“...Estas coisas fez Benaías, filho de Jeoiada, pelo que teve nome entre os três valentes. Dentre os trinta ele era o mais afamado, porém aos três primeiros não chegou. Mas Davi o pôs sobre os seus guardas”. II Samuel 23:20-23
O governo do Espírito Santo só se estabelece na vida do homem por meio de muitas lutas. A Igreja tem batalhado pela sua salvação e pela conversão de vidas.
Davi lutou para proteger e definir suas fronteiras. A luta do servo é pela manutenção dos limites do Espírito em sua vida.
1 - BENAIA
Os valentes de Davi eram homens notáveis e conquistaram grandes vitórias.
Benaia usando um cajado venceu um famoso soldado egípcio que usava um arpão de tecelão como arma.
Cajado: fala da direção do Espírito Santo que guia o servo.
Egípcio Famoso: fala do homem cheio de recursos e argumentos.
O Arpão de Tecelão: era para ser usado na fabricação de tecidos e de roupas. O homem usa suas vestimentas (razão e argumentos) para matar a Obra do Espírito na vida das pessoas. Pega o evangelho que deveria ser usado para transformar a vida do homem (vestes de salvação) e deturpa a doutrina.
Leões de Moabe: Benaia matou dois leões de Moabe (inimigo e a carne).O servo tem que vencer estes dois oponentes todos os dias.
Leão na toca: Benaia também matou um leão em sua toca durante o inverno. Fala do pecado de estimação, que está entocado em nossos corações, esse leão precisa morrer para que o inverno (frieza espiritual) não venha sobre nossa vidas.
Benaia realizou tudo isto mas não ocupou um lugar com os três lideres.
2 - O POÇO DE BELÉM
Os filisteus haviam cercado o poço de Belém. O inimigo tem cercado a fonte que apresenta Jesus revelado, capaz de dar vida ao homem. Por isto que vemos muitas igrejas onde não existe a transformação interior do homem só a exterior. Mas o servo luta e vence o inimigo e garante o acesso a fonte das águas vivas, a Jesus revelado.
Davi não bebeu da água, por que Jesus não era para Israel na lei. Ele oferece a água como oferta a Deus. Jesus foi a oferta perfeita, o sacrifício que gerou vida para toda a humanidade.
3 - OS 3 LIDERES DOS VALENTES
“São estes os nomes dos valentes de Davi:
•Josebe-Bassebete, o taquemonita; era este principal dos três; foi ele que, com a lança, matou oitocentos de uma vez.
•Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, um dos três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus que se haviam reunido para a peleja, enquanto os homens de Israel se retiravam. Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; e naquele dia o Senhor operou um grande livramento; e o povo voltou para junto de Eleazar, somente para tomar o despojo.
•Samá, filho de Agé, o hararita. Os filisteus se haviam ajuntado em Leí, onde havia um terreno cheio de lentilhas; e o povo fugiu de diante dos filisteus. Samá, porém, pondo-se no meio daquele terreno, defendeu-o e matou os filisteus, e o Senhor efetuou um grande livramento.
Também três dos trinta cabeças desceram, no tempo da sega, e foram ter com Davi, à caverna de Adulão; e a tropa dos filisteus acampara no vale de Refaim”. II Sam 23:8-13
Esta Obra é dirigida por três grandes capitães que vão a frente dos valentes.
•Eleazar: (a espada se apegou a sua mão) HOMEM DE ATAQUE. É a doutrina revelada que ataca o inimigo. O servo é tão ligado a doutrina que ela está apegada a sua vida. Fala do Pai.
•Samá: (defendeu o campo) HOMEM DE DEFESA. Jesus é nosso defensor. Ele sozinho denfendeu a salvação do homem. A Obra também defende seus frutos. Fala do Filho.
•Josebe-Bassebete: (fez oposição a 800 filisteus) HOMEM DE OPOSIÇÃO.O Espírito Santo também tem feito oposição ao nosso adversário. A Igreja guiada pelo Espírito tem feito oposição ao pecado e ao mundo. Fala do Espírito Santo.
A Obra de Deus é formada de vários valentes. Servos e servas que conquistam vitórias extraordinárias, mas a direção e o governo sempre serão do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário