POR RENAN MENDES
"E disse-lhes: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça, e enquanto os que assisti-rem ali permanecerem, fechem as portas, e vós trancai-as; e ponham–se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um diante da sua casa". Neemias 7:3
Os muros de Jerusalém já estavam estabelecidos. As 12 portas foram colocadas em seus lugares. Já não havia mais brechas. O nível de segurança era maior. Apesar disso as oposições e ameaças dos inimigos não cessaram. Neemias sabia disso.
Como tipo do Senhor Jesus, Neemias deu uma orientação ao povo: “Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça”. Era o costume daquela época abrir-se os portões da cidade no nascer do sol e fechá-lo no pôr do sol. Para Neemias era o momento das portas se abrirem somente quando a claridade do dia estivesse plena e todos tivessem acordados.
A cidade precisava de suprimentos e se relacionar comercialmente com o mundo externo. As portas abertas na plenitude da luz aponta para a necessidade que temos de nos relacionar aqui neste mundo. Precisamos dos suprimentos, mas as portas da nossa vida só se abrem mediante a revelação do Senhor.
DESENVOLVIMENTO:
Jerusalém era a cidade santa do Senhor. Era como a menina dos olhos do Senhor. Jerusalém é um tipo do projeto de vida que Deus tem para o homem.
Nós já herdamos uma obra estabelecida. No dia que entendemos nosso chamado Deus já tinha projeto de vida seguro para nós. Agora o que ele quer de nós é que fechemos as portas da nossa vida para o mundo e suas influências.
Quantos tem se esquecido disso? Quantos tem aberto as portas da sua vida para toda contaminação deste mundo. Alguns até dentro das igrejas, mas com as portas escancaradas para o mal. São os doentes, os fracos e os que dormem.
Depois da reconstrução dos muros e das portas não havia mais motivos para o inimigo entrar e destruir a cidade como ele fizera no passado. Uma porta aberta inadivertidamente era o grande perigo.
Se o Senhor te tirou do mundo e restaurou a sua vida você só cai no mundo de novo se você deixar alguma porta aberta. *Quais as brechas do homem nesta última hora?*
CONCLUSÃO:
“Ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um diante da sua casa”. A salvação é individual. Por isso, a bíblia diz “examine-se o homem a si mesmo...”.
Naqueles dias era um grupo seleto que morava em Jerusalém. Como a cidade estava sendo reconstruída ainda não era totalmente povoada. Para muitos era mais vantajoso viver fora da cidade. Mas do lado de fora estavam desprotegidos. Quantas famílias estavam vulneráveis do lado de fora?
O objetivo de Neemias era repovoar a cidade. A beleza daquele projeto iria atrais muitos pra dentro da cidade. A beleza da igreja, a sua pureza, a sua santidade, o que Deus tem feito em nosso meio vai atrair muitos para se integrados a este corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário