Neemias – As Portas de Jerusalém
Ester 1
Jeremias 1
Ezequiel 45
Jeremias 1
Ezequiel 45
“Depois dele reparou Malquias, filho dum ourives, até à casa dos netinins e mercadores, defronte da porta de Mifcade, e até à câmara do canto. E entre a câmara do canto e a porta das ovelhas repararam os ourives e os mercadores.”
MIFCADE DE OURO:
Aponta para o julgamento do tribunal de Cristo (Neemias 3:31-32) Era também conhecida como a porta de ouro. O nome Malquias significa: Jeová é Rei – Foi o responsável pela reparação dessa porta; era filho de ourives.
Era o lugar onde os juízes se sentavam, discutiam e julgavam as causas – simboliza, dessa forma, o julgamento do tribunal de Cristo – “porque todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14:10 e 12).
Interessante notar em Neemias 3:32 (último verso) a ligação entre esta última porta e a primeira porta: a porta das ovelhas ou do gado – fechando, assim, toda a cidade e mostrando que a obra do Senhor é completa e perfeita, como um círculo.
No início de sua caminhada na obra o homem conhece a redenção, o plano de salvação, e é introduzido ao aprisco do Senhor.
A partir daí as portas descrevem sua caminhada na obra até chegar ao tribunal de Cristo, quando receberá do Senhor o seu galardão.
Resumindo, em tudo é possível ver caminhada percorrida.
O muro envolve e protege; as portas, com seus ferrolhos controla o que entra e o que sai, preservando a comunhão, as riquezas espirituais e não permitindo que entre ali o que causa dano à obra na vida do servo.
Os inimigos manifestaram-se cinco vezes para fazerem Neemias desistir da obra que se dispôs a fazer. Mas o servo respondia da mesma forma: “Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer”.
Neemias revelou-se vitorioso. A palavra de Deus habitava nele.
Os adversários não somente foram derrotados, como reconheceram que O Senhor fizera aquela grande obra.
“E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.” (Neemias 6:16)
O QUE SIGNIFICA RECONSTRUIR JERUSALÉM?
– Cuidas das coisas do Senhor (cultos diários, ensaios, aulas, serenatas, evangelizações etc.);
– Tapar as brechas (é impedir que entre ou excluir da vida aquilo que entrou e não deveria ter entrado: mentiras, timidez em fazer a obra, desobediência, participar das festas mundanas, adotar a linguagem do mundo, tendências, costumes etc.)
“Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.” (Salmo 122:7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário