“Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele. E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira”. Neemias 2:1-2
A nossa vida é o resultado do somatório dos seguintes fatores:
• Conseqüência de nossos atos e decisões;
• Conseqüência do pecado em nossas vidas;
• Conseqüência do pecado no mundo.
Plano de Deus para nossas vidas.
Tudo acontece com o conhecimento e consentimento do Senhor. Nossa vida segue seu curso, mudando muitas vezes de direção, devido a um ou a um conjunto destes fatores. Alguns levam uma vida boa e estão satisfeitos com este curso, aprovando o resultado. Outros se deparam com momentos difíceis, doenças, mortes prematuras dentre outros.
Graça é quando conseguimos que Deus interfira neste curso, escrevendo um futuro novo para nós.
A primeira ação da Graça é ter a paz de Deus, e poder receber qualquer notícia sem entrar em pânico. O pânico nos leva ao medo e a revolta, sem acrescentar solução. Quando a calamidade chega, você precisa fazer uma escolha. Você pode ficar com raiva de Deus, e ficar perguntando: “Por quê?” Ou então, pode dizer: “Senhor, não importa o que aconteça, sei que tens o poder e a graça para me sustentar e intervir.”
Como agir?
a) Conhecimento do Problema
Jerusalém havia sido invadida. Muitos de seus habitantes levados cativos e a cidade grandemente destruída. Esdras com um grupo já havia retornado a Jerusalém e reedificado o Templo do Senhor. Neemias se encontrava em Susã, na Pérsia e, através de Hanani, que retornava de Jerusalém, tomou conhecimento da situação em que se encontrava a cidade.
b) Tentar alcançar a Graça do Senhor
O Senhor só agirá por nós se o seu coração for tocado. Devido a sua muita misericórdia, Ele nos ensinou o caminho para conseguirmos isto.
Oração e jejum
“E sucedeu que, ouvindo eu essas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”. Neemias 1:4
Madrugada
“E leu no livro, diante da praça, que está fronteira à Porta das Águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei”. Neemias 8:3
Palavra
“Leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia”. Neemias 8:8
Louvor
“Esdras bendisse ao SENHOR, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos; inclinaram-se e adoraram o SENHOR, com o rosto em terra”. Neemias 8:6
Caráter de Neemias
Estes cinco itens citados são apenas o caminho até o coração de Deus, mas o fator determinante para a intervenção do Senhor é quem está percorrendo este caminho. O que podemos perceber sobre o caráter de Neemias?
a) Integrado profundamente com a Obra do Senhor.
Neemias estava bem financeiramente e ocupava uma posição de status. Mas chorou profundamente porque a Obra (Jerusalém) passava por um período difícil.
b) Participante dos acontecimentos da Obra
(apesar de distante, constantemente recebia informações sobre a situação de Jerusalém).
c) Era fiel ao Rei
Era copeiro, homem de extrema confiança.
d) Tinha intimidade com o Rei
Tinha o direito de se aproximar do rei.
e) Servia ao Rei com Alegria
O seu serviço não era encarado como uma obrigação, como é o trabalho escravo. Mas sempre se apresentava diante do rei com alegria.
CONCLUSÃO
Você quer alcançar graça diante do Senhor, ou seja, quer mudar um destino inevitável? Não basta apenas orar, jejuar, ler a Palavra, madrugar e louvar. Para que tudo isto tenha efeito, temos que ser:
• Integrados e participantes da Obra que o Espírito Santo tem realizado.
• Fiel naquilo que o Senhor nos tem confiado.
• Ser íntimo do Senhor, ter muitos momentos de contato com Ele.
• Doar a nossa vida ao Senhor com alegria e gratidão.
• Ser constante, ter uma vida constante na presença do Senhor. Neemias permaneceu fiel ao Senhor durante toda a Obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário