VOCÊ É O SOLDADO CONVOCADO PELO ESPÍRITO SANTO PARA LUTAR PELO REI

VOCÊ É O SOLDADO CONVOCADO PELO ESPÍRITO SANTO PARA LUTAR PELO REI
Felipe Nepomuceno
Vila Velha/ES

“E, no sétimo ano, mandou Joiada chamar os centuriões, com os capitães e com os da guarda, e os meteu consigo na casa do Senhor; e fez com eles um concerto, e os ajuramentou na casa do Senhor, e lhes mostrou o filho do rei.”
II Reis 11:4


No mundo moderno, em que as oposições à palavra são tão perceptíveis, o Espírito Santo tem levantado um povo que vive o pacto celebrado com o Espírito Santo e que não medirá esforços para lutar pelo Reino, a fim de que o evangelho seja preservado, seja consolidado e o Senhor Jesus reine.

Nesse cenário, contudo, onde está você? Por que causa você luta? Quem tem reinado na tua vida?

Nessa mensagem, será possível descobrir uma causa nobre pela qual lutar. Um pacto de vida será proposto e o Rei que todos achavam estar morto será apresentado para viver em nós e nos levar ao evangelho eterno de justiça e paz.

DESENVOLVIMENTO
No texto lido, o rei Acazias era morto. Sua mãe, Atalia, levanta-se para se opor à sucessão de um de seus filhos, matando sua descendência. Ela queria reinar. Matando aquela descendência, Atalia faria algo muito mais grave que refletiria na profecia que permeava aquela linhagem real: Jesus, o messias, era daquela linhagem. Se todos os filhos de Acazias morressem, morta estaria a profecia.

Esse é o cenário que se desnuda espiritualmente diante de nós. Vemos uma oposição traiçoeira e incansável que tenta matar a profecia nos nossos dias. A oposição é e sempre foi contra a palavra, pois destruindo a palavra, o Reino de Jesus é de igual forma destruído.

Diante disso, como o homem poderá preservar a palavra em seu coração? Como aquela linhagem profética poderia se salvar da oposição terrível de Atalia?
Quando Atalia começou a reinar, pensava-se que o herdeiro de Acazias estava morto. No entanto, Jeoseba, uma mulher da família real, escondeu um dos filhos de Acazias (Joás) no templo e cuidou dele, preservando-o da oposição mortal de Atalia. No meio da perseguição à linhagem profética, uma mulher que tinha o sangue real levou consigo o filho do reino e o manteve vivo consigo no templo.

No meio da oposição ferrenha à profecia, nessa hora em que a intenção é matar a palavra, o mundo acha que o Filho já morreu. Acha que Jesus ficou na história e que hoje já não é mais capaz de reinar na vida de homens e mulheres que o esperam. Mas a igreja se levanta para manter viva a profecia. A igreja tem o sangue real, pois foi comprada pelo preço da cruz e o sangue vertido no madeiro foi derramado sobre ela. É essa igreja que tem se colocado no papel de manter a profecia viva consigo e, como bem descrito no texto, o menino foi preservado vivo porque estava no templo. Ou seja, a igreja sabe que Jesus vivo se revela na união do povo de Deus quando se reúne na comunhão do culto. A ação do remanescente fiel ao longo da história da igreja foi fundamental para que hoje Jesus fosse apresentado como o Filho que deve reinar.

Como, porém, reinará Jesus? Como Joás seria aclamado rei diante daquele domínio tirano de Atalia?
A palavra diz que o sacerdote do templo Jeoiada convoca soldados para lhes propor um pacto. Os soldados até então, serviam ao reino de Atalia, pois eram da guarda real e não conheciam o filho vivo de Acazias. Na verdade, nem sabiam de sua existência.

Um dia, nós também estávamos como aqueles soldados. Servíamos a um reino tirano que se opunha a tudo o que dizia respeito ao evangelho e ao reino do Senhor Jesus. Para nós, Jesus estava morto, achávamos sua história até bonita, mas representava nada para nós. Quantos de nós, na verdade, nem sabíamos de sua existência? Até que um dia, o sacerdote de Deus (o Espírito Santo) começou a trabalhar em nós, conclamando-nos para um novo pacto, onde deixaríamos aquela batalha sem sentido por um reino terreno sem o futuro da glória e passaríamos a lutar por uma causa muito mais nobre.

Que pacto é esse feito pelo Espírito Santo? Que pacto foi proposto por Jeoiada aos soldados da guarda real?
O pacto era para lutar contra o reinado de Atalia. Entretanto, aquilo só era possível se o herdeiro legítimo de Acazias estivesse vivo. Só assim, eles poderiam lutar pela causa nobre daquele novo rei. Foi então que, reunidos no templo, de repente, o sacerdote Jeoiada lhes revela o filho vivo de Acazias. Naquele instante, eles imediatamente tiveram suas vidas mudadas quanto a que rei deveriam servir. O filho estava vivo e estava diante deles. Era por ele que deveriam lutar a partir daquele momento.

Para nós, o pacto de mudar nossa vida e lutar pelo evangelho só era possível também se Jesus nos fosse apresentado vivo. E o Espírito Santo fez isso na nossa vida. Jesus o Filho vivo nos foi revelado e isso mudou a nossa mente, a nossa história, a nossa vida! A partir de então, é pelo evangelho genuíno, eterno e santo de Jesus que entregamos nossa vida e nossa luta.

Mas como lutar pelo Reino de Jesus? Como lutariam aqueles soldados pela vida de Joás?
A palavra diz que o sacerdote Jeoiada foi quem orientou como os soldados deveriam lutar pela preservação do rei Joás. O sacerdote entregou em suas mãos armas que texto faz questão de citar que eram as mesmas que Davi usou e que estavam guardadas no templo.

Nessa hora das oposições à palavra, a orientação segura de como se deve proceder tem vindo do Espírito Santo. É Ele quem direciona na batalha, o comando é dEle, a ideia não é de homens, é revelada por Ele e é a Ele que se deve obedecer, pois só assim haverá êxito nas lutas contra as oposições desses dias difíceis. As armas não são do reino desse mundo, mas são as armas de Davi, aquele que venceu os inimigos porque colocou o Senhor à frente de todas as suas batalhas. As armas estão no templo, ou seja, na igreja, na comunhão do corpo, nas orações e no partilhar da doutrina que temos recebido do Espírito.

CONCLUSÃO
É possível que estejamos pregando para alguém que tem lutado por uma causa sem propósito, cuja vida está sem sentido, para o qual Jesus está morto e está já acomodado nesse mundo que jás no maligno. Porém, hoje, o Espírito Santo de Deus está presente para dizer que o Filho Jesus não está morto. Ele está aqui e é poderoso para começar a reinar em sua vida.

O pacto está sendo proposto hoje também. Haverá oposições. Atalia quando viu que o povo proclamava Joás como rei, gritou que era traição. É possível que você ouvirá oposições diversas tentando dissuadi-lo de lutar pelo evangelho, mas Jesus te chama! O Espírito Santo te fortalecerá com suas orientações e suas armas espirituais. Se você aceitar, poderá se juntar ao povo que espera no Senhor e tem dito nessa hora: “Viva o Rei!”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo