BÍBLIA - A PALAVRA DE DEUS

BÍBLIA - A PALAVRA DE DEUS

"E estava vestido de veste tingida em sangue; e o nome pelo qual se chama é A Palavra de Deus". Apocalipse 19:13

A Bíblia é um livro diferente de todos que existem. Quando nós olhamos para a Bíblia podemos perceber que ela é um livro misterioso, mas não místico, porque o seu conteúdo é profético. A Bíblia é um livro milenar, começou a ser escrita por volta do ano 1.500 a.C. e foi concluída no ano 100 d.C. Apesar de ser um livro milenar, a Bíblia se distingue dos demais porque o seu autor está vivo.

Todo livro contém detalhes que só o seu autor conhece, e um fato que percebemos em relação à Bíblia, é que nós podemos ter o seu Autor ao nosso lado a qualquer momento.

Neste estudo vamos analisar três pontos relacionados com a Bíblia:

1- A PALAVRA VEIO DE DEUS

Nós podemos provar que a Palavra veio de Deus até mesmo pela ciência. Até mesmo as pessoas que não têm muito conhecimento, sabem que isto é verdade.

Se nós pegarmos uma ciência como a arqueologia, nós vamos descobrir que a Bíblia veio de Deus, através de suas descobertas: as cidades bíblicas antigas, como Sodoma e Gomorra, os objetos encontrados, os vestígios dos povos da antiguidade e que são mencionados na Palavra, etc. Alguns arqueólogos realizaram um projeto para provar que nada na Bíblia era verdade, e no final do seu trabalho eles descobriram o contrário e escreveram o livro “E a Bíblia tinha razão”, muito conhecido até hoje.

A Bíblia fala da redondeza da terra (Isa 40:22), quando muitos na idade média foram sentenciados por afirmar isso. Ela fala da invenção do carro (Naum 2:4). Até menciona a energia nuclear nas palavras do apóstolo Pedro, um simples pescador (II Pe 3:10).

A própria história universal também confirma a origem Divina da Palavra, pois ela descreve com detalhes o surgimento dos impérios que se levantaram ao longo dos séculos.

Mas nós não aceitamos que a Bíblia veio de Deus por causa destas coisas, e sim pela fé, pois o Espírito Santo tem aberto os nossos olhos para isso.

2 - O OBJETIVO DA PALAVRA É A SALVAÇÃO DO HOMEM

Quando a Bíblia fala de salvação no Velho Testamento, ela usa a palavra “Yeshua”. Esta palavra significa “salvação” em hebraico, e é a mesma palavra usada para escrever o nome de JESUS. Isto quer dizer que o ponto principal da Palavra é o Senhor Jesus, pois ele é a nossa Salvação. Por isso nós vemos o Senhor Jesus em toda a Palavra, desde Gênesis até Apocalipse.

Nós vemos o Senhor lá em Gênesis no sacrifício de Abel (Gên 4:4). Quando Abraão diz a Isaque: “ Deus proverá um cordeiro para si, meu filho” (Gên 22:8). Vemos Jesus na Páscoa, quando o Senhor ordenou que se passasse do sangue do cordeiro nas portas (Êx 12:7), nos Salmos , em Cantares, nos livros dos profetas, e em toda a Palavra.

Para que nós vejamos o Senhor Jesus em toda a Palavra, ela precisa ser Revelada para nós e isso somente através do Espirito Santo.

3 - O ESPIRITO SANTO REVELA MISTÉRIOS DA PALAVRA 

Para enxergar o Senhor em toda a Palavra e alcançarmos salvação, a Palavra precisa ser revelada. Isto significa que para termos a vida eterna nós precisamos alcançar a revelação da Palavra. 

O eunuco que descia de Jerusalém estava confuso, sem entender a palavra. Filipe lhe mostrou a Palavra Revelada (At 8:35).

OS TRÊS CEGOS

Para um melhor entendimento, observemos os três casos de cura de cegos operadas por Jesus, e que estão narradas nos Evangelhos:

1° CEGO

O primeiro cego foi Bartimeu, que estava assentado fora da porta de Jericó, e ao lado do caminho mendigando. Ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. Jesus perguntou o que ele queria, e ao ouvir que queria ver, disse-lhe: Vê. E ele viu e passou a seguir a Jesus pelo caminho.

2° CEGO

O segundo cego foi o de Betsaida. Jesus o tomou e saiu da aldeia, cuspiu nos seus olhos, impôs as mãos e perguntou se via alguma coisa. Ele respondeu que via os homens como árvores que andavam. O Senhor tornou a impor-lhe as mãos e ele respondeu que via tudo distintamente bem e ao longe. Jesus então o recomendou que não voltasse mais à aldeia e o despediu.

3° CEGO

O terceiro cego foi o de nascença, que estava mendigando em Jerusalém. Jesus cuspiu no chão, fez lodo com o barro, passou nos olhos do cego e mandou que fosse se lavar no tanque de Siloé. O cego foi lavar-se e voltou vendo perfeitamente.

Algumas perguntas sobre estas curas: Por que Jesus não curou os três cegos da mesma maneira?  Será que o Senhor queria ensinar alguma coisa agindo de formas diferentes?  O que Ele queria ensinar?

Se nós não soubermos as respostas, é porque a Palavra não está revelada para nós, ou seja, cada história Deus queria mostrar um método de Salvar.

OS DOIS FUNDAMENTOS

Em Mateus 7:24-27 fala dos dois fundamentos, Neste texto Jesus afirma que todo aquele que ouve as suas Palavras e as cumpre, é semelhante ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a Rocha. Quando nós estamos ouvindo a voz de Jesus, isto quer dizer que estamos ouvido a sua revelação, já que Ele fala por revelações. Se o Senhor fala e eu obedeço, minha vida está sendo edificada sobre a Rocha, sobre a revelação. Deus fala e eu obedeço. Ele continua falando e eu obedecendo. Mas se Ele fala e eu não obedeço, Ele vai parar de falar comigo, pois de que adianta Ele falar comigo, se eu não obedeço? Neste caso a minha casa (vida) está sendo edificada sobre areia.

Aquele que ouve as Palavras do Senhor Jesus e não as obedece, é semelhante ao homem insensato que edifica a sua casa sobre a areia.

A Rocha é um bloco compacto e único, enquanto a areia é fragmento de rocha. Se a Rocha é Jesus, e Jesus é a Palavra, então o fragmento representa porções da Palavra que são tomados como fundamento. Muitos estão tomando fragmentos como base da sua vida e criando religiões para si. Alguns exemplos de fragmento: As testemunhas de Jeová, os Sabatistas, os que só pregam curas, etc.

Nós só percebemos a diferença entre as casas (já que por fora elas parecem ser iguais), quando vem sobre elas a Chuva, o Vento e as Enxurradas.

AS CHUVAS

As chuvas são as coisas que vêm do mundo (resultado da evaporação do mar). Crentes pulando carnaval para evangelizar os foliões. Bailes dançantes nas igrejas para entrosar os casais. Reveillon do “povo santo”, ocorrido no Recife. Escola dominical na praia, para atender aos jovens que não vão à igreja, como aconteceu no Rio de Janeiro. 

OS VENTOS 

Os ventos são as doutrinas estranhas à Palavra que sopram em várias direções. São os modismos do mundo.

AS ENXURRADAS

As enxurradas são as coisas ocultas, que vêm por baixo para derrubar a casa. 

Quem está firmado na rocha não se abala com estas coisas, mas quem está na areia sofre as consequências.

A CONFISSÃO DE PEDRO

Mateus 16:13-19 (A confissão de Pedro) - Jesus pergunta qual o pensamento das pessoas sobre Ele. Uns pensavam que Ele era João Batista, outros pensavam que Ele era Elias, e outro Jeremias ou um dos profetas. As religiões hoje em dia não falam mal de Jesus, até falam muito bem dele, pregam, louvam, etc. Mas só que a sua opinião sobre Jesus é baseada nesta vida, um Jesus terreno.

Então Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”.

Pedro expressou aquilo que o Espírito Santo lhe revelou, por isso Jesus disse: ”Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus”. E assim que nós precisamos conhecer a Jesus, como Ungido do Pai, e vivo eternamente. A resposta de Pedro sobre Jesus apontava para a eternidade.

Sem o Espirito Santo para revelar Jesus nada tem valor, nada tem vida eterna, porque quando Jesus se revela a vida brota e os milagres acontecem.

ESCLARECIMENTO SOBRE O FUNDAMENTO DA IGREJA

Mateus 16:18,19 (Petros e Petra)
O texto bíblico nos mostra no original, o significado exato daquilo que Jesus quiz dizer quando proferiu estas palavras para Pedro. Ele não disse que Pedro seria o fundamento da igreja, mas um simples componente dela (Petros= pequena pedra).

O fundamento seria aquela afirmação de Pedro de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus vivo. Firmada nesta revelação a igreja seria edificada (Petra=Rocha).

A igreja sem revelação, não entende nada e é capaz de tirar conclusões, as mais absurdas. Jesus falou em seguida que daria as chaves do reino dos céus a Pedro. Daí a ae igreja Romana começou a afirmar que Pedro é o “Porteiro do céu”, e que só entra no céu quem ele quiser. Raciocinando assim alguém pode pensar que não precisa de Jesus para entrar no céu, basta falar com Pedro, ser amigo dele, no mês de junho soltar uns foguetões pra ele, e está tudo resolvido. 

As chaves que Jesus deu a Pedro, foram as mensagens reveladas das escrituras que foram entregues no dia de Pentecostes, onde 3 mil almas se converteram e tiveram as portas do céu abertas para elas; na porta Formosa após a cura do paralítico, onde mais cinco mil creram e entraram no reino dos céus, e depois na casa de Cornélio e em tantos outros onde o Senhor mandou Pedro usar as chaves. Nos dias atuais o Senhor também nos tem dado essas chaves, pois a porta dos céus tem sido abertas para muitos. Essas chaves esta na Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo