FÉ - PARÁBOLA DO SERVO INÚTIL

Fé - Parábola do servo inútil
“Disseram então os apóstolos ao Senhor: Acrescenta-nos a fé. E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria. E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. 



Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.”Lucas 17: 5-10

1 -        Introdução
Certo dia os discípulos disseram a Jesus: “Senhor, acrescenta-nos a fé”. A resposta de Jesus foi uma parábola que mostra a natureza da fé na nossa vida. Ele falou de um servo que, depois de um dia de trabalho duro no campo, ainda tinha que se submeter às ordens do seu senhor, preparando-lhe o jantar, para se servir somente depois que este estivesse satisfeito.
A nossa grande dificuldade está em entender a forma de agir do Senhor. Muitas vezes colocamos questões diretas e claras em nossas orações e parece que as respostas são abstratas. Na verdade o que Jesus queria mostrar para os discípulos é que o problema deles não estava na quantidade e sim na utilidade da fé.

2 -        Definição
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1
Fé é a certeza que há em nossas corações a respeito das coisas do Senhor. Fé é o oposto da dúvida. É negar a razão e se firmar no espiritual.
É acreditar que vamos vencer, pois assim profetizou o profeta,quando tudo a nossa volta aponta para o oposto.
Como a célula é o fundamento básico do corpo, assim é a fé para a Obra de Deus em nossas vidas...


3 -        O Serviço da Fé
O Senhor Jesus procurou mostrar com esta parábola, a verdadeira natureza da fé nas nossas vidas. A fé é como aquele servo, ela nos foi dada por Deus para nos servir incansavelmente, e estar sujeita a nós. A fé não deve nos dominar, mas nós devemos ter domínio sobre ela, e usá-la como um servo que existe para se submeter ao seu senhor. Jesus quis dizer que a fé precisa ser usada sem constrangimento, sem pedidos de “por favor” e sem ser poupada.
a)  Servo a Lavrar ou a Apascentar Gado
A Fé tem sua aplicação em nossa vida cotidiana. A Fé possibilita vermos, em nossas necessidades, a atuação do poder do Senhor. A Fé veio amenizar a vida dura que temos decorrente do pecado:
“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Gênesis 3:19
Pela fé aplicamos em nossa vida as orientações do Senhor. Seguimos sua direção mesmo não entendendo qual o objetivo que vamos alcançar. Fazendo assim evitamos o erro, a derrota e o fracasso. Diminuímos a quantidade de suor derramado.
Os dois exemplos são de trabalhos pesados e incertos, sujeitos às intempéries. A fé é nosso auxilio nesta jornada árdua.
b)  Voltando Ele do Campo
A fé nos faz saber que aqui não é nosso lugar. A fé nos faz voltar para junto do Pai.
È a força interior que nos faz deixar as coisas desta vida (campo) por um momento. È aquele sentimento que nos faz vencer o cansaço e nos direciona para Igreja cheios de expectativas.
c)   Prepara-me a Ceia
Somente com fé conseguimos transformar um culto religioso em uma Ceia Espiritual. Participamos do Corpo e do Sangue de Jesus.
A Fé garante o nosso alimento diário.
d)  Cinge-te
Através da nossa fé o Espírito Santo ajusta nossas vestes de salvação. Nossa vida fica bem ajustada e preparada para o trabalho na Obra.

4 -        O Tamanho da Fé
Jesus disse que se a nossa fé fosse como um grão de mostarda, ordenaríamos as árvores ou aos montes que se lançassem no mar e isso aconteceria. O grão de mostarda é o menor dentre as sementes, mas quando germina se transforma numa grande árvore.
A fé é algo sem aparência exterior, ela não tem uma medida a ser alcançada. A fé não tem tamanho, e não podemos falar dela como uma coisa grande ou pequena; ela existe ou não existe. Mas para existir, a fé precisa ser exercida, vivida e experimentada, pois sem ela não podemos alcançar nada nem fazer coisa alguma em relação à vida espiritual e à Obra do Senhor.
O centurião de Cafarnaum, quando falou com Jesus sobre seu servo que estava doente, pediu que o Senhor ordenasse que este ficasse curado, e foi atendido porque  exerceu a fé naquela hora, e esta fé foi demonstrada na figura de seus soldados que obedeciam suas ordens. Jesus disse na ocasião, que nem mesmo em Israel havia encontrado um entendimento da fé como aquele do centurião romano.

5 -        Servos Inúteis
Quando usamos a fé, fazemos aquilo que o Senhor determinou que fizéssemos, nada mais que isso. Foi por isso que Jesus disse que “depois que fizermos tudo que Ele mandou” em relação á fé, não nos impressionássemos, pois fizemos simplesmente aquilo que nos foi mandado.
Quando fizermos tudo usando e exercitando a fé, devemos nos considerar servos inúteis, pois na verdade não fizemos nada além da nossa obrigação (exercer a fé). O que foi realizado, não foi realizado por nós, mas pelo Senhor que operou pelo seu Espírito Santo, através da fé existente em nós.

6 -        Dom de Fé
“Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência. E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar. E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. I Coríntios 12:8-11
Estamos tratando aqui da fé que existe na vida de cada um dos servos. Então todos nós temos o dom de fé?
Não, o dom de fé é uma porção a mais, um fortalecimento dado pelo Espírito Santo a nossa fé.

O objetivo deste dom é tornar possível a operação dos dons de curar e de operação de maravilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo