A ESPADA DE GOLIAS

POR PASTOR SILAS SEVIDANES
A ESPADA DE GOLIAS

"E disse o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale do carvalho, eis que está aqui envolta num pano detrás do éfode. Se tu a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra há aqui, senão aquela. E disse Davi: Não há outra semelhante; dá-me." 1 Samuel 21:9

Davi caracteriza bem o servo que ama servir ao Senhor. Ele foi provado em todos os setores de sua vida. Sofreu a falta de compreensão de seus irmãos (Eliabe - quando foi levar alimento para eles na guerra, este o acusou de segundas intenções, mas isto não o fez voltar atrás), teve que batalhar contra um gigante, sofreu a perseguição do seu chefe (Saul), viu familiares serem levados cativos quando em Siclague pelos amalequitas, teve filhos que ase rebelaram contra suas decisões, como Absalão e Adonias, lutas no lar, como o desprezo de Mical, sua esposa, cometeu pecados que o deixaram em profunda amargura e arrependimento, foi traído por homens de sua confiança, como Joabe e Aquitófel, foi injustiçado de diversas formas. Mas no fim da sua vida ao entoar um cântico de ação de graças ao Senhor, disse: “O caminho de Deus é perfeito”

Ele entendeu O PROPÓSITO de cada uma das suas provas e batalhas que enfrentou, ao invés de se deter a lamentar a sorte, assim é o servo fiel.

Neste instante em especial estava sendo perseguido por Saul, um dos momentos mais difíceis da sua vida, porque Saul era o rei, a maior autoridade da época, tinha poder para mandar fazer o que quisesse a Davi, era o cabeça do sistema antigo, e apesar de Davi estar sendo injustiçado ele não se rebelou contra Saul, pelo contrário, o disse que o Senhor seria o seu advogado (I Samuel. 24:15) e que este cuidaria da sua causa. Saul não conseguiu o que queria: a morte de Davi.

Nós vivemos problemas por causa deste sistema que aí está, e a que estamos sujeitos. A própria lei muitas vezes nos desfavorece, o sistema político, financeiro, somos injustiçados por pessoas que estão ao nosso redor, a condição financeira que aperta porque somos pessoas honestas, portas que se fecham... E nós não estamos aqui para pregar rebelião contra o sistema ou revolta contra tudo isso, mas assim como Davi, estamos aqui para testemunhar que o Senhor é o nosso advogado, Ele tem cuidado da nossa causa. Davi num determinado salmo disse: “Livrou-me do forte inimigo”. Noutro salmo a palavra diz: “Os rios se levantam ó Deus, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas, mas o Senhor nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar!” Salmos 93.

V.1- “Porque vens só?” Essa é a nossa situação muitas vezes, ninguém pode ajudar, ninguém pode fazer nada! Sentimos o abandono ou mesmo o desprezo. Jesus sentiu isto certa vez, mas disse aos discípulos: “Neste momento todos me abandonaram, mas eu não estou só: o Pai está comigo”. Presença maravilhosa, fiel, infalível. Num salmo em que Davi descreve esse momento que estava vivendo disse: “Olha pra mim, e tem piedade porque estou solitário e aflito” Salmos 25:16, mas ele recorria ao Senhor e podia sentir seu cuidado, seu amor, assim como temos experiências com a companhia do Pai. O Seu amparo nunca falhou!

V.6- Davi estava com fome. É a necessidade que a alma tem. As provas desgastam, nos abatem. Ele pediu pão ao sacerdote, MAS HAVIA UM PROBLEMA: o único pão que tinha ele não podia comer, porque era pão da proposição que ficava no santuário, e dele só o sacerdote podia comer, segundo a lei de Moisés. Davi era indigno daquele pão (“não havia ali outro pão”), porém o sacerdote lhe deu o pão sagrado (não se menciona na bíblia outro caso igual, em que pessoa estranha ao sacerdócio comesse deste pão). Assim é a Graça do nosso Deus: ainda que somos indignos, imerecedores das suas bênçãos, dos seus benefícios, Ele nos tem dado a comer da sua mesa. Se fosse olhar para nosso mérito já tínhamos morrido de fome, por isso Davi disse: “Eu sou pobre e necessitado, mas o Senhor cuida de mim!” Salmos 40:17. Sempre que você chegar à presença do Senhor com um coração aberto, se humilhando Ele vai te alimentar, DAVI CHEGOU PEDINDO PÃO COMUM E SAIU COMENDO PÃO SAGRADO. Nós chegamos à presença de Deus às vezes pedindo uma bênção, e saímos com dez, com vinte bênçãos, porque essa é a justiça do nosso Deus. Você chega pedindo um renovo espiritual e sai cheio do Espírito Santo, com ânimo renovado, com portas abertas, com promessas cumpridas de bênçãos no lar, com a fé restabelecida, com disponibilidade para realizar a obra, com o calor da igreja e o amor dos irmãos... Quem merece isto? Nunca seremos merecedores, mas nunca nos faltará a misericórdia do Senhor, se nessa postura nos apresentarmos.

V.9- “está aqui a espada de Golias”. Ela estava ali como MEMORIAL do santuário. Davi já conhecia essa espada, porque foi com ela que ele cortou a cabeça do gigante. No momento em que a pegou em suas mãos deve ter se lembrado perfeitamente do dia da batalha. Uma espada grande e pesada, pois era de um gigante, e ele pequenino. A espada devia ser desproporcional ao seu tamanho, mas ele ia recordar perfeitamente o milagre daquela batalha. Há momentos de provas em nossas vidas que tudo de que precisamos é lembrar que o que nos sustenta e mantém de pé é a mão poderosa do Senhor. Não se faz necessário outros recursos.

Há uma coisa que não pode faltar no servo: A lembrança dos milagres e das vitórias que o Senhor tem nos concedido. Hoje Ele nos convida a relembrarmos o dia da nossa conversão, do primeiro amor, lembra! Da sua cura, da porta que Ele abriu e foi um milagre, do filho que resgatou do mundo, lembra! Do laço de morte do qual te livrou, do vício que do qual foi liberto, da tristeza da qual te resgatou.

O Senhor se agrada da gratidão e através dela temos recobrado forças para continuarmos a caminhada. Davi entenderia perfeitamente que SE GOLIAS FOI DERROTADO, tudo ele poderia alcançar do Senhor, como disse no Salmo 119:52 “Lembrei-me dos teus juízos antiquíssimos e assim me consolei”, “Fez lembradas as suas maravilhas”.

Davi agora poderia seguir o seu caminho renovado, com a certeza da companhia de Deus, com alimento revelado para a alma, com a lembrança do milagre de Deus em sua vida. “O que buscavas achaste, por isso não adoeces” Isaías 57:10. Você também pode sair pronto pra enfrentar novas batalhas que porventura surgirem, porque maior é o que está conosco! Nesta peleja não tereis que pelejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo