ONDE ESTÁ O CORDEIRO?

ONDE ESTÁ O CORDEIRO?
Gênesis 22:7

INTRODUÇÃO - O projeto de Deus para a vida do homem é muito simples. A figura que Deus sempre usou desde os primeiros dias foi a do Cordeiro; a ênfase sempre foi o Cordeiro.
Quando Deus falou com Caim e Abel, Ele queria uma dádiva. Caim oferece o fruto da terra, Abel oferece o cordeiro (Paulo  escreve mais tarde aos hebreus falando deste ato, uma comemoração por aquilo que foi feito por Abel: “...o sangue que até hoje fala”, ou seja, demonstrando que era a figura que Deus escolhera - o Cordeiro).



O Texto que lemos está relacionado com Abraão e Isaque. Abraão já idoso, casado com Sara também idosa, e um dia Deus promete um filho a eles. Nasceu o menino Isaque. Algum tempo depois, Deus pede a Abraão que sacrifique Isaque. Aquilo foi um fato notório que marcou não só a vida de Abraão, mas de todo o povo de Israel até os nossos dias. Era seu único filho e Deus lhe pedia para que o sacrificasse.

 PERGUNTA FEITA POR ISAQUE: “ONDE ESTÁ O CORDEIRO?”:
No momento que Abraão sobe com Isaque para imolá-lo ao Senhor, Isaque diz: “A lenha e o fogo estão aqui, o altar está pronto, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”.
Em todos os momentos do projeto de Deus para o homem, nos momentos mais decisivos, a figura do Cordeiro estava sempre em evidência, não só no texto que lemos. Quando Jacó vai oferecer alguma coisa a seu pai, enquanto Esaú, que tinha o direito da primogenitura foi para longe buscar uma caça para fazer o guisado que o “velho” Isaque queria, a mão de Jacó diz para ele ir depressa apanhar o cordeiro (estava no quintal, no redil) para que matasse o cordeiro.

A FIGURA DO CORDEIRO USADA POR DEUS:
No primeiro fato de Abraão com Isaque, vemos a figura do Cordeiro. Deus marcando o homem na sua individualidade, ou seja, Deus e o homem individualmente.
No segundo fato, com Jacó, outra vez a presença do Cordeiro, mas agora era a transmissão da herança patriarcal, Isaque estava transmitindo para Jacó a herança do patriarcado. Onde estava o Cordeiro neste fato? Estava mais uma vez presente e ali pertinho, no quintal.
Mais tarde vemos um terceiro fato e novamente a pergunta: Onde está o cordeiro? Era a saída do povo de um cativeiro de quatrocentos anos no Egito. E sair como? Qual o sinal da saída? Como sair sem ser atingido? Então veio a orientação: “mata o cordeiro”, coloca o sangue na verga, nos umbrais das portas e coma o cordeiro, ou seja, vem a orientação a respeito do Cordeiro. Israel já era um povo liberto, mas era necessário o Cordeiro.
A figura do Cordeiro vem se solidificar quando Jesus vem ao mundo e é visto e apontado por João Batista no Jordão quando ele diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. O Cordeiro foi morto. Jesus vem ao mundo, morre na cruz e estabelece uma nova ordem de coisas. Agora a salvação para o homem, todos os que aceitassem, que participassem do Cordeiro, quando Jesus pega o pão e o vinho e usa a figura desses elementos para simbolizar Sua morte até que Ele viesse. Aqui já é a instituição da Igreja, da universalidade do Evangelho, a graça do Senhor derramada sobre o mundo para salvar o homem e o entendimento de que Deus usa a figura do Cordeiro em todos os instantes para marcar a vida daqueles que ele ama.

A GRANDE PERGUNTA QUE HOJE PODE SER FEITA: “ONDE ESTÁ O CORDEIRO”:
A Igreja está entrando em seu terceiro milênio, embora a contagem feita pelo homem não seja precisa, neste momento o que interessa para a Igreja é que ela tem toda a compreensão de que o relógio de Deus marca com precisão um momento que é o momento da Igreja, o momento em que Jesus vai buscá-la, é a saída da Igreja deste mundo. Não estamos precisando dia ou hora, mas Jesus fala de uma geração que não passará, e é a geração dos fatos que estão aí para todo mundo ver (“...não passará esta geração”).
A Igreja vai sair deste mundo? Vai ser arrebatada? Sim, claro. Todos os profetas, apóstolos e o próprio Jesus, apontaram para este acontecimento, mostraram que o lugar da Igreja não é aqui, é o projeto de Deus para o homem, mas a pergunta é feita: “Onde está o Cordeiro?”.
Abraão era a marca da obediência, da fé que ia se instituir para a eternidade, que levaria o homem a conhecer a salvação através de Jesus (o Cordeiro). Na vida de Jacó a marca era a herança patriarcal (Abraão, Isaque, Jacó), o Cordeiro presente. Mais tarde a bênção da saída do povo de Israel do Egito e agora esta marca deveria ser uma marca nunca esquecida, ou seja, o Sangue do Cordeiro na verga das portas e o Cordeiro comido, dentro de cada um; era agora um povo liberto, uma grande nação, um povo com identidade que ia para sua própria terra.
Jesus vem ao mundo (o Cordeiro), o tempo passa, a luta da Igreja se transcorre em todas as épocas e agora ela se prepara para o arrebatamento. As evidências e os sinais estão presentes, mas onde está o Cordeiro? Será que está nos grandes ajuntamentos? Nas liturgias? Nas dispersões? Nas máscaras que o homem faz para enganar? O Cordeiro está com aqueles que estão ouvindo Sua voz!

QUEM ESTÁ OUVINDO A VOZ DO CORDEIRO?

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