AHAVAH - O AMOR DE DEUS

AHAVAH - O AMOR DE DEUS
A primeira vez que ocorre o substantivo Amor – Ahavah – é em Gênesis 22:2 e refere-se ao amor de Abraão pelo seu filho Isaque. Para o sacrifício dele na região de Moriá  onde também aconteceu a crucificação de Jesus, o filho amado do Deus vivo. Uma indicação direta com João 3:16.

A palavra Amor – Ahavah- vem da raiz de duas letras hebraicas hey – beit.


Hav – a raiz significa “dar”.


 Para o pensamento bíblico o Amor é uma atitude de “doar-se” e “dar-se” e não como no pensamento.


 Greco-romano de um sentimento romântico, Amor não é um sentimento segundo a Bíblia, mas sim uma ação, atitudes, obras.


Por isto no pensamento bíblico há somente um Amor, e não como no pensamento Greco –romano que ha vários tais como o ágape, Eros ,filos.




DESENVOLVIMENTO:

"E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi." Genesis 22:2


"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3:16


Neste versículo da Palavra, o Senhor mostra ao homem que tudo que Ele tinha de maior valor, mais intenso, Ele deu ao homem. Não era algo efêmero, passageiro. Aqui demonstra todo esforço Dele em nos conquistar, levar-nos até a Ele. Um dia estar com Ele na eternidade.

Ao mostrar esta ação tão intensa em favor do homem:

“Deus”- Não foi um homem, alguém que vai passar, mas o Altíssimo , o Eterno, escolheu te amar, pois amor é uma decisão. Não te impôs condições, requereu algo de você, Ele agiu, demostrou o quanto te amou.


“Amou”- O amor é o sentimento mais forte, mais intenso que existe, tudo crê, sofre, espera, não desiste, pois ele vai te amar até o último dia da sua vida, e vai demostrar isso em cada cuidado, a cada manhã.


O Ahvah é o título de uma oração da manhã  do povo judeu, expressando agradecimento a Deus por seu Amor em dar a Lei para seu povo  e torná-los um povo escolhido. Saber que a cada manhã, a fidelidade, misericórdia e Amor do Senhor, se renovam sobre nós, e que  podemos nos firmar em Sua Palavra, pois nenhum intempérie, luta, derrubará nossa casa espiritual, nos faz mais que vencedores, assegurados por esse Amor! (Lamentações 3: 19-23- Romanos 8: 35- 42- Mateus 7:24)


 Você quer saber o quanto Ele te ama? Perceba o que Ele FEZ, dando  tudo que tinha, seu Único filho. O Ahvah, não falha.


“O mundo”- Não só uma pessoa, uma família, uma raça, uma etnia, quem tem menos ou mais cultura, menos ou mais bens materiais, mas o mundo inteiro, onde você for esse amor te alcançará.

Os vícios, as prisões desse mundo, as tristezas, defeito humano, fraquezas, passado que condena não te afasta desse Amor. Ele não desiste.
Quando a angústia e a dor vierem, há um Deus que te ama. Pessoas sofridas que descobrem que são amadas, pelo maior Ser, a maior expressão. Ele não demostrou nos dando uma parte do Amor, mas foi absoluto e completo, dando TUDO que Ele tinha seu Filho.
Ele é Deus de perto e de longe, e não importa se está hoje longe ou perto Dele, Ele te Ama!

“Para que não pereça” Deus deu sua vida, o amor atitude foi demonstrado, para te dar o maior livramento que pode existir livrar sua alma. Dar esperança para sua alma.


O Ahavah também nos confere uma identidade: “ Nisto conhecerão que sois meus discípulos, quando vos amardes uns aos outros” João 15:19-20 Não somos divididos por partidarismos, vertentes de pensamentos, pois o Amor, que é o vínculo da perfeição nos mantém unidos. (Col.3:14).


O Ahavah fundamentalmente é uma força interior que leva a uma ação agradável, caracterizada pelo sacrifício de si mesmo para alcançar o bem da outra pessoa, alvo do seu amor. Não se impõe condições ou padrões para amar, não é segundo conveniências.

Portanto somos capazes de perdoar, 70x7, pois o Amor é o único capaz de cobrir uma multidão de transgressões. Assim como fomos perdoados um dia. O amor ação, atitude, gera frutos, passamos a agir como Aquele que nos amou primeiro, demostrando por ações, Amor.

CONCLUSÃO:


Esta palavra hebraica, portanto, contém essa verdade: doar, entregar por completo, de maneira absoluta é fundamental para amar, é a essência do Amor.

 Em seu Eterno e abundante amor, Deus abriu um caminho para todo o homem voltar para Ele, através da vida e a morte do Seu Único Filho. Por sua justiça Ele assumiu o nosso lugar na condenação, perdoou os pecados de todas as gerações, que aceitam o Sacrifício em seu nome, a maior prova de Amor que já existiu.

Dayane Menezes

Montes Claros/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo