QUEM TEM NOS DOMINADO?

POR WELLITON DIAS
QUEM TEM NOS DOMINADO?

“Disse-lhes então: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” Lucas 20.25

Umas das questões que dividia o povo, e que era a base de várias revoltas contra Roma, era o pagamento de tributos. Enquanto os Zelotes se revoltam contra o domínio de Roma, havia os sacerdotes e escribas que obedeciam ao domínio romano, que os deixou ficar com seus cargos, com os cultos no templo, desde que fosse conforme tal ordenança civil havia estabelecido.

Há de perceber o desvio do caminho e/ou certas conveniências aconteciam desde os tempos antes de Cristo. Foi assim com Eliasibe que se aparentou com Tobias, e levou seus movéis para dentro do Templo; como Urias que deixou de ouvir a voz do Senhor para ouvir a voz de Acaz e mudar o projeto de Deus.



Nos dias atuais não podemos deixar de ouvir a voz do Senhor e ouvir a voz da própria razão ou consciência. Não se pode servir a Deus e pagar tributo a César ao mesmo tempo. César representa o que está contra o projeto de salvação e que domina o homem, a mente e as ações do homem. O tratamento dado à César no original era  "Kýrios" que significa dono, possuidor, senhor. Não se pode misturar o que é profético com a razão do homem, como tem acontecido no cristianismo dos tempos atuais.


CONCLUSÃO:

O verbo “dar” está no sentido de devolver, ou seja, devolver a César o que é de César. Mas o que é de Deus? A moeda continha a imagem de César e precisava ser devolvida a ele, nós somos a imagem e semelhança do Deus todo poderoso, carregamos o fôlego de vida que ele nos concedeu, e voltaremos à Ele, para louvá-lo e adorá-lo eternamente. Nossa vida pertence ao Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo