POR MACIEL FEITOSA
"...E Esdras o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim..." Neemias 8:1-12
No texto acima no livro de Neemias, podemos alcançar alguns detalhes que chamam a atenção para aquilo que Deus tem feito na Obra do Espírito Santo e o que Ele ainda quer operar dentro do tema “Reconstrução”. É possível achar todo um aparato doutrinário que nos foi dado por revelação para a condução do culto ao SENHOR conforme a palavra.
O texto de Neemias 8:1 ao 12 é possível ver uma analogia com o culto revelado e todo um aparato doutrinário que o SENHOR nos deu na Obra para a instituição do culto.
COMUNHÃO DA IGREJA:
Vs. 1 – “...todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas...” – fala da comunhão da igreja na busca ao Senhor, diante do Espírito Santo, na presença d’Ele, o “culto profético”
CONSULTA AO SENHOR:
Vs. 3 - A consulta a palavra como recurso dado pelo SENHOR quando os servos se ajuntam, em comunhão do Espírito Santo, buscando a revelação para o culto.
ORAÇÃO NA MADRUGADA:
“...leu nela...” (na Lei, na Palavra do Pai),
“...diante da Porta das Águas” (Espírito Santo)
“Desde a alva até ao meio-dia” - recursos como a madrugada e o culto ao meio-dia, que o Senhor nos tem dado como revelação;
“E os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da Lei”. – o povo atento a palavra, ao ensino e à revelação.
DOUTRINA UNIFICADA:
Vs. 5 – “E Esdras abriu o livro perante os olhos de todo o povo” – a doutrina sendo transmitida a todos, sem ocultação, um mesmo ensino a todos.
LOUVOR REVELADO "BÍBLICO":
Vs. 6 – “E Esdras louvou o SENHOR, e todo o povo respondeu: Amém! Amém!” – o louvor na obra é fruto da experiência com a palavra, pois é profético e doutrinário. Embora na ordem do culto o louvor venha antes da palavra, na ordem profética ele é fruto da experiência com a palavra revelada.
PALAVRA REVELADA:
Vs. 8 – “E leram o livro, na Lei de Deus, declarando e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.” – A palavra na revelação, o que nos remete ao que um dia o SENHOR nos deu nessa obra, a Palavra Revelada.
OBEDIÊNCIA AO SENHOR:
Vs. 11 – “Calai-vos” - Diante da reação do povo, que chorava, a expressão vem como um chamado ao homem calar a voz da razão, “O Senhor tem realizado uma grande obra, não há necessidade de voz de homem, de argumento, emoção humana... calai-vos porque este dia é santo”.
EVANGELIZAÇÃO:
Vs. 12 – “todo o povo se foi a comer” (O povo se alimenta da Palavra), “e a enviar porções” (a igreja evangeliza), “e a fazer grandes festas” [vidas são salvas (há festas nos céus por um pecador que se arrepende)]
Nenhum comentário:
Postar um comentário