SÍNDROME DE DOEGUE "FOFOCA E MENTIRA"

SÍNDROME DE DOEGUE  "FOFOCA E MENTIRA"
Escrito por Nildo Oliveira
Maceio/AL

"Estava, porém, ali naquele dia um dos criados de Saul, detido perante o Senhor, e era seu nome Doegue, edomeu, o mais poderoso dos pastores de Saul." 1 Samuel 21:7

O texto fala da história de Davi quando este, logo após matar o gigante Golias, se viu numa situação difícil devido à fofocas e boatos inventados, aumentados e dissimulados por um homem essencialmente maligno conhecido como Doegue o edomita.

Já era do conhecimento de todos em Israel, que Saul não iria ficar muito tempo no trono, visto que já tinha sido reprovado por Deus por esta vivendo em desobediência a uma revelação de Deus, e Davi, por sua vez, conquistou a admiração do povo devido à sua coragem e amor por esse povo. Porém seus inimigos não estavam satisfeitos com sua aprovação, e alguns no decorrer de sua trajetória instigaram o povo contra Davi, levando mentiras, comentários e fofocas, na intenção de destruir o servo de Deus.

O mal causado por Doegue, o fofoqueiro não atingiu somente Davi, mas atingiu oitenta sacerdotes, homens inocentes, que foram assassinados por ordem de Saul que temia uma rebelião. Saul buscava os homens que seguiam Davi, e já havia tentado matar Davi em outras ocasiões. Ele com medo de perder o trono, oferece benefícios a quem delatar esses homens e mencionar o esconderijo deles (v. 6-8), temendo uma armadilha. É aqui que entra o fofoqueiro Doegue. Ele diz: “sei onde Davi passou, e quem estava com ele” (v. 9), e aumenta: “Davi pediu Aimeleque,seu companheiro que consultasse os sacerdotes de Nobe e fizesse previsões a esses sacerdotes e todos eles (80 homens) compareceram, e estão aqui, oh Rei.” (v. 11).

Por causa dessa fofoca e desses comentários inflamatórios o rei Saul ordena a execução de 80 sacerdotes do Senhor (v.17-18). E estrago causado pela fofoca de Doegue foi grande. Oitenta homens inocentes morreram por causa disso, juntamente com Aimeleque e sua família. Somente Davi e um dos filhos de Aimeleque chamado Abiatar, que fugiu escaparamm dessa execução.

A obra de Deus sempre sofreu oposição do adversário, Doegue é tipo dessa oposição ha um projeto de Deus, ele quer impedir que o Rei viva, ele quer impedir o reinado de Davi que é tipo do reinado do Senhor Jesus, um reinado profético. 

A Bíblia fala que a nossa palavra deve ser “sim, sim, não, não. Pois o que disso passar vem do Maligno” Mateus 5. 37

“Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.” (João 8.44)


“Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo” (Ef 4.25).

“O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta” (Pv 11.13).

“O mexeriqueiro espalha os segredos, por isso fique longe de quem fala demais” (Pv 20.19).

Doeque é um espírito de fofoca, e a fofoca não traz edificação, e sim é um elemento de divisão que inibe o crescimento da obra de Deus.


Essa história nos ensina algumas lições que precisamos aprender, a nos resguardarmos do Espírito de Doegue, o Fofoqueiro:

1) A FOFOCA É MOTIVADA POR UM SENTIMENTO DE EGOÍSMO E AMBIÇÃO. 
(v. 6 e 7)
Doegue entregou e inventou injúrias para que somente ele recebesse o prêmio prometido por Saul. O fofoqueiro quer tudo para si, todas as atenções, toda a Glória e se utiliza da maledicência para alcançar seus objetivos mesquinhos.

2) A FOFOCA DESTRÓI A CONFIANÇA E A AMIZADE. 
(v. 8, 11, 12, 13-15)
Saul acreditou somente no fofoqueiro, não confiou em Aimeleque, nem tampouco nos próprios sacerdotes do Senhor. A fofoca gera desconfiança no meio do povo de Deus, destruindo a Amizade.

3) A FOFOCA TRAZ DESGRAÇA 
(v. 16-19)
Essa fofoca de Doegue, o edomita, causou a morte de oitenta sacerdotes do Senhor, e também a morte de Aimeleque e sua família, sendo que até as mulheres e crianças de peito morreram a fio de espada. A fofoca traz desgraça no meio do povo de Deus, e pode matar muitas vidas espiritualmente e até mesmo destruir famílias afetando pessoas inocentes.

4) A FOFOCA CAUSA FUGA 
(v. 17-23) 
Davi e o filho de Aimeleque, Abiatar, o único sobrevivente desse massacre fugiram para não serem mortos. A fofoca causa fuga. Há muitas pessoas que fugiram da presença de Deus, e hoje estão escondidas por causa da fofoca.

CONCLUSÃO
Tome cuidado com o que você fala, com o que ouve e com o que comenta. Você pode estar destruindo vidas com suas palavras. A Bíblia nos adverte quanto ao nosso falar, e nos assegura que estamos perdendo o nosso tempo se não cuidamos da nossa língua: 

“Se alguém se considera um religioso e não consegue refrear sua língua, está enganando seu próprio coração e sua religião não tem finalidade alguma” (Tiago 1.26). 

Não seja um caluniador, um fofoqueiro, um destruidor de vidas, mas seja um abençoador, prudente no falar. Repouse sobre sua vida, o Espírito de Deus e não o Espírito de Doegue, o fofoqueiro. Use sua boca para evangelizar vidas, para proclamar a Vinda do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo