POR RENAN MENDES
"E era a cidade larga de espaço, e grande, porém pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas". Neemias 7:4
Jerusalém estava sendo preparada para receber aqueles que seriam seus cidadãos. Aquele povo reconstruiu os muros, levantou as portas, restabeleceu o templo. No contexto coletivo estava tudo pronto.
“E era a cidade larga de espaço e grande, porém pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas”.
A cidade era espaçosa, mas poucas pessoas habitavam a cidade. Ou seja, havia espaço para mais vidas ali. Há uma nova Jerusalém que nos espera. Ela já está estabelecida.
Agora é o momento de nós garantirmos a nossa morada nela. Ainda há lugar para novas vidas serem agregadas. Aquele que está de fora não precisa ficar.
As famílias foram chegando à cidade. Cada qual foi tomando posse no seu serviço. Tudo pronto para Deus agir com poder e o culto ser restabelecido.
As pessoas foram se apresentando. Mas chegou uma família, os filhos de Barzilai, e buscaram o registro deles, para que sua geração fosse contada. Porém, foi visto que eles não estavam registrados no livro. A palavra que eles receberam é que eles não tinham direito àquela bênção.
Quem era Barzilai? Era amigo do rei Davi, andou com ele, começou muito bem, mas no fim de sua vida ele recusou o convite do rei para morar com ele em Jerusalém e transferiu aquela bênção para outro.
“Estes buscaram o seu registro, querendo contar a sua geração, porém não se achou; pelo que, como imundos, foram excluídos do sacerdócio”.
O genro dele, apesar de ser sacerdote, mudou seu nome, preferindo ser chamado pelo nome do sogro para ter maior honra, pois Barzilai era um homem rico e respeitado. O texto diz “os filhos de Barzilai” porque era costume da época considerar como filho aquele que casasse com sua filha.
Ao trocar seu nome ele perde a pureza de sua linhagem sacerdotal. Deus não aceitou isso. Por isso o nome dele não estava no livro. Quem honra pode ser maior do que pertencer à família de Deus?
As escolhas que fazemos tem reflexos graves na vida. Não podemos começar bem e terminar mal. Não podemos batalhar pela salvação e, na últma hora, desistir ou trocar a bênção por algo terreno.
Os filhos de Barzilai poderiam até dizer: “mas nós estamos dentro de Jerusalém, nós até ajudamos nesta obra”. Mas os nomes não estavam inscritos, por isso como imundos foram excluídos. “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
CONCLUSÃO
O dia do Senhor será assim. A bíblia diz que os que ficarem irão gritar: “Senhor, mas eu profetizei em teu nome, eu preguei a tua palavra, eu frequentava a igreja Maranata”. Mas se não tiver o nome no livro da vida não há solução. O seu nome está no livro da vida? Hoje é dia de concerto.
Muitas vezes somos tentados a abandonar este projeto. Muitas vezes os cuidados dessa vida sufocam a fé. Mas não podemos começar bem e terminar mal, pois a bíblia diz que “o que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário