OS DOIS TIPOS DE CULTO A DEUS

POR BRUNO ROCHA
OS DOIS TIPOS DE  CULTO A DEUS

"E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar e os seus olhos se começavam já a escurecer, que não podia ver e estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do Senhor , em que estava a arca de Deus, o SENHOR chamou a Samuel, e disse ele: Eis-me aqui." 1 Samuel 3:2‭ ao 4

Há aqui dois aspectos sobre o culto. Nós prestamos um culto a Deus todos os dias. Vemos dois posições diferentes. Dois homens com vidas espirituais diferentes. Dois cultos diferentes.

Vemos 2 elementos nestes cultos: Culto Mecânico e um culto na direção do Senhor

O  CULTO DE ELI: MECÂNICO

Vejamos que Eli cultuava ao Senhor de forma mecânica. O culto no comodismo

Ele estava deitado. O culto para Eli era um culto de comodismo, ou seja, não havia busca, não havia sede de Deus, não havia desejo de adorar.

Era um culto no seu lugar, ou seja, na sua razão, do seu jeito, não se preocupava em ter a direção e a vontade do Senhor. Eli já não podia ver. No culto que ele prestava a Deus, ele já não via mais nada de novo acontecer.

Um culto sem a voz do Senhor. Era um culto onde Deus não falava mais, ou seja, um culto mecânico, não havia sensibilidade, apenas liturgia. Não havia resultados, nem frutos. Eli já estava deitado, ou seja, fazia as coisas de qualquer jeito

O CULTO DE SAMUEL: ESPIRITUAL

Vejamos que Samuel cultuava ao Senhor de forma bíblica, na direção do Senhor.

Um culto onde Deus falava. Deus não deixou Samuel se acomodar. Deus queria deixar um ensino que Ele não nos quer dormindo na vida espiritual. Que nós temos que buscá-lo para que o culto tenha a manifestação do Espírito Santo.

Um culto na direção do Senhor. O culto de Samuel Deus direcionou. Samuel foi sensível a voz do Senhor. Ele obedeceu. Ele não teve ideias, ele obedeceu a voz do Senhor. Ele deixou o Senhor conduzir todas as coisas.

Um culto com a voz do Senhor. No culto de Samuel Deus falou. Há a lâmpada (a Palavra do evangelho eterno sendo pregada) no templo, e essa lâmpada não pode se apagar, não pode ser esquecida, desvalorizada. No templo, precisa estar presente a arca (A presença da Trindade, a doutrina).

CONCLUSÃO:

O culto não pode ser mecânico, de qualquer jeito. No culto onde há a lâmpada e a arca, Deus sempre vai falar e há um povo sensível que sempre vai dizer: "Eis-me aqui para ouvir. Eis-me aqui para cultuar ao Senhor. Eis-me aqui para obedecer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo