A CAPA DO CEGO DE JERICÓ

A CAPA DO CEGO DE JERICÓ “ E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.”
Marcos 10:50

Introdução:
Há dois detalhes sobre o cego de Jericó que encontramos no evangelho de Marcos, não encontrados nos evangelhos Mateus e Lucas, que também fazem a mesma narrativa sobre a vida deste homem..
Quais são esses dois detalhes?
 O primeiro detalhe fala que o cego de Jericó era chamado de Bartimeu e o segundo, que ele possuía uma capa.

Desenvolvimento:
Esses detalhes que encontramos na Palavra de Deus não são uma obra do acaso. Tudo que está na Palavra é discernido através da revelação do Espírito Santo e traz para nós um relevante ensino.
“ E ele...”
O cego de Jericó mostra a situação do Homem que não enxerga as coisas espirituais, porque não teve uma experiência de Salvação com aquele que é a luz da vida (Jesus).
Bartimeu não é nome próprio. Bartimeu significa “filho de Timeu”. Ele não era conhecido pelo seu nome de nascimento, mas sim como o cego que era filho de Timeu. No capítulo 10 no verso 46, identifica-se o nome do seu pai.
Para o cego, não ser chamado pelo seu nome, ser apenas conhecido pela a sua deficiência, trazia certamente ao seu coração tristeza, angústia, sofrendo com isso, descriminação, rejeição e desprezo.
O Senhor Jesus sempre tratou todas as pessoas com amor, muito respeito e carinho. Valorizando e chamando-as pelo nome, ou, como em alguns casos, usando um termo carinhoso que demonstrava afeição, como: filho (a) ou amigo (a). Totalmente diferente da multidão, que só enxergava os defeitos e não as virtudes das pessoas.





“lançando de si a sua capa...”

O Império Romano sempre foi muito pródigo em separar classes sociais. Para que uma pessoa pudesse explorar alguma atividade, era preciso que tivesse uma autorização das autoridades.
 Essa autorização era (no presente caso) através de uma capa que lhes era entregue, na qual estava escrito: “este homem é um miserável, mendicante, vive de esmolas”

 O que representava a capa para o cego de Jericó:

Identificar sua condição de excepcionalidade.

Para o cego, aquilo representava uma liberdade para sua atividade, mas também uma vida de humilhação, angústia, tristeza de viver sendo identificado dessa maneira.

Dependência;

Ele dependia dela para sobreviver, ou seja, mendigar.


Proteção.

Com essa capa ele se protegia da lei, do frio, da chuva, da poeira, entre outras coisas.


Aplicação profética ao lançar de si a velha e surrada capa:

Significa deixar a velha vida de humilhações e desprezo para trás. Doravante não seria mais necessário pedir esmolas, não precisaria exercer aquela atividade miserável.
Haveria, como de fato aconteceu, outras atividades para fazer. Seria dali por diante um mordomo muito bem remunerado. Estaria usufruindo de uma riqueza imensa e passaria a ser considerado como servo do Deus altíssimo.
Sua nova identidade o tornaria cidadão dos céus, povo escolhido de Deus.
Doravante passaria a ser totalmente dependente do Senhor. O seguiria pelas ruas, vilas, cidades, colaborando e testemunhando do milagre ocorrido em sua vida.

A verdadeira proteção e segurança são encontradas no Senhor Jesus. Os dias são maus, difíceis, mas o Senhor nos guardará de todo mau e seremos verdadeiramente protegidos.


“levantou-se...”

Somente o Senhor, através da sua Palavra, pode levantar o homem, tirando-o do comodismo, do conformismo da vida espiritual, colocando na posição em pé, espiritualmente falando.

“e foi ter com Jesus.”

A salvação é um encontro pessoal com o Senhor Jesus. Esse encontro mudou totalmente a vida do cego da mesma forma que poderá mudar e transformar você.

Conclusão:

A capa (proteção) que o mundo oferece ao homem, não consegue satisfazer o anseio da sua alma. Muito pelo contrário, só traz insegurança, angústia, humilhação, tristeza, decepção e morte.

Hoje o Senhor deseja que você tome a mesma decisão do cego de Jericó: deixe a capa (a velha vida) para que o Senhor te conceda uma vida nova, cheia de alegria, paz, segurança e principalmente, no porvir, a vida eterna.



Josenilson Félix

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo