VOCÊ EXAMINA AS ESCRITURAS COMO OS CRENTES DE BEREIA?

Escrito Por: Nildo Oliveira 
Maceió/AL

Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. Atos 17:11

Os bereianos ou bereanos eram os habitantes da macedônia, mas precisamente da cidade de Beréia que foram visitados pelo apostolo Paulo . Receberam destaque pelo fato de receberem a palavra de Deus com muita sede e por examinarem as Escrituras diariamente para ver se aquilo que os apóstolos pregavam eram realmente de acordo com a palavra de Deus.

Para eles não importava se era Paulo o apóstolo de Jesus que estava falando. Eles foram conferir na palavra para depois aceitar o testemunho do apóstolo.

Os Bereianos receberam a palavra com toda avidez que significa: zelo, entusiasmo, inclinação, intensidade e disposição.

Eles examinavam continuamente as Escrituras Sagradas, que na época era a Torá, o livro dos Profetas e os Salmos que para nós cristãos é o Antigo Testamento, para confirmar se aquilo que o apostolo Paulo e demais discípulos estavam realmente pregando, era realmente a palavra de Deus ou mais uma doutrina de homens.
E o que nos chama atenção neste registro que Lucas fez, é que estas atitudes dos bereianos não foram condenadas pelo apóstolo Paulo ou pela igreja, pelo contrário, foi recebida como exemplo ao ponto de merecerem destaque no registro dos Atos dos apóstolos. Atos 17.
O fato de os Bereanos serem servos que conheciam as Escrituras Sagradas e a examinavam para verificarem se o que os apóstolos pregavam era verdadeiro ou não, era algo positivo, pois apenas serviam de testemunho para confirmar que a doutrina que os apóstolos pregavam era de Deus e não de homens. Eles confirmavam se era o evangelho eterno. 
PORQUE PAULO NÃO ESCREVEU NENHUMA CARTA PARA OS BEREAINOS?
Não era necessário, pois eram crentes que examinavam as Escrituras, ao passo que seus vizinhos da Tessalônica receberam duas cartas.

É importante que a convicção de fé se forme fundamentada no que a Bíblia ensina, e não fique na dependência apenas de ensinamentos de uma religião, de denominações ou de pregadores.
Não queremos dizer com isso que devemos descartar os ensinamentos de pastores ou igrejas, não, mas estamos afirmando que a fé cristã tem que estar baseada na Palavra de Deus, de modo que se o que é ensinado não resiste ao exame das Escrituras então tal doutrina não passa de ensinamentos de homens. 
Todos os ensinamentos e materiais para o crescimento espiritual como estudos bíblicos são válidos, tais como enciclopédias, comentários, pregações e obras expositivas. Entretanto, devem ser utilizados apenas após ser aplicado o princípio de investigação original, a Palavra de Deus. 

Um bom exemplo disso são as doutrinas que conhecemos e estão todas baseadas na palavra de Deus, e não só em alguns versos isolados mais em toda a palavra de Gênesis a Apocalipse. Veja abaixo alguns doutrinas com fundamentos bíblicos.


VEJA SOBRE CADA UMA DELAS CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO:

A DOUTRINA NA IGREJA PRIMITIVA 
A uma grande preocupação do Senhor quanto a igreja, sempre foi a questão doutrinária. A igreja que tem uma missão de penetrar no mundo ela deve ter uma forte estrutura doutrinaria dentro dela.

E a igreja que vai ser retirada deste mundo no Arrebatamento também estará sendo fortificada na Doutrina, se a base dela não for a Sã Doutrina ela não será resgatada na volta do Senhor.

A igreja primitiva viveu essa experiência com a doutrina da seguinte maneira: 

Primeiro veio a manifestação do Espírito Santo no meio da igreja, o Espírito Santo se derramou no meio dela, batizando os discípulos e derramando os dons espirituais, a graça desceu no meio dos discípulos de tal maneira que a houve os primeiros sinais e maravilhas.

Logo em seguida  veio a doutrina, para eles estarem esclarecidos a respeito daquilo que estava acontecendo, pois era tudo novo e precisava de uma direção do Espírito Santo para tudo ser estabelecido. Eles precisam viver aquele momento, mais viver sabendo o que era aquele momento. A doutrina veio para direcionar a igreja o caminho que ela iria percorrer.

"Primeiro houve a experiência depois a doutrina".

Á DOUTRINA NA IGREJA ATUAL
A igreja viver uma experiência simplesmente sem doutrina, ela está em risco constante ( vulnerável) podendo ser levado por qualquer vento da emoção ou razão, por isso a importância da doutrina no meio da igreja. 

"Hoje a igreja vive a doutrina e a experiência vem através da doutrina que já esta consolidada na palavra".

A igreja vivendo a experiência e sendo doutrinada ela tem como se defender contra as astutas ciladas do inimigo. Vivemos em um momento que muitos só querem viver uma experiência, mais não querem viver a doutrina, e muitas vezes na palavra o Senhor precisou ser enfático com seu povo: 

"Ouvi esta palavra vós, vacas de Basã, que estais no monte de Samaria, que oprimis aos pobres, que esmagais os necessitados, que dizeis a vossos senhores: Dai cá, e bebamos." Amós 4:1.

"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos."
Tiago 1:22

"Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam."
Hebreus 11:6

AS OPOSIÇÕES CONTRA A DOUTRINA
Uma igreja que teve uma experiência toda especial a respeito da doutrina. Os crentes de BEREIA fazem parte da "etapa nova da expansão do evangelho", o evangelho enfrentou muitas barreiras (oposições) desde seu início para si estabelecer;

PRIMEIRA OPOSIÇÃO
Enfrentou a oposição dos Judeus, embora fosse um povo diferente dos demais (monoteísta) os judeus não criam que Jesus estivesse vivo e nem que ele fosse filho de Deus.
Era a primeira barreira encontrada.

SEGUNDA OPOSIÇÃO
Enfrentou oposição dos Romanos, havia um princípio de justiça baseado na seguridade da lei, o culpado é culpado e tem que pagar, por isso fazer os Romanos entender que Jesus morreu pelo pecador e quem Crer nEle sera justificado pelo Sangue de Jesus, era algo muito difícil.
Paulo escreveu isso aos Romanos 5:1 "...justificados pela fé..."
Desde que Cremos em Jesus a na morte na cruz , somos justificado de nossos pecados, "...nenhuma condenação há em Cristo Jesus..." Romanos 8:1.

TERCEIRA OPOSIÇÃO
A cultura dos gregos, quando Paulo chega com o Evangelho em Atenas ele enfrentou uma cultura um pessoal que gostava de ler as coisas a base do "eu acho", "eu sei", "sou a favor", "sou contra", era um grupo que nem eles mesmo se entendiam, e quando Paulo chega a Grécia a bíblia faz questão de dizer que o primeiro grupo que ouviu a palavra de Paulo era um grupo dividido, eram os Epicureus e Estóicos, tinham ponto de vistas opostos um dos outros.
Era a dificuldade da doutrina se estabelecer,  quando se prega o evangelho para um grupo de pessoas que o recebe esse evangelho na razão. Muitos ali saíram ao ponto de falar que não ouviram mais a Paulo. 

ATOS 17:18 - Alguns filósofos epicureus e estóicos começaram a discutir com ele. Alguns perguntavam: "O que está tentando dizer esse tagarela? " Outros diziam: "Parece que ele está anunciando deuses estrangeiros", pois Paulo estava pregando as boas novas a respeito de Jesus e da ressurreição.

FALTA CRENTES BEREIANOS HOJE
A falta desta prática nos dias de hoje, tem permitido que muitos líderes religiosos difundam suas doutrinas heréticas com toda liberdade, ao ponto de seus seguidores confiarem mais no que diz tais lideres do que na própria Palavra de Deus.

Por isso vemos nos dias de hoje tantos crentes ouvirem e aceitarem pregações e ensinamentos contrários a Palavra de Deus, porque simplesmente não examinam as Escrituras como os bereianos faziam, muitos crentes de hoje obedecem cegamente seus lideres sem pestanejar.

 Muitos pensam assim:

“Esse líder é homem de Deus ungido, então tudo o que ele fala deve ser de Deus”

“Se esse líder estiver errado Ele que vai prestar contas com Deus, não eu, pois estou apenas obedecendo”

“Deus nos céus e meu Pastor na Terra”

Primeiro que, não é porque um homem é ungido de Deus que ele está imune a falhas ou erros de interpretação da bíblia, segundo, se o lider está errado ele vai prestar contas com Deus sim, mas aqueles que o seguem terão o mesmo destino, porque Deus nos deu Sua palavra, por tanto não há desculpas, pois o fato de não examinar as Escrituras já em si um pecado de negligencia.

“Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” Mateus 22.29

A nobreza dos crentes de Beréia vem por duas qualidades que eles tinham, primeiro porque que eles consideravam a palavra de DEUS como algo sério para as suas vidas, e por isto quando tiveram a oportunidade de ouví-la, eles a buscaram com avidez. 

Tres passos temos que ter com relação a Palavra De Deus;
Ler; 
Meditar ( Examinar ); 
Praticar.

Devemos ser como os crentes de Bereia, termos nossa vida fundamentada na palavra, e seremos reconhecidos como nobres pelo Senhor, devemos examinar tudo que é pregado e avaliar se corresponde á verdade. Atos 17:12

Sou à favor que se questione, que se pesquise, que se indague nabíblia, como os bereianos fizeram depois de ouvir a pregação do apostolo. Paulo pregava, e depois, cada um ia conferir nas escrituras, se o que Paulo dizia era verdade ou filosofia humanista.

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” Mateus 24:24



Fonte de pesquisa:  Bíblia King James Atualizada
Site bereianosagrado.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo