ABEL, O PRIMEIRO HERÓI DA FÉ

ABEL, O PRIMEIRO HERÓI DA FÉ

“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.” Hb 11:4

O primeiro herói da fé que vamos conhecer é Abel. Ele era filho de Adão e Eva e tinha um irmão chamado Caim. Abel era pastor de ovelhas e Caim era lavrador da terra, agricultor.(Gn 4:2)

Certo dia, cada um deles trouxe uma oferta ao Senhor. Caim trouxe frutos da terra que ele havia plantado e colhido. Abel trouxe uma oferta dos primogênitos (primeiro nascido no seu rebanho) de suas ovelhas, das melhores que ele tinha. Aparentemente as duas ofertas eram boas. Mas, Deus agradou da oferta de Abel e rejeitou a de Caim. 

No momento em que Abel resolveu trazer uma oferta a Deus, ele se lembrou do ensino dado por Deus a seus pais. Quando Adão e Eva pecaram, Deus os cobriu com pele de animal (Gn 3:21). Um animal foi morto, e o sangue foi derramado, para cobrir o pecado de Adão e Eva. Ele sabia que o pecado fazia a separação entre Deus e o homem, mas o sangue do cordeiro era o que o aproximava de Deus. (Jo 1:36) Deus se agradou da oferta de Abel, pois ela apontava para algo que aconteceria muitos anos depois: o Cordeiro de Deus seria morto para livrar o homem do pecado. Jesus é o Cordeiro de Deus! 

"Abel viveu muitos e muitos anos antes de Jesus nascer, mas pela fé, já anunciava que Jesus derramaria Seu sangue para nos livrar do pecado e nos salvar da morte eterna".

Caim por sua vez, ofertou os frutos da terra, que representam o homem que quer se aproximar de Deus sem valorizar o sacrifício de Jesus. É o homem que acha que será salvo porque faz boas obras, porque vai à igreja uma vez por semana para cumprir uma tradição, um costume, mas ainda não teve transformação de vida, não teve o novo nascimento. Por isso, Deus não atentou para a oferta de Caim. E, porque Deus não atentou para a oferta de Caim, ele ficou com raiva. Mas Deus não quer ver ninguém desta maneira. Deus deu a oportunidade a Caim para que ele trouxesse uma oferta como a de Abel, mas ele preferiu não fazer, desobedecendo a Deus. 

Abel e Caim receberam de seus pais o mesmo ensino de como agradar a Deus, de como servi-lo e ser aceito por Ele. Mas Caim não se atentou para aquilo que aprendeu. E hoje também, muitos recebem o ensino da palavra de Deus, mas não valorizam e não praticam o que aprenderam. 

Ex: Aprende sobre santificação (separação do pecado), mas continua fazendo o que não agrada a Deus. 

Muitos são como Caim, não valorizam o sangue de Jesus. Não reconhecem que a vitória está no Cordeiro. Nunca podemos esquecer esse ensino. Ainda que outras pessoas não valorizem o sangue de Jesus, o sacrifício de Jesus, nós vamos ser como Abel. Ele entendeu que somente por meio do sangue de Jesus temos perdão dos pecados, salvação, proteção e livramento.

Por meio do sangue de Jesus somos aceitos por Deus. (I Jo 1:7)

CONCLUSÃO
A verdadeira adoração é reconhecer que Jesus derramou o Seu sangue para nos salvar. Pela fé, Abel agradou a Deus. Ele creu no ensino precioso que lhe foi transmitido e assim , foi vitorioso. Hoje o Senhor tem nos ensinado que, pela fé no poder do sangue de Jesus, alcançamos salvação e livramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? IMPRIMA OU BAIXE A MENSAGEM EM PDF

Print Friendly Version of this page Get a PDF version of this webpage
Topo