como sinal de uma cura, etc. Para falar mais sobre Variedades de Línguas, devem ser observados alguns versículos do capitulo 14 de I Corintios. observando também que ele fala da interpretação.

I Corintios 14:2 "Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espirito fala de mistérios". 

Serão enfocadas, nesse versículo, as seguintes expressões: 

1. Não fala aos homens senão a Deus - No original ha manuscritos no dativo singular — Theô, isto é, a Deus. outros, porem, trazem o genitivo singular — Theou, isto e, de Deus, ou seja, da esfera da presença de Deus; no Espirito. O sentido realmente é da Terra para o céu. porem, o termo Deus aqui mencionado e o mesmo do Velho Testamento, ou seja, Pai ou todo Poderoso. 0 Espirito Santo continua na Terra realizando a obra e ligando Seu povo ao trono da grata. Ele testifica na Terra e no céu (I João 5:8), e somente o Espirito Santo pode falar de mistérios. 

2. Em espirito - Esta expressão foi usada por Jesus naquele dialogo com a mulher samaritana — "Mas a hora vem, em que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai em espirito e em verdade..." (João 4:23). O original mostra que esta expressão significa uma situação ou estado, ou seja, dentro do Espirito Santo, o que vale dizer: em comunhão com Deus. Não foi usado aqui: pelo espirito, ou através do espirito. mas em espirito. E bom lembrar que o homem natural tem espirito, porem a sua adoração não é aceita por Deus. 

3. Fala de mistérios - Disse Jesus: "a eles Eu falo por parábolas, mas a vós é dado conhecer os mistérios". O homem não entende nem conhece os mistérios, porem Deus lhos tem revelado, isto e, aos seus servos. A inscrição: "Mene, Mene, Tequel, Ufarsin" (tradução do mistério) do Velho Testamento era de fato um enigma escrito, ou seja, mistério. Não veio do homem, se não os sábios 

interpretavam , porem Deus revelou ao homem que estava em espirito, em comunhão com o Senhor. 
Nunca se pode dizer que tudo que o Espirito Santo diz o homem entende. Daniel, por exemplo, não entendeu algumas revelações; Ezequiel e Zacarias não entenderam algumas visões, e assim por diante. Será que o homem entende todo o Apocalipse? No entanto, veio do Espirito Santo. 

4. Edifica a si mesmo - I Corintios 14:4 "0 que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a Igreja". O termo edificar significa construir, ou seja, movimentar alguma coisa. A Igreja e edifício espiritual e faz parte da Obra de Deus. E quem realize esta Obra? — O Espirito Santo. Logo, como pode o espirito se auto edificar? No entanto, o Espirito Santo edifica o servo, edifica a Igreja preparando-a para o arrebatamento. I Corintios 12:6 "E ha diversidade de operações, mas é o mesmo que Deus opera tudo em todos. " 

I Corintios 14:5 "E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas, mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é major do que o que fala línguas estranhas, a não ser que também interprete para que a Igreja receba edificação". 

0 que profetiza é major do que o que fala línguas estranhas. Esta expressão: é major que, significa no original: O mais útil. Assim sendo, o que profetiza e mais Igreja, a não ser que interprete. Ora, com esta afirmação de Paulo, entende-se que ele colocou a interpretação de línguas no mesmo pé de igualdade com a profecia. Por que? E claro que dom de interpretação de línguas estranhas é um, e profecia outro, no entanto, uma interpretação pode trazer uma profecia que vai edificar a Igreja. Mas alguns poderiam dizer: a profecia edifica, exorta e consola. No entanto, na interpretação de línguas pode haver exortação, edificação e consolação. 


I Corintios 14:14 "Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espirito ora bem..."

O espirito ora bem porque ora em comunhão com Deus, ou seja, ligado ao Espirito Santo, pois ele liga o servo ao trono da graça. Nunca se pode afirmar que língua estranha esta na dependência do espirito (ou seja, psique) do homem; os materialistas afirmam isto. 

Paulo afirmava que gostaria que toda Igreja em espirito (comunhão com Deus), não que toda Igreja tivesse o dom de profecia, mas que toda Igreja profetizasse, pois a profecia pode vir através de qualquer outro dom. 

A Bíblia não afirma que quem fala em línguas estranhas esta orando com seu espirito (espirito do homem), mas pode acontecer de alguém orar pelo Espirito Santo em línguas estranhas. Isto é uma variedade do dom. pois o dom e de variedade de línguas. 


Obs.: Não confundir interpretação com tradução.  exercício do Dom de variedade de línguas visa principalmente ao incrédulo, porem a interpretação é a manifestação da voz do Senhor para seu povo. A inscrição na parede do palácio real de Babilônia era um mistério, pois nenhum de seus sábios soube interpreta-la. 

9º - INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS: 
• Não significa tradução, mas a revelação da vontade de Deus para o seu povo. 
• Poucas palavras na língua estranha e muitas na interpretação. Ex.: Daniel: Mene, Tequel. 
• Não ha o dom de interpretação de línguas sem o dom de línguas: um fala e o outro interpreta, porque a Igreja e CORPO. Paulo: "...um fala e outro interpreta". 

Nota: Não ha dom de cantar, dom da palavra, dom de evangelização, etc. 

OS DONS ESPIRITUAIS VÃO ACABAR? 
Sim. Quando? No arrebatamento da Igreja. I Cor. 13:8-10: "[...] quando vier o que 6 perfeito[...]" 
0 que é perfeito? 0 reino de Deus, Jesus. Então, quando Ele vier, "[...] o que o e em parte sera aniquilado. " 
Perfeito é a Bíblia compilada em livros? Ef. 4:13: "Querendo o aperfeiçoamento dos santos [...] Ate que todos cheguemos [...] o varão perfeito a medida da estatura completa de Cristo". Quando isso se dará? No arrebatamento da Igreja, quando Jesus vier, pois ele é varão perfeito. 
"A lei e os profetas duraram ate João" Certo. A lei e os profetas da lei. 

8 ERROS QUE PRECISAM SER EVITADOS 
Dons genéricos. Superficiais. Dons compridos. Sem objetividade. 
Uma pessoa só usada nos dons define todo o culto. Monopólio. 
Envolvimento pessoal. Cuidado quando se tratar de familiares (mãe tem dom com o filho etc.). 
E preciso que o dom tenha figuras espirituais e aplicação espiritual. O que o Senhor quer operar? 

Todos os dons espirituais estão sujeitos principalmente a sabedoria e discernimento de espíritos. Exemplo: se alguém tiver uma revelação, deve-se saber primeiro se ela veio do Espirito Santo. Caso tenha vindo. a sabedoria ensina: a hora de falar, o modo de falar, se deve falar, ou o discernimento do que o Senhor quis falar. 

O Novo Testamento ainda fala da Igreja como um corpo. Esse corpo possui vários membros (servos) e vários Órgãos, os dons espirituais, regidos por vários sistemas que são os ministérios. 

A Palavra de Deus e apta para discernir, tem sido o prumo desta Obra. "[...]. Que vês tu. Amos? E eu disse: um prumo. Então disse o Senhor: eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele. (Amos 7:8). 

O dom espiritual não é maior que a Palavra do Senhor (Bíblia), pois o dom existe, não porque o homem tenha autorizado, mas a Palavra. Assim, a Palavra deve ser consultada. na confirmação de todas as coisas. 
"Quem tem ouvidos, ouça o que o espirito diz as igrejas". (Apocalipse 3:22). 


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição Revista e Corrigida. Tradução por João Ferreira de Almeida. 18 Edição. São Paulo: 2011. 
Apostilas de Seminário da Igreja Crista Maranata-ES- 2014. 
SEMINÁRIO DA IGREJA CRISTA MARANATA, Maanaim, ES, 2013. 
HAGIN E. Kenneth. A Respeito dos Dons Espirituais. Grata Editorial. Rio de Janeiro: 1985. 

CHOWN, Gordon- Os Dons do Espirito Santo-Vida-SP-2002 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo